viernes, noviembre 8, 2024

Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Maio

1. III Domingo da Páscoa.

Santo Agostinho Schöffler, sacerdote (†1851). Padre das Missões Estrangeiras, foi martirizado no Vietnã.

2. Santo Atanásio, bispo e Doutor da Igreja (†373). Chamado de “pai da ortodoxia” e “arauto da divindade de Cristo”, foi pugnaz contra os arianos e as diversas seitas heréticas gnósticas que assolavam a Igreja em seu tempo. Por defender a verdade sem contemporizações, sofreu por cinco vezes o exílio.

Beato José María Rubio Peralta,  presbítero (†1929). Nasceu num pequeno povoado de Almería, aprendendo com sua mãe as primeiras noções da Fé. Seu lema era: “Fazer o que Deus quer, e querer o que Deus faz”, no contínuo desejo de unir sua vontade à de Deus.

3. São Filipe e São Tiago Menor,  Apóstolos.

Beata Maria Leonia Paradis, fundadora (†1912). Nascida em Quebec, Canadá, era a única filha entre seis irmãos. Ingressou como postulante nas Irmãs Marianitas, da Congregação de Santa Cruz. Anos mais tarde fundou as Irmãzinhas da Sagrada Família.

4. São João Houghton, São Roberto Laurence, Santo Agostinho Webster, mártires (†1.535). Monges cartuxos martirizados na Inglaterra. São considerados os protomártires do cisma anglicano.

Beato João Möye, fundador (†1793). Natural da Alemanha, fundou a Sociedade das Irmãs da Providência.

5. São Avertino, diácono (†1189). Amigo íntimo de São Tomás Becket, após o martírio deste santo, deixou a Inglaterra e passou a viver na França, entregando-se à vida eremítica.

Beato Gregório Franckowlak, religioso e mártir (†1943). Natural da Polônia, dedicou-se a preparar secretamente as crianças para a Primeira Comunhão. Foi guilhotinado no campo de concentração de Desdren.

6. Beata Ana Rosa Gattorno, fundadora (†1900).

Beato Bartoloneu Pucci-Franceschi, presbítero (†1330). Nasceu em Montepulciano, Itália, ingressando na Ordem dos franciscanos. Desde o início demonstrou seriedade e solidez na vocação, dedicando-se com generosidade e obediência às ordens dos superiores.

7. Santa Gisela, abadessa (†1060). Esposa de Santo Estêvão da Hungria. Durante quarenta anos apoiou o esposo nas questões no reino, sobretudo na construção de igrejas e mosteiros. Após ficar viúva, em 1.038, ingressou no mosteiro beneditino de Niedenburg.

8. IV Domingo da Páscoa.

São Bento II, Papa († 685).

Flávio Lourenço
São Pedro Celestino

9. São Pacômio, abade (†347/348). Após receber o hábito monástico das mãos do anacoreta Palémon, fundou numerosos cenóbios na Tebaida, Egito. Escreveu uma famosa regra monástica.

São José Do Quang Hien, mártir (†1840). Da Ordem dos Dominicanos, sofreu o martírio em Nam-Dinh, Vietinã.

10. São Jó, (Antigo Testamento). Modelo de homem paciente e de admirável sabedoria, pois soube reconhecer a vontade de Deus tanto nos bens quanto no infortúnio.

São João de Ávila, presbítero (†1569). Apóstolo da Andaluzia e Doutor da Igreja.

11. São Mayolo, abade (†994). Reformou diversos mosteiros na Itália, Suíça, Suábia e França.

12. Beata Imelda Lambertini, virgem (†1333). Seu maior desejo era receber Jesus Eucarístico. Faleceu de amor logo após receber pela primeira vez a eucaristia.

São Pancrácio, mártir (†s. IV).

13. Nossa Senhora de Fátima.

14. São Matias, Apóstolo.

São Miguel Garicoïts, fundador (†1863). Fundador da Congregação do Sagrado Coração de Jesus de Bétharram.

