Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Dezembro

1. Beato Casimiro Sykulski,  presbítero e mártir (†1941). Sacerdote polonês fuzilado no campo de extermínio de Auschwitz por proclamar com firmeza sua fé.

2. I Domingo do Advento.

Beata Maria Ângela Astorch,  abadessa (†1665). Religiosa clarissa de Múrcia, Espanha. Foi conselheira tanto de religiosos quanto de leigos.

3. São Francisco Xavier,  presbítero (†1552). Jesuíta, companheiro de Santo Inácio e evangelizador da Índia e de diversas ilhas da Ásia, incluindo o Japão. Morreu na ilha de San Xon, China, consumido pela enfermidade e pelos trabalhos.

4. São João Damasceno,  presbítero e Doutor da Igreja (†c. 749).

São João Calábria,  presbítero (†1954). Fundador das Congregações dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência, em Verona, Itália.

5. Beato Bartolomeu Fanti,  presbítero (†1495). Religioso carmelita de Mântua, Itália, que infundiu nos corações dos fiéis o amor a Deus e a devoção a Maria.

6. São Nicolau,  bispo (†s. IV).

Santo Obício,  penitente (†1204). Após ter uma visão do inferno que o convenceu da vaidade do mundo, abandonou a carreira militar e tornou-se oblato beneditino no mosteiro de Santa Júlia, em Bréscia, Itália.

7. Santo Ambrósio,  bispo e Doutor da Igreja (†397).

Santo Atenodoro,  mártir (†c. 304). Torturado com fogo e outros suplícios, no tempo de Diocleciano, na Síria.

8. Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.  Ver página 10.

Santa Narcisa de Jesus Martillo Morán,  virgem (†1869). Jovem costureira equatoriana que, após uma vida de intensa oração e penitência, foi admitida na vida comunitária no convento dominicano do Patrocínio, em Lima, Peru.

Dnalor 01 (CC3.0)
São Gaspar del Búfalo

9. II Domingo do Advento

Beato Bernardo Maria de Jesus Silvestrelli,  presbítero (†1911). Superior geral dos passionistas, falecido em Moricone, Itália. Empenhou-se no crescimento e expansão de sua Congregação.

10. São Lucas de Isola,  bispo (†1114). Dedicou-se infatigavelmente aos pobres da sua diocese de Isola di Capo Rizzuto, Itália, e à formação dos monges. Morreu no mosteiro de São Nicolau de Viotorito, na Calábria.

11. São Dâmaso I,  Papa (†384).

Santa Maria Maravilhas de Jesus,  virgem (†1974). Religiosa carmelita, filha do marquês de Pidal, embaixador da Espanha junto à Santa Sé. Fundou vários mosteiros na Espanha e na Índia.

12. Nossa Senhora de Guadalupe,  padroeira da América Latina.

Beato Pio Bartosik,  presbítero e mártir (†1941). Sacerdote franciscano falecido no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, após passar por vários tormentos.

13. Santa Luzia,  virgem e mártir (†c. 304/305).

São Giudoco,  presbítero (†c. 669). Filho do rei de Armórica (atual Bretanha, França), abandonou sua pátria e seus bens para ser ordenado sacerdote. Mais tarde tornou-se eremita.

14. São João da Cruz,  presbítero e Doutor da Igreja (†1591). Sacerdote carmelita que, aconselhado por Santa Teresa, empreendeu a reforma na obra. Faleceu em Úbeda, Espanha.

15. Beato Carlos Steeb,  presbítero (†1856). Nascido em Tubinga, Alemanha, tornou-se sacerdote em Verona, Itália, onde fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia.

Arquivo Revista
Santa Maria Maravilhas de Jesus

16. III Domingo do Advento.

Santa Adelaide,  imperatriz (†999).

17. Santa Vivina,  abadessa (†1170). Primeira abadessa do mosteiro de Grand-Bigard, na Bélgica, sob a direção do abade de Affligem.

São João da Mata,  presbítero (†1213). Ver página 22.

18. Beata Nemésia Valle,  virgem (†1916). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade, nomeada mestra de noviças da Casa Provincial, em Borgaro, Itália.

19. São Francisco Xavier Hà Trong Mâu e companheiros,  mártires (†1838). Terciário dominicano e catequista estrangulado junto com seus companheiros em Bac Ninh, Vietnã, por negar-se a pisar numa cruz.

20. São Zeferino,  Papa (†217/218). Governou a Igreja por dezoito anos, tendo por auxiliar o diácono São Calisto. Seu pontificado foi marcado pela luta contra as heresias a respeito da Santíssima Trindade.

São Filogônio,  bispo (†324). Ver página 2.

21. São Pedro Canísio,  presbítero e Doutor da Igreja (†1597). Sacerdote jesuíta enviado à Alemanha, dedicou-se em defender a Fé Católica e a confirmá-la com a pregação e escritos até sua morte em Friburgo, Suíça.

22. Santa Francisca Xavier Cabrini,  virgem (†1917). Fundadora do Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em Codogno, Itália. Viajou para Nova York, USA, onde se dedicou especialmente a socorrer os imigrantes necessitados.

23. IV Domingo do Advento.

São João Câncio,  presbítero (†1473).

São Torlaco de Skálholt,  bispo (†1193). Recebeu a ordenação sacerdotal aos 19 anos. Nomeado Bispo de Skálholt, Islândia, dedicou-se à renovação moral do clero e do povo.

Divulgação (CC3.0)
Beata Maria Ângela Astorch

24. Santa Paula Elizabeth Cerioli,  viúva (†1865). Depois da morte de seu marido e filhos, fundou os Institutos das Irmãs e dos Irmãos da Sagrada Família, em Virgílio, Itália.

25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

26. Santo Estêvão,  diácono e protomártir (†s. I).

Beatas Inês Phila, Lúcia Khambang e companheiras,  mártires (†1940). Por se recusarem a negar a Fé Católica, foram fuziladas no cemitério de Song-Khon, Tailândia.

27. São João,  Apóstolo e Evangelista (†s. I).

Santa Fabíola,  viúva (†400). De família nobre romana, aplicou suas riquezas em favor dos pobres, fundou um hospital e dedicou-se a uma vida de orações e penitência.

28. Santos Inocentes,  mártires.

São Gaspar del Búfalo,  presbítero (†1837). Foi exilado de Roma por recusar o juramento de fidelidade ao regime de Napoleão. Fundou as Congregações de Missionários e de Irmãs do Preciosíssimo Sangue.

29. São Tomás Becket,  bispo e mártir (†1170).

30. Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

São Perpétuo de Tours,  bispo (†491). Edificou a Basílica de São Martinho, em Tours, França, repartiu seus bens com os pobres e restabeleceu em sua Igreja a prática de jejuns e vigílias.

31. São Silvestre I,  Papa (†335).

São Mário,  bispo (†594). Sendo Bispo de Aventicum (atual Avenches, Suíça), transferiu sua Sé para Lausanne, onde edificou muitas igrejas e foi defensor dos pobres.

Artigos populares