Virgem Maria - Galeria Nacional de Arte, Washington

Maria Santíssima desejava que os justos, vivendo na Terra, encontrassem na vinda do Messias a realização de seus anseios e de suas esperanças, que os vacilantes se reanimassem e que, de todos os abismos, almas tocadas pela luz da graça levantassem voo para os mais altos píncaros da santidade. A Virgem queria a glória de Deus por essa justiça que é a realização na Terra da ordem desejada pelo Criador.

Entretanto, pedindo a vinda do Messias, Maria não ignorava que Ele seria a pedra de escândalo pela qual muitos se salvariam, mas também muitos receberiam o castigo de seus pecados. Esse castigo do pecador obcecado e endurecido Nossa Senhora também o desejou de todo o Coração, e constituiu uma das consequências da Redenção e da fundação da Igreja.

“Ut inimicos Sanctæ Ecclesiæ humiliare digneris, te rogamus, audi nos – Que vos digneis humilhar os inimigos da Santa Igreja, nós Vos rogamos, ouvi-nos”. Por certo, antes da Liturgia, o Coração Imaculado de Maria já elevou a Deus súplica análoga pela derrota dos ímpios irredutíveis. Admirável exemplo de verdadeiro amor e de verdadeiro ódio!

(Extraído de Catolicismo, setembro de 1954)