Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Julho

1. São João Nepomuceno Chrzan, sacerdote na arquidiocese de Gniezno, Polônia. Martirizado por ódio à fé, no campo de concentração nazista de Dachau, em 1º de julho de 1942.

2. São Swithun de Winchester, + 862. Bispo dessa cidade inglesa.

3. São Tomé, Apóstolo. Ao tocar na ferida do lado de Jesus, exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!”. Evangelizou a Índia e ali foi martirizado. No século VI foram encontrados cristãos naquele país, descendentes daqueles primeiros evangelizados pelo Apóstolo.

4. Santa Isabel de Portugal, Rainha, + 1271.

5. Santo Asteio, Bispo de Durazzo (Itália), + 100. Sofreu tremendo martírio sob Trajano.

6. Santa Maria Goretti, virgem e mártir. Assídua na oração, foi morta aos 12 anos ao defender sua pureza, em 1902, em Nettuno, perto de Roma. Pio XII a canonizou no Ano Santo de 1950.

7. Santo Odão, Bispo de Urgell, na Catalunha, sécs. XI-XII.

8. Santo Adriano III, Papa entre 884 e 885. Morreu em viagem à Alemanha, e foi sepultado no mosteiro de Nonantola, perto de Modena.

9. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, + 1942. Nascida no Trentino, veio para o Brasil com 10 anos, tornando-se mais tarde Fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Imaculada Conceição, dedicada ao cuidado dos emigrados, doentes e pobres. À sua morte, em São Paulo, a congregação já tinha 45 casas em cinco Estados brasileiros.

10. Santos Antônio Nguyen Hûu (Nam) Quynh e Pedro Nguyen Khac Tu, + 1840. Por professarem a fé cristã foram martirizados, no atual Vietnam, no tempo do imperador Minh Mang.

11. São Bento de Núrsia, Padroeiro da Europa, séc. VI.

12. São João Jones, + 1598. Estudou para sacerdote na França, onde entrou para a ordem franciscana. Tinha se exilado devido à perseguição religiosa na sua Inglaterra natal. Voltou ao solo inglês para excercer seu sacerdócio na clandestinidade. Preso, sofreu horríveis torturas antes de receber a palma do martírio em Saint Thomas Waterings.

13. São Turiano (Turiavo), abade do mosteiro de Dol, na Bretanha, e Bispo, sécs. VII-VIII.

14. São Camilo de Lellis, + 1614. Capuchinho italiano, fundou uma congregação para cuidar dos enfermos: os Clérigos Ministros dos Enfermos. Hoje, os padres camilianos exercem intensa atividade nos cinco continentes.

15. São Boaventura, Bispo, Cardeal e Doutor da Igreja, + 1274. Conhecido como Doutor Seráfico.

15. Santo Ansuero de Ratzeburg. Abade e mártir na Alsácia alemã, foi lapidado por pregar a Fé cristã.

16. Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. O Profeta Elias (séc. IX a.C), no cume do Monte Carmelo, teve a visão de uma pequena nuvem, prenúncio da caudalosa chuva que cairia sobre Israel, após três anos de pavorosa seca. Muitos e abalizados intérpretes vêem naquela nuvem uma prefigura de Maria Santíssima no Antigo Testamento. Um grupo de monges se reuniu no Monte Carmelo, constituindo os primórdios da ordem carmelita. Em 16 de julho de 1251, São Simão Stock, Geral da Ordem, teve uma visão da Virgem com o Menino nos braços, rodeada de anjos. Ela lhe confiou o santo escapulário, com estas palavras: “Recebe, caríssimo filho, este escapulário, como signo de estreita aliança comigo, como distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

17. São Leão Magno, Papa de 847 a 855.

18. São Bruno de Segni, Bispo, + 1126. Foi cônego da catedral de Siena. Refutou energicamente o herege Berengário, na presença do Papa São Gregório VII. O próprio Sumo Pontífice, encantado com a firmeza com a qual São Bruno defendeu a Fé, o ordenou e o fez Bispo de Segni.

19. São João Plessington. Sacerdote e mártir na perseguição da Inglaterra sob Carlos II, em 1679.

20. Santa Ethelwitha, Rainha. Consorte do Rei inglês Alfredo “o Grande”. Após a morte do marido, fundou um mosteiro feminino em Winchester, onde morreu em 901.

21. Santo Arbogasto, + 660. Bispo de Estrasburgo.

22. São Felipe Evans e São João Lloyd, sacerdotes jesuítas e mártires, em Cardiff, no País de Gales, sob a perseguição religiosa em1679.

23. São João Cassiano, sacerdote e monge, + 435. Escreveu as “Instituições Cenobíticas” e as “Conferências dos Padres” para a formação da vida monástica. Originário da atual Romênia, morreu em Marselha (França).

24. Santa Sigolena, séc. VII. Fundadora e primeira abadessa do Mosteiro de Troclar, na região de Albi (França).

25. São Tiago o Maior, Apóstolo. Nascido na Betsaida, filho de Zebedeu e Maria Salomé, era irmão do Apóstolo João. Seus restos são venerados, desde tempos imemoriais, em Compostela, na Espanha.

26. Sant’Ana, Mãe da Santíssima Virgem.

27. São Pantaleão, médico e mártir, originário da Nicomédia (atual Turquia). Martirizado em 305.

28. São Tiago Hilário (Manuel) Barbal Cosàn. Mártir da perseguição religiosa na Espanha, em Tarragona, em 1937. Conduzido a um cemitério onde seria fuzilado, rezava serenamente sob a mira do pelotão. Sobreviveu a duas descargas de disparos, o que causou espanto e a fuga dos milicianos que nele atiraram. Diante disso, o chefe do pelotão o matou com um tiro de pistola na têmpora. Canonizado em 1999 por João Paulo II.

29. Santos José Zhang Wenlan, Paulo Chen Changpin, João Batista Lou Tingyin e Marta Wang Louzhi, mártires chineses em 1861.

30. São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja, + 450. Chamado “Crisólogo” (palavra de ouro), foi nomeado Bispo de Ravenna e ordenado pelo próprio Papa Sixto III.

31. Santo Inácio de Loyola, Sacerdote, Fundador da Companhia de Jesus, +1556. (Ver artigo na página 24.)

Artigos populares