1. São Justino, Mártir. Um dos padres da Igreja, grande apologista, explanador da Eucaristia e do Batismo. Sofreu o martírio sob Marco Aurélio, no ano 165.
2. Santos Marcelino, Presbítero, e Pedro, exorcista. Mártires sob Diocleciano, em 304.
3. Domingo da Santíssima Trindade.
4. São Quirino, Bispo e Mártir na atual Hungria, em 308.
5. São Bonifácio, Bispo de Magúncia e Mártir, + 754. Nascido na Inglaterra (chamava-se Winifrith), o Papa São Gregório Magno o enviou ao território que hoje corresponde à Alemanha, onde foi denodado apóstolo. Evangelizou especialmente a Turíngia, a Frisônia e o Hesse. Sofreu o martírio aos 73 anos.
6. São Norberto, Bispo de Magdeburgo e fundador dos Premonstratenses (da abadia de Premontré, França), 1080-1134.
7. São Sabiniano, Monge, Mártir em Córdoba, Espanha, séc. IX.
Beata Marie Therèse de Soubiran la Loubière, 1834-1889. Fundadora da “Sociedade de Maria Auxiliadora”. Expulsa da própria congregação, morreu nas Irmãs da Caridade, em Paris. Sua memória só foi reivindicada por uma nova superiora, um ano após a sua morte.
8. São Medardo, Bispo de Noyon e Tournai, 475-560.
9. Santo Efrém, o Sírio, + 373. Eremita em Edessa, deixou maravilhosos hinos musicados e homilias.
10. Corpus Christi. Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, verdadeiramente presente na Eucaristia. Festa nascida na Bélgica, no século XIII, estendia pelo Papa Urbano IV a toda a Igreja em 1264, quando ocorreu o célebre milagre eucarístico de Bolsena. São Tomás escreveu para ela a incomparável seqüência Lauda Sion, um dos ápices do gregoriano.
11. São Barnabé. Embora discípulo dos primeiros seguidores de Jesus, São Lucas o chama de verdadeiro apóstolo. Teve o nome mudado de José para Barnabé, que significa “filho da consolação”.
12. Santo Onófrio, séc. IV. Eremita na Capadócia.
13. Santo Antônio de Pádua. Nascido em Lisboa, faleceu em Pádua, em 1231. Pouco depois de ter sido ordenado sacerdote nos cônegos regulares de Santo Agostinho conheceu a ordem franciscana, na qual ingressou. Dedicou-se ao ensino da teologia aos seus irmãos de hábito e à pregação. Foi declarado Doutor da Igreja.
14. Santo Eliseu, Profeta do Antigo Testamento.
15. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 16 de junho de 1675, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, mostrando seu Coração rodea-do de chamas de amor, coroado de espinhos e com uma ferida aberta da qual brotava sangue. Do interior dele saía uma cruz. Santa Margarida ouviu Jesus dizer: “Eis aqui o Coração que tanto amou os homens e, em troca, da maior parte deles não recebe senão ingratidão, irreverência e desprezo…”
16. Solenidade do Coração Imaculado de Maria.
17. 11º Domingo do Tempo Comum.
18. Santa Marina, Virgem e Mártir na Pisídia (atual Turquia), + 305.
19. São Romualdo, Abade, + 1027. Levou vida eremítica e fundou vários mosteiros. Combateu os maus costumes na vida monástica.
20. Beata Margarida Ebner, Virgem, + 1371. Religiosa do mosteiro dominicano de Medingen (Baviera), deixou obras escritas sobre suas experiências místicas.
21. São Luís Gonzaga, religioso, 1568-1591. Nascido dos marqueses de Castiglione, abandonou o mundo para ingressar na Companhia de Jesus. Morreu ainda muito jovem, em virtude de moléstia contraída ao cuidar dos doentes nos hospitais. Considerado um modelo de pureza para a juventude de todos os tempos.
22. São Paulino de Nola. Nasceu em Bordeaux, na Gália, em 355. Entrou na vida monástica, foi ordenado sacerdote em Barcelona e dirigiu-se à Itália, onde o elegeram para Bispo de Nola, na Campania. Morreu em 431.
23. São Lanfranco, Bispo de Pavia, + 1194.
24. Solenidade da natividade de São João Batista.
25. São Guilherme de Vercelli, Abade e Fundador, + 1142.
26. São Josemaria Escrivá de Balaguer, Presbítero e Fundador, 1902-1975. Nascido em Barbastro (Aragão), fundou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz (Opus Dei), hoje Prelatura Pessoal difundida em muitos países.
27. São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja, 370-444.
28. Santo Irineu, Bispo e Mártir, 130-200. Nascido em Esmirna, foi discípulo de São Policarpo, Bispo dessa cidade, o qual por sua vez tinha sido discípulo de São João Evangelista. Tornou-se Bispo de Lyon e combateu o gnosticismo.
29. Santos Pedro e Paulo, Apóstolos. O Primeiro Papa e o Apóstolo dos Gentios, colunas da Igreja de Roma. (Ver artigo na página 24.)
30. Protomártires Romanos. Foram vítimas da primeira perseguição contra a Igreja, ordenada pelo imperador Nero, após o incêndio de Roma, em 64.