15. V Domingo da Páscoa.

Beato André Abellon, presbítero (†1450).

16. São Simão Stock, presbítero (†1265). Depois de ser eremita na Inglaterra, ingressou na Ordem Carmelitana, da qual foi superior, tornando-se célebre pela sua singular devoção à Virgem Maria.

São Brendan (ou Brandão), abade (†578). Famoso na literatura medieval por suas viagens marítimas. Foi abade de e Clonfert, Irlanda.

Divulgação (CC3.0)
Beata Ana Rosa Gattorno

17. Santa Restituta, virgem e mártir (†304).

18. Beata Blandina do Sagrado Coração (Maria Madalena Merten), virgem (†1918). Religiosa ursulina alemã que associou sabiamente à vida contemplativa o cuidado da formação cristã das jovens.

19. São Pedro Celestino, Papa (†1296).

São Crispim de Viterbo, religioso (†1750).

20. Beata Columba de Rieti, virgem (†1501). Educada por freiras dominicanas, tornou-se, aos 19 anos, uma integrante da Ordem Terceira dos Dominicanos. Foi favorecida com diversos êxtases e dons místicos. Santa Hosana de Mântua, sua contemporânea e amiga, viu sua alma subir ao Céu logo após a sua morte.

21. São Carlos Eugênio de Manzenod, fundador (†1861). De gênio impetuoso, soube dominar-se a ponto de saber transmitir a seus contemporâneos o valor da caridade fraterna e o zelo pela salvação das almas.

22. VI Domingo da Páscoa

Santa Rita de Cássia, religiosa (†1457).

23. São Guiberto, monge (†962).

São João Batista de Rossi, presbítero (†1764). Conhecido como o “segundo São Felipe Neri” por seu desejo de ajudar ao próximo, atuou na diocese de Roma.

24. Nossa Senhora Auxiliadora. 

São Vicente de Lérins, presbítero e monge (†c. 450). Religioso do mosteiro de Lérins, França, ilustre pela doutrina e santidade de vida.

25. Beato Gerio de Lunel, eremita (†1299). Junto com seu irmão resolveu tornar-se eremita, vivendo numa gruta e fazendo penitências. Partiu em peregrinação a Roma e Assis, de onde iriam partir para a Terra Santa. Porém, veio a falecer antes de continuar a viagem.

São Gregório VII, Papa (†1085).

26. São Filipe Néri, presbítero (†1595).

Santa Mariana de Jesus de Paredes, virgem (†1645). Terciária franciscana, dedicou-se a socorrer os pobres indígenas e negros de Quito, Equador.

National Portrait Gallery (CC3.0)
Beata Margarida Pole

27. Santas Bárbara Kim, viúva e Santa Bárbara Yi, virgem; mártires (†1839). Ambas foram acusadas por praticar a Religião Católica, sendo por isso detidas numa prisão de Seul, Coréia. Submetidas a torturas para abjurarem a Fé, não cederam, morrendo de tifo algum tempo depois.

São Gonzaga Gonza, mártir (†1886).

28. Beata Margarida Pole, viúva e mártir (†1541). Pertencente à casa real inglesa, por não aderir ao cisma de Henrique VIII foi decapitada após sofrer muitos ultrajes e vexações.

29. Solenidade da Ascensão do Senhor.

São Maximino de Trèves, bispo (†c. 346). Intrépido defensor da Fé contra os arianos, acolheu Santo Atanásio de Alexandria em sua diocese, e foi expulso dela pelo imperador.

30. Santa Joana d’Arc, virgem (†1431).

São Fernando III, rei (†1252). Primo de São Luís IX, atuou em inúmeras batalhas, das quais saiu sempre vitorioso.

31. Visitação de Nossa Senhora.

Santa Petronila, virgem e mártir (†s. III-IV).

Artigos populares