1. Santa Teresa do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja, 1873-1897. Entrou aos 15 anos no mosteiro das carmelitas de Lisieux, na França, onde morreu aos 24 anos. Foi a “doutora do conhecimento do amor de Deus”, abrindo a nova estrada da “pequena via” para a santificação das almas. Pio XI a nomeou co-padroeira das Missões, junto com São Francisco Xavier.
2. Memória dos Santos Anjos Custódios (Anjos da Guarda). Protetores celestes, enviados por Deus para nos guardar e favorecer. A partir do pontificado de Paulo V (1608) tornou-se festa da Igreja universal. Ver artigo na página 24.
3. São Cipriano, Bispo de Toulon, e discípulo de São Cesário de Arles, + 516.
Bem-aventurados André Soveral e outros 29 Mártires de Uruaçu e Cunhaú (Rio Grande do Norte, Brasil), + 1645.
4. São Francisco de Assis, Fundador, 1181-1226. No presente ano comemora-se o 8º centenário da conversão de São Francisco, motivo pelo qual o Papa se dirigirá ao santuário de Assis, na Úmbria, de onde o Poverello irradiou o brilho de suas virtudes e a expansão de sua ordem para todo o mundo.
5. São Joviano e companheiros, Mártires de Tréveris (Alemanha), em 304, sob Diocleciano.
6. São Bruno de Colônia, Sacerdote e Fundador dos Cartuxos, 1035-1101. Nascido em Colônia, Alemanha, morreu na Calábria (Itália), num mosteiro de sua ordem.
Bem-Aventurado Bartolomeu Longo, 1841-1926. Advogado, fundou o santuário mariano de Nossa Senhora do Rosário em Pompéia, perto de Nápoles.
7. 27º Domingo do Tempo Comum.
Nossa Senhora do Rosário. Festa instituída em ação de graças pela vitória da armada cristã em Lepanto. Exalta a prática mariana por excelência — o Rosário — , que tem sua origem em São Domingos de Gusmão, e enriquecida pelo Papa João Paulo II com os Mistérios Luminosos da vida de Jesus.
8. São Hugo, Religioso, + 1230 em Gênova. Prior da Ordem de São João de Jerusalém (chamada Ordem de Malta).
9. Santo Abraão, Patriarca do Antigo Testamento.
Bem-aventurados Mártires de Turón, (Espanha). Santo Inocêncio da Imaculada, (Manuel) Canora Arnau, sacerdote passionista e oito companheiros dos Irmãos das Escolas Cristãs (de La Salle). Fuzilados por ódio à Fé, em 1934, naquela cidade asturiana.
11. São Bruno, 925-965. Irmão do Imperador Otão I, foi arqui-chanceler do Reino. O martiriológio romano lembrava que, ao se tornar Bispo de Colônia, “com o episcopado assumiu também o poder temporal. Exerceu o primeiro com a solicitude do pastor, e o segundo, com a magnanimidade do príncipe”.
Bem-Aventurado João XXIII, Papa, 1881-1963.
12. Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Nossa Senhora do Pilar (Saragoça, Espanha).
Os Mártires da perseguição dos vândalos. 4966 mártires e confessores da fé — bispos, sacerdotes, diáconos da Igreja e uma grande massa de fiéis — confinados por ordem do rei ariano Hunerico, torturados e martirizados. Entre eles, os Bispos Cipriano e Félix, séc. V.
13. São Teófilo, Bispo de Antioquia, + 186. Sexto sucessor de São Pedro nesta diocese. Em suas pregações e escritos combateu o herege Marcion.
14. 28º Domingo do Tempo Comum.
São Calisto I, Papa e Mártir, + 222 ou 223, em Roma. Sendo diácono, cuidou das catacumbas na Via Ápia, as quais levam hoje seu nome. Foi enterrado no local onde hoje se encontra a Igreja Santa Maria in Trastevere.
15. Santa Teresa de Jesus, Carmelita, Fundadora e Doutora da Igreja, 1515-1582.
16. Santa Margarida Maria Alacoque, Religiosa, 1647-1690. Recebeu, em Paray-le-Monial, as revelações do Sagrado Coração de Jesus.
17. Santo Inácio de Antioquia. Bispo desta cidade, Padre apostólico, discípulo do Apóstolo São João, mártir em Roma, sob o imperador Trajano, por volta do ano 107.
18. São Lucas, Evangelista, séc. I.
19. São Paulo da Cruz, 1694-1775. Sacerdote e fundador dos Clérigos Regulares da Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (Passionistas).
20. São Cornélio, Centurião, séc. I. Foi batizado por São Pedro (At. 10, 1).
21. 29º Domingo do Tempo Comum.
São Viator, + 481. Leitor, discípulo e ministro do Bispo São Justo, em Lyon, na França.
22. Santas Nunilone e Alodia, Virgens e Mártires, em Huesca, Espanha. Nascidas de pai pagão, mas instruídas pela mãe na doutrina cristã, havendo recusado abandonar a fé em Cristo, após uma longa detenção, foram decapitadas por ordem do rei Abd Ar-Rahman II.
23. São João de Capistrano, Sacerdote da Ordem dos Mínimos. Empenhou-se no revigoramento da fé e dos costumes católicos em quase toda a Europa, percorrendo-a e afervorando-a com suas exortações e preces. Defendeu com denodo a liberdade dos cristãos. Morreu próximo a Ujlak, junto ao Rio Danúbio, na Hungria.
24. Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Fundador da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (claretianos). Nasceu em Sallent, Catalunha, em 1807. Foi confessor da rainha Isabel II da Espanha. Morreu exilado na França, em 1870.
25. Santos Crispim e Crispiniano, Mártires. Romanos de nascença, morreram em 287, em Soissons, na França.
26. Santo Amando, Bispo de Estrasburgo, França, séc. IV. Provavelmente o primeiro Bispo desta cidade francesa.
27. Santo Evaristo, Papa e Mártir, + 117. Quarto sucessor de São Pedro, nascido na Grécia de pais judeus, e morto sob o Imperador Trajano.
28. 30º Domingo do Tempo Comum.
Santos Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos. O primeiro, chamado o Cananeu ou o Zelota. O segundo, chamado Tadeu, ou “filho de Tiago”, deixou-nos uma Epístola. Morreram mártires em Babilônia (atual Iraque), e estão sepultados na Basílica de São Pedro.
29. São Zenóbio, Sacerdote e Mártir, + 304. Natural de Sidônia (Fenícia, atual Líbano), foi martirizado durante a perseguição de Diocleciano, em Antioquia.
30. São Marciano, Bispo de Siracusa, na Sicília, séc. II.
31. Santo Afonso Rodríguez, 1532-1617. Irmão leigo jesuíta. Ao ficar viúvo, entrou na Companhia de Jesus, realizando com santidade sua tarefa de porteiro do Colégio desta ordem em Palma de Maiorca (Espanha). Místico insigne, deixou escritas suas Memórias.