Populares da semana

Relacionados

A ação de Dona Lucilia desde o Céu

Do Céu, Dona Lucilia realiza a máxima “viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem” deitando um olhar bondoso sobre o necessitado que a ela recorre, estabelecendo com ele uma relação pessoal, adotando-o e resolvendo os impasses que não teriam solução.

Costuma-se interpretar de modo errado a tendência a sublimar os mortos. Aliás, hoje em dia o mais frequente é esquecê-los.

Certas almas recebem licença da Providência para revelar aos vivos algo que em vida não mostraram inteiramente. Um exemplo é Santa Teresinha, que no Carmelo era tida como uma pessoa comum, mas depois da morte se manifestou muito.

Isso se dá com Dona Lucilia também. A luz primordial dela marcou de modo sobrenatural o ambiente doméstico. Noto-a presente de modo vivo em todas as partes da casa, mas é na sala de visitas onde mais a sinto, embora não fosse o seu living. Talvez por estarem ali os móveis da casa de vovó, esse era o ambiente específico dela.

Apesar de possuir uma ideia muito vaga da existência da Revolução e não se saber até que ponto ela via o caráter uno da degringolada do mundo contemporâneo, mamãe era profundamente contrarrevolucionária.

Ela não se dava às discussões de História ou de política. Nem se entenderia que o fizesse. No entanto – e aqui está o que considero ser a luz primordial de mamãe –, possuía um certo núcleo da Contra-Revolução, remontando já para uma outra ordem que consiste em estar continuamente com os olhos postos no transcendental e viver na contingência dele desinteressadamente. Todas as suas fotos mostram isso.

Estabelecendo uma relação pessoal com quem é ajudado

Experimentar essa presença é uma graça. Porém, tentar compreender isso antes de receber uma graça assim de comunicação com ela é como querer ver a cor sendo cego.

Dona Lucilia estabelece uma relação pessoal como se estivesse junto de quem ela ajuda. É a graça presente nela que age sobre nós conservando proporção conosco, e não como quem nos concede algo do alto do fastígio de sua glória. Ela adota o necessitado, resolve o impasse e a encrenca, deitando um olhar bondoso naquilo que não teria solução. A pessoa compreende que algo age, e que é a mentalidade dela. Desta maneira, no Céu, ela realiza o “viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”.

Na autêntica devoção a Maria Santíssima há algo disso, levado quase ao infinito. Quem não recebeu uma graça assim, de modo a sentir Nossa Senhora, não iniciou ainda a verdadeira devoção.

A graça que recebi na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, junto à imagem de Maria Auxiliadora, foi assim. Desde então nunca mais olhei uma imagem de Nossa Senhora sem sentir isso. Nem que seja uma pontinha, mas uma pontinha que fala enormemente!

Arquivo Revista
Arquivo Revista

A transmissão dessa graça de Dona Lucilia é como algo vindo de fora para o fundo da alma. No discernimento da ação dela há qualquer coisa de fundamentalmente semelhante ao discernir a ação de Maria Santíssima. A alma de mamãe recebia essa comunicação olhando para a imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora que ficavam em seu quarto. Especialmente a graça de equilíbrio temperamental, eu sentia que ela recebia através das imagens.

Lente de aumento para compreender o Sagrado Coração de Jesus

A imagem do Sagrado Coração de Jesus que estava no oratório do quarto de mamãe possuía um misto de severidade, dignidade, um fundo de tristeza, muita doçura e afabilidade.

Muitas vezes entrando em seu quarto, mesmo que ela não estivesse rezando, logo sentia a afinidade dela com o Sagrado Coração de Jesus. Ela fazia para mim o papel de lente de aumento para que eu pudesse entender inteiramente o Sagrado Coração de Jesus. E não sei se eu teria compreendido a imagem se não tivesse tido mamãe.

Por isso no Quadrinho1 nota-se, apesar da pobre vida física, a pujante vida espiritual. Nela moça se nota pujança e afirmatividade, mas com a afirmação da alma tão acima das virtudes físicas! É raro ver isso: uma vitalidade física que não empana a vitalidade da alma. No entanto, olhando depois para seu Quadrinho – ela já idosa – pode-se perfeitamente dizer: é uma pessoa formada na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Mais: o Quadrinho mostra a pessoa logo após ter rezado para imagem do Sagrado Coração de Jesus!

“O Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e mamãe formam um todo para mim”

A imagem de Nossa Senhora, também pertencente a mamãe, tem uma doçura conexa com a do Sagrado Coração de Jesus. Dela flui um mundo de misericórdia para a alma boa. Com a Santíssima Virgem é assim: o pecador desclassificado não se sente desanimado. A imagem d’Ela dá amparo ao pecador desclassificado.

O mesmo não se passa com o Sagrado Coração de Jesus. Pois Ele é Pai, mas Juiz também. Tinha então de existir Nossa Senhora que só perdoasse e não julgasse. Há um teor enorme de santidade extraordinária que se depreende do olhar do Sagrado Coração de Jesus, entretanto, não dá coragem de rezar o Memorare para Ele. O Memorare tem que ser para a Mãe d’Ele! Ela é acessível, tem contato pessoal com o pecador… Ela estabelece a proporção entre Nosso Senhor Jesus Cristo e mim.

Para mim, o Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e mamãe formam um todo.

(Extraído de conferência de 7/5/1977)

1) Quadro a óleo que muito agradou Dr. Plinio, pintado por um de seus discípulos, com base nas últimas fotografias de Da. Lucilia.

Artigos populares