Para grande alegria de Dr. Plinio, por ocasião de seu 83º aniversário, em 13 de dezembro de 1991, seus filhos espirituais do Equador conseguiram do Mosteiro real da Imaculada Conceição, em Quito, por empréstimo, as chaves que por mais de cinquenta anos pendiam das mãos da bela e milagrosa imagem da Virgem do Bom Sucesso. No dia em que Dr. Plinio recebeu o “celestial” empréstimo, muito emocionado e cheio de gratidão, comentou:
Que magnífico! Mas que coisa extraordinária: durante cinquenta anos estiveram pendentes do braço de Nossa Senhora, e poderemos ficar com elas ainda que por alguns dias1! Eu fico muito tocado!
Dr. Plinio, então, tomou as chaves em suas mãos, osculou-as e rezou dez vezes a jaculatória “Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós!” Em seguida, acrescentou:
Fico muito emocionado com este empréstimo! Tomando em consideração que a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso significa a délivrance — ou seja, o nascimento do Menino Jesus sem complicações —, podemos conjecturar, num sentido mais amplo da palavra, que se refere ao bom êxito das coisas boas e santas, que resolvemos empreender por Maria Santíssima. Ela, através das chaves, quer dizer: “Eu abrirei! As chaves estão em minhas mãos e saibam disso, porque se pedirem eu abrirei, resolverei os problemas, removerei os obstáculos, farei tudo andar de acordo com os desígnios da Providência!”
Acho que esta é uma linda mensagem de confiança que Nossa Senhora nos envia. Fico tocado até o fundo da alma e agradeço muitíssimo.2
Durante todo o período em que as chaves permaneceram com Dr. Plinio, ele aproveitou a ocasião para mais uma vez enaltecer e promover a devoção à Santíssima Virgem e, durante uma conversa com alguns discípulos, narrou o que sentiu em sua alma:
Eu não esperava a chegada das chaves de Nossa Senhora do Bom Sucesso, mas, feita depois a reflexão sobre o caso, veio-me ao espírito uma sensação particular da importância do fato. As chaves que pendem das mãos de Maria Santíssima estão, por assim dizer, banhadas na atmosfera da graça que a imagem d’Ela irradia, e de certo modo — a expressão não é muito correta — a graça que circula pela imagem penetra nas chaves por esse contato; através delas toma-se uma espécie de contato muito direto com o que há de sobrenatural naquela imagem, e, portanto, também com a atmosfera sobrenatural existente durante as aparições3 de Nossa Senhora do Bom Sucesso a Soror Mariana de Jesus Torres4.
1) As chaves de Nossa Senhora do Bom Sucesso permaneceram com Dr. Plinio de 2/12/1991 até 23/1/1992.
2) Conferência de 2/12/1991.
3) A primeira aparição de Nossa Senhora do Bom Sucesso a Soror Mariana de Jesus Torres ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1594. Na aparição de 16 de janeiro de 1599, Nossa Senhora ordenou que se fizesse uma imagem do modo como Ela estava se manifestando a Soror Mariana. Apenas em 1610 se procedeu à sua execução, mas a face da imagem foi milagrosamente feita por “São Francisco de Assis e os três Arcanjos”, segundo declaração da própria Soror Mariana de Jesus Torres.
4) Conferência de 7/12/1991.