Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Julho

1. São Zhang Huailu, mártir. Perseguido enquanto ainda catecúmeno, no povoado de Zhuhedian, perto de Jieshui, na província de Hunan, China. Morreu em defesa da fé e foi batizado pelo seu próprio sangue. (+1900).

Beato Tomás Maxfield, presbítero inglês. Martirizado durante a perseguição na Inglaterra, sob o reinado de Jaime I. (+1616).

2. Santa Monegunda, religiosa em Tours (França). (+c. 557).

3. São Tomé, Apóstolo (Festa). Ao colocar sua mão nas chagas de Jesus, exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!” Evangelizou a Índia.

Santo Anatólio, Bispo de Constatinopla, defendeu a verdade de fé das duas naturezas (humana e divina) em Nosso Senhor Jesus Cristo. (+458).

4. São Valentim, presbítero e eremita na Aquitânia (França). (c. séc. V).

5. XIV Domingo do Tempo Comum.

Santo Antônio Maria Zaccaria, presbítero italiano, fundador da Congregação de Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas). Na época em que Lutero difundia suas heresias, lutou ardorosamente pela santificação do clero e dos fieis. (+1539).

6. Santa Maria Goretti, virgem e mártir. Morreu aos 11 anos de idade, em 1902, defendendo sua pureza. Pio XII canonizou-a em 1950 (ver página 18).

7. Santo Edda, Bispo de Winchester, Inglaterra. (+706).

8. Santos monges abrahamitas, mártires em Constantinopla, na época do Imperador Teófilo, por defenderem o culto das imagens contra a heresia iconoclasta. (séc. IX).

Beato Eugênio III, Papa de 1145 a 1153. Foi discípulo estimadíssimo de São Bernardo. No momento de sua eleição ao Pontificado, era abade de um mosteiro cisterciense. Organizou a segunda Cruzada.

9. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, fundadora. Nascida na província de Trento, então sob governo austríaco, veio ao Brasil ainda menina. Fundou a Congregação de Irmãzinhas da Imaculada Conceição para ajudar aos doentes e pobres (+1942). João Paulo II canonizou-a em 2002.

10. Santo Apolônio de Sardes, mártir em Icônio, Licaônia — atual Turquia. Narra-se que foi crucificado, como Nosso Senhor.

11. São Bento, abade (memória). Fundador e padroeiro principal da Europa. Chamado “Patriarca dos monges de Ocidente” porque sua regra de vida monástica se difundiu por todos os países de rito latino. (+547).

12. XV Domingo do Tempo Comum.

Bem-aventuradas Rosa de São Xavier (Magdalena Teresa) Tallien, Marta do Bom Anjo (Maria) Cluse, Maria de Santo Enrique (Margarida Eleonor) de Justamond e Joana Maria de São Bernardo de Romillon, virgens e mártires, em Orange, durante a Revolução Francesa. (+1794).

13. Santo Henrique, Imperador do Sacro Império, juntamente com sua esposa Santa Cunegunda expandiu a Igreja Católica, instituindo sedes episcopais e fundando mosteiros. Morreu em 13 de julho de 1024.

14. Santa Tuscana, viú­va. Em Verona (Itália), ao morrer seu esposo, distribuiu todos seus bens entre os pobres, e dedicou-se ao cuidado dos doentes (+1343 ou 1344).

S. Hollmann
Santo Inácio de Loyola, Santuário de Loyola – Guipúscoa, Espanha.

15. São Boaventura, religioso franciscano, Bispo, Cardeal e Doutor da Igreja. Foi com São Tomás de Aquino, Professor na Universidade de Paris. Deixou uma enorme quantidade de escritos caracterizados pelo seu alto conteúdo teológico e grandíssimo amor de Deus, razão pela qual foi chamado “Doutor Seráfico”. (+1274).

16. Nossa Senhora do Carmo.

Santo Atenógenes, presbítero e mártir em Sebaste, Armênia. Foi lançado no fogo por defender a fé cristã. (+c. 305).

17. São Leão IV, Papa. (+855).

18. São Bruno, abade e Bispo. Sendo cônego em Siena foi chamado a Roma, onde tornou-se conselheiro de quatro Papas, entre os quais São Gregório VII, que o nomeou Bispo de Segni. Acompanhou o Bem-aventurado Urbano II no Concílio de Clermont, que convocou a Primeira Cruzada. Foi Abade de Monte Cassino. (+1123).

19. XVI Domingo do Tempo Comum.

São João Plessington, presbítero e mártir. Ordenado sacerdote na Espanha, ao regressar à Inglaterra, onde nascera, foi condenado e enforcado durante a perseguição religiosa nesse país. (+1679).

20. São José Bársabas, chamado o Justo. Foi apresentado com São Matias para substituir o posto deixado por Judas Iscariotes no colégio apostólico. Mas a sorte caiu sobre São Matias.

Santo Elias, profeta do Antigo Testamento. Viveu no século IX antes de Jesus Cristo, enfrentou a impiedade de sua época. É patriarca da Ordem Carmelita.

21. Santo Alberico Crescitelli, presbítero e mártir. Membro do Pontifício Instituto para as Missões Extrangeiras, foi martirizado na China de forma brutal, durante a perseguição promovida pelos chamados “Boxers”. Canonizado junto com outros 119 mártires da China, no ano 2000, por João Paulo II. (+1900).

22. São Jerônimo, Bispo de Pavia (Itália), no século VIII.

23. Santa Brígida da Suécia, fundadora. Já aos 7 anos de idade, teve uma visão — primeira de uma série — de Nossa Senhora. Fundou a Ordem do Santíssimo Salvador, em Roma. Exortou ao Papa Clemente VI a deixar o exílio de Avignon. (+1373).

24. São Boris e São Gleb, mártires. Foram príncipes russos, filhos de São Vladimir.

25. São Tiago, apóstolo. (Festa).

São Teodomiro, monge e mártir, em Córdoba, Espanha, durante a perseguição dos sarracenos. (+851).

26. XVII Domingo do Tempo Comum.

São Simeão, eremita na região de Mântua, Itália. (+1016).

27. São Celestino I, Papa. Promoveu o Concílio de Éfeso, que proclamou o dogma da Maternidade Divina de Maria Santíssima. (+432).

28. São Botvido, mártir. Sueco de nascença, mas batizado na Inglaterra, trabalhou na evangelização de sua terra natal. (+1100).

29. Bem-aventurado Urbano II, Papa. Convocou a Primeira Cruzada no Concílio de Clermont (França), para resgatar o sepulcro de Nosso Senhor (+1099).

30. Santa Godeleva, mártir. Nascida de nobre família na França, casou-se com um nobre de Flandres, sofreu muito por parte de seu marido e de sua sogra. Morreu estrangulada por dois criados. (+c. 1070).

31. Santo Inácio de Loyola. Fundador da Companhia de Jesus. (+1556).

São Justino de Iacobis, Bispo e Confessor. Pertenceu à Congregação da Missão. Trabalhou na evangelização da Abissínia (hoje Etiópia e Eritréia). (+1860).

Artigos populares