1. Santa Verena, virgem (†séc. IV). Nascida no Egito, instalou-se na região de Zurzach, atual Suíça, onde passou o resto de sua vida cuidando dos pobres e dos leprosos.
2. Beato Brocardo, religioso (†c. 1231). Prior dos eremitas do Monte Carmelo, na Palestina, aos quais São Alberto, Patriarca de Jerusalém, deu a primeira regra da Ordem Carmelitana.
3. São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604).
São Rimágilo, bispo e abade (†c. 671-679). Ainda jovem, foi eleito abade de Solignac, França. Fundou os mosteiros de Stavelot e Malmedy.
4. XXIII Domingo do Tempo Comum.
Santa Ida da Saxônia, viúva (†825). Casada com o Conde Ecbert de Herzfeld, dedicou-se ao cuidado dos pobres e à construção de igrejas e mosteiros.
5. Santos Urbano, Teodoro, Menedemo e companheiros, mártires (†370). Por ordem do imperador Valente foram introduzidos numa nave em Nicomédia, na atual Turquia, e queimados vivos em alto-mar.
Beato Guilherme Browne, mártir (†1605). Foi condenado à morte no reinado de Jaime I da Inglaterra, por haver convertido outros ingleses à Fé Católica.
6. Beato Miguel Czartoryski, presbítero e mártir (†1944). Sacerdote da Ordem Dominicana, fuzilado em Varsóvia, Polônia, por não abdicar da Fé.
7. Santo Estêvão de Châtillon, bispo (†1208). Monge cartuxo nomeado Bispo de Die, França. Governou santamente a diocese sem abandonar a austeridade da vida monacal.
8. Natividade de Nossa Senhora.
São Tomás de Villanueva, bispo (†1555). Religioso agostiniano, grande pregador, aceitou por obediência o episcopado de Valência, Espanha.
9. São Pedro Claver, presbítero (†1654).
Beato Jorge Douglas, presbítero e mártir (†1587). Sacerdote escocês condenado à morte em York, durante o reinado de Isabel I.
10. Santo Ambrósio Eduardo Barlow, presbítero e mártir (†1641). Sacerdote beneditino, por vinte e quatro anos consolidou a Fé dos católicos da região de Lancaster, Inglaterra. Foi preso e executado em Londres.
11. XXIV Domingo do Tempo Comum.
São Paciente, bispo (†480). Na Diocese de Lyon, França, empenhou-se a fundo no apostolado de conversão dos hereges e de assistência aos necessitados.
12. Santíssimo Nome de Maria.
São Francisco Ch’oe Kyŏng-hwan, mártir (†1839). Catequista preso, torturado e morto em Seul por defender os católicos e encorajá-los para o martírio durante as perseguições na Coreia.
13. São João Crisóstomo, bispo e Doutor da Igreja (†407).
Santo Amato, bispo (†c. 690). Bispo de Sion, Suíça, desterrado por ordem do rei Teodorico III. Sob falsas acusações, morreu no exílio.
14. Exaltação da Santa Cruz.
Santo Alberto, bispo (†1215). Patriarca de Jerusalém. Deu uma regra aos eremitas do Monte Carmelo e, enquanto celebrava a festa da Santa Cruz, foi assassinado por um homem cuja má conduta havia censurado.
15. Nossa Senhora das Dores.
Santa Catarina Fieschi, viúva (†1510). Nascida no seio de uma das principais famílias de Gênova, tornou-se insigne pelo seu amor a Deus e caridade para com os necessitados, após ter levado uma vida frívola e mundana.
16. São Cornélio, Papa (†253), e São Cipriano, bispo (†258), mártires.
Santa Edith de Wilton, virgem (†c. 984). Filha do rei Edgar da Inglaterra, consagrou-se a Deus num mosteiro desde a mais tenra idade.
17. São Roberto Belarmino, bispo e Doutor da Igreja (†1621).
São Sigismundo Félix Feliński, bispo (†1895). Da sua Diocese de Varsóvia, Polônia, promoveu uma ampla renovação religiosa e moral da nação. Fundou o Instituto das Irmãs Franciscanas da Família de Maria.
18. XXV Domingo do Tempo Comum.
Santa Ricarda, imperatriz (†c. 895). Após enviuvar-se, ingressou na abadia de Andlau, onde passou o resto de seus dias em orações e obras de caridade.
19. São Januário, bispo e mártir (†séc. IV).
Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir (†1936). Simples costureira, recitava o Rosário e participava da Eucaristia diariamente. Foi fuzilada em Benifaió, Espanha.
20. Santos André Kim Tae-gon, presbítero, Paulo Chong Ha-sang e companheiros, mártires (†1839-1867).
Beato Tomás Johnson, presbítero e mártir (†1537). Religioso da Cartuxa de Londres. Morreu de fome e de enfermidades na prisão onde foi jogado por ordem de Henrique VIII.
21. São Mateus, Apóstolo e Evangelista.
Santa Maura, virgem (†c. 850). Nobre de Troyes, França, que com suas orações e exemplo alcançou a conversão de seu pai.
22. Santo Inácio de Santhià Belvisotti, presbítero (†1770). Capuchinho italiano, destacou-se como confessor, diretor de almas e formador dos noviços.
23. São Pio de Pietrelcina, presbítero (†1968).
Beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires (†1527-1529). Jovens indígenas mortos em Tlaxcala, México, durante a primeira evangelização da América, por ajudarem a propagar a Fé cristã.
24. Beata Colomba Gabriel, abadessa (†1926). Vítima de calúnias, deixou o cargo de abadessa do mosteiro beneditino de Lviv, Ucrânia, e viajou para Roma, onde fundou a Congregação das Irmãs Beneditinas da Caridade e a obra social chamada Casa da Família, para jovens operárias pobres.
25. XXVI Domingo do Tempo Comum.
Beato Marcos Criado, presbítero e mártir (†1569). Religioso trinitário espanhol, lapidado pelos mouriscos nas montanhas de Alpujarras, Espanha.
26. Santos Cosme e Damião, mártires (†c. séc. III).
Beato Luís Tezza, presbítero (†1923). Fundou em Roma a Congregação das Filhas de São Camilo. Faleceu no Peru, onde foi enviado em missão.
27. São Vicente de Paulo, presbítero (†1660).
Santo Elzeário de Sabran (†1323). Filho de uma das principais famílias da Provença, França, herdou o condado de Ariano, perto de Nápoles. De comum acordo com sua esposa, a Beata Delfina, praticou a virgindade e todas as outras virtudes durante o casamento.
28. São Venceslau, mártir (†929/935).
São Lourenço Ruíz e companheiros, mártires (†1633-1637).
Beato Nicetas Budka, Bispo e mártir (†1949). Bispo Auxiliar de Lviv, dos Ucranianos, deportado a um campo de detenção no Cazaquistão, onde suportou com força de ânimo as adversidades por amor a Cristo.
29. São Miguel, São Gabriel, São Rafael Arcanjos. Ver páginas 2 e 26.
30. São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja (†420).
Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Religiosa clarissa, superiora do Mosteiro de Santa Úrsula, em Milão, e do Mosteiro Corpus Domini, de Pesaro, Itália.