1. São José Operário.
São Segismundo de Borgonha, rei (†524). Rei da Borgonha que, convertido da heresia ariana, erigiu a abadia territorial de Saint-Maurice d’Agaune, na Suíça, e expiou com penitências, lágrimas e jejuns um grave delito cometido.
2. Santo Atanásio, bispo e Doutor da Igreja (†373).
Santo Antonino, bispo (†1459). Como religioso dominicano, aplicou-se à reforma da ordem; como Arcebispo de Florença, resplandeceu por sua santidade, rigor e doutrina.
3. São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos.
São Teodósio, abade (†1074). Fundou em Kiev, Ucrânia, o Mosteiro das Grutas, dando início à vida cenobítica nessa região.
4. São Floriano, mártir (†304). Oficial do exército romano morto durante a perseguição de Diocleciano, por ter-se declarado cristão.
5. São Bretão, bispo (†386). Bispo de Tréveris, Alemanha, defendeu sua grei dos erros de Prisciliano, mas, junto com Santo Ambrósio de Milão e São Martinho de Tours, opôs-se à execução deste e dos seus seguidores.
6. Beata Ana Rosa Gattorno, religiosa (†1900). Após ficar viúva, fundou em Piacenza, Itália, a Congregação das Filhas de Sant’Ana, Mãe de Maria Imaculada.
7. IV Domingo da Páscoa.
Beato Francisco Paleari, presbítero (†1939). Sacerdote do Instituto Cottolengo, dedicou sua vida ao ensino e ao cuidado dos pobres e enfermos da Pequena Casa da Divina Providência, em Turim, Itália.
8. Santo Acácio, mártir (†séc. IV). Centurião do exército imperial flagelado, torturado e decapitado em Constantinopla por ser cristão.
9. Santo Isaías, profeta.
Beato Benincasa de Montepulciano, religioso (†1426). Religioso da Ordem dos Servos de Maria, retirou-se numa gruta do Monte Amiata, Itália, onde levou uma vida penitente.
10. São Guilherme, presbítero (†1195). De origem inglesa, foi pároco em Pontoise, França, onde refulgiu por sua piedade e zelo pela salvação das almas.
11. São Francisco de Jerônimo, presbítero (†1716). Famoso pregador jesuíta falecido em Nápoles, Itália, dedicou-se especialmente às missões populares e ao apostolado com os pobres e abandonados.
12. São Nereu e Santo Aquiles, mártires (†séc. III).
São Pancrácio, mártir (†séc. IV).
13. Nossa Senhora de Fátima.
Beata Madalena Albrici, abadessa (†1834). Abadessa do mosteiro agostiniano de Brunate, Itália, incentivou em suas irmãs o desejo de perfeição.
14. V Domingo da Páscoa.
São Matias, Apóstolo.
São Miguel Garicoïts, presbítero (†1863). Superior do seminário maior de Bétharram, França, e fundador da Sociedade dos Padres Missionários do Sagrado Coração de Jesus.
15. São Roberto de Bingen (†séc. VIII). Construiu muitas igrejas no seu ducado de Bingen; aos vinte e um anos de idade, adormeceu no Senhor.
16. Beato Miguel Wozniak, presbítero e mártir (†1942). Deportado da Polônia para o campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde sofreu cruéis torturas antes de morrer.
17. Santa Restituta, virgem e mártir (†c. 304). Morta em Cartago durante as perseguições de Diocleciano.
18. São João I, Papa e mártir (†526).
Santo Erico IX, rei (†1161). Rei da Suécia que enviou o Bispo Santo Henrique à Finlândia, para propagar o Evangelho. Foi apunhalado por seus inimigos, enquanto participava da Santa Missa.
19. Santo Ivo, presbítero (†1303). Dedicou toda a sua vida à prática da virtude da justiça, como advogado e depois como sacerdote e juiz eclesiástico. Faleceu aos cinquenta anos num castelo próximo a Tréguier, na Bretanha francesa.
20. São Bernardino de Sena, presbítero (†1444).
São Protásio Chong Kuk-bo, mártir (†1839). Renegou a Cristo durante a perseguição na Coreia, mas proclamou arrependido sua Fé perante o juiz e morreu no cárcere, após sofrer cruéis torturas.
21. VI Domingo da Páscoa.
São Cristóvão Magallanes, presbítero, e companheiros, mártires (†1927).
Santo Hospício, eremita (†séc. VI). Viveu numa velha torre nos arredores de Nice, França, praticando jejuns e penitências. Recebeu o dom dos milagres e o de profecia, prenunciando, inclusive, a invasão dos lombardos.
22. Santa Rita de Cássia, religiosa (†c. 1457).
Beato Matias de Arima, mártir (†1620). Catequista de Omura, Japão, torturado até a morte por recusar-se a delatar os missionários.
23. Santo Eutíquio, abade (†c. 487). Praticou vida solitária juntamente com São Florêncio nos arredores de Nórcia, Itália, e depois governou santamente o mosteiro próximo.
24. Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.
São Simeão Estilita, o Jovem, presbítero e eremita (†592). Viveu longos anos sobre uma coluna no Monte Admirável, na Síria. Escreveu diversos tratados sobre vida ascética.
25. São Gregório VII, Papa (†1085). Ver 2.
São Beda, o Venerável, presbítero e Doutor da Igreja (†735).
Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem (†1607).
26. São Filipe Néri, presbítero (†1595).
Beato André Franchi, bispo (†1401). Frade dominicano eleito Bispo de Pistoia, Itália, favoreceu a paz e empenhou-se em restaurar a vida religiosa nos conventos da ordem, depois da epidemia da peste negra.
27. Santo Agostinho de Cantuária, bispo (†604/605).
São Gonzaga Gonza, mártir (†1886). Servo do rei da Uganda, traspassado pela lança de um verdugo quando era conduzido acorrentado para a fogueira.
28. Solenidade da Ascensão do Senhor.
Santa Ubaldina, virgem (†1206). Filha de pais pobres, entrou para a Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém, na qual, durante cinquenta e cinco anos, dedicou-se infatigavelmente às obras de misericórdia.
29. Santa Úrsula Ledochowska, virgem (†1939). Membro de uma das principais famílias da nobreza polonesa, fundou o Instituto das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante e percorreu infatigavelmente em missão a Polônia, Rússia e Escandinávia.
30. São Fernando III, rei de Castela e Leão (†1252). Grande devoto da Virgem Maria, foi prudente na administração do reino, cultivador das artes e das ciências e zeloso na propagação da Fé.
31. Visitação de Nossa Senhora.
São Félix de Nicósia, religioso (†1787). Irmão leigo do convento capuchinho de Nicósia, Itália, admitido na ordem após dez anos de insistência.