jueves, noviembre 14, 2024

Populares da semana

Relacionados

O Arcanjo do Brasil

O Arcanjo de uma nação é sempre um símbolo dela. Nele, o país custodiado também encontra a sua mais alta expressão. A bondade acolhedora, a agilidade de espírito e de percepção são traços característicos do espírito brasileiro. Como será, então, o Anjo destinado a proteger o Brasil?

Misstetei (CC3.0)
Pico das Agulhas Negras – Rio de Janeiro

Ensina a piedade católica que, enquanto os homens têm um Anjo da Guarda, as nações são custodiadas por Arcanjos, Anjos superiores em categoria e força, e, inclusive, maiores em beleza, próprios para vigiar um povo. Do mesmo modo, pode-se conceber que as famílias ou as pessoas que possuem uma relação especial com o bem comum do país são veladas por Arcanjos e não por Anjos, para que o país se conserve adequadamente.

Qual será o Arcanjo do Brasil?

Em razão disso, podemos fazer a seguinte pergunta: Qual será o Arcanjo do Brasil?

Houve tempo em que Brasil e Portugal constituíram uma nação só, como a Espanha e as nações hispano-americanas o foram também.

Não sei qual é o Arcanjo da Espanha, mas, por exemplo, se São Tiago Matamouros é o patrono daquela nação, não será protetor também de todas as nações hispano-americanas? É uma questão a se colocar.

Ora, ao se tornar independente, será que o Brasil ganhou um Anjo novo? Ou, tomando em consideração o que há de comum entre todos esses povos, será que o Anjo continuou o mesmo para a nação lusa e para a Terra da Santa Cruz? Nós não conhecemos os planos de Deus e não recebemos nenhuma revelação a esse respeito, mas poderíamos nos perguntar o seguinte: Diz-se que São Miguel é o Arcanjo de Portugal, não será ele também o do Brasil? É uma hipótese que se pode admitir.

Afirmar, como o fazem algumas pessoas, que ele habita o Pico do Itatiaia1 é apenas um modo de dizer, porque um Anjo não habita um lugar, ele é puro espírito. Para fazer uma comparação imperfeita, o espírito angélico é como uma descarga elétrica a qual habita onde atua, por onde passa.

A mais alta beleza da nação brasileira

Ora, qual será a beleza desse Arcanjo?

O Arcanjo de uma nação é sempre um símbolo dela. Nele, o país custodiado também encontra sua mais alta expressão. Cabe, então, perguntarmo-nos qual é a mais alta beleza da nação brasileira e como será o Anjo que, no Céu, vela por ela. A resposta é a seguinte: o Brasil está na adolescência e ainda não definiu bem os traços de sua beleza, pelo que podemos esperar um acréscimo vindouro.

Todavia, há dois traços muito característicos do povo brasileiro: em primeiro lugar, ele tem uma espécie de doçura de coração – aliás, neste ponto assemelha-se ao português –, além de certa amenidade, bondade e afabilidade de trato, com esta consequência curiosa: os estrangeiros se sentem bem aqui como se fosse a casa deles e, às vezes, morando durante algum tempo conosco, sentem-se melhor do que na sua própria pátria. Há muitos casos de estrangeiros que vêm morar em nosso país e, passado algum tempo, sentem saudades da pátria originária, mas dizem: “Gosto de olhar minha pátria de longe, mas o Brasil é o meu lugar”. Assim, acabam fazendo frequentes viagens ao seu país de origem, mas moram no Brasil.

Essa bondade acolhedora é um traço do espírito de nosso povo.

Um outro traço característico é a agilidade de espírito e de percepção. O brasileiro é extraordinariamente vivo, não é teórico nem grande teorizador, mas é muito ágil no captar as coisas, muito bom observador. Ademais, tem o famoso “jeitinho” brasileiro.

Contam que Paulo VI comentou que um dos maiores Ministérios de Relações Exteriores do mundo era o brasileiro, o Itamaraty, dotado de um senso diplomático como poucas nações possuem.

O Arcanjo do Brasil deve ter essas qualidades de maneira angélica. Mas estes são apenas alguns traços que não definem por completo uma nação. Quando o Brasil estiver inteiramente constituído poderemos fazer suposições mais definidas sobre o seu Arcanjo.

(Extraído de conferência de 2/8/1984)

1) Pico das Agulhas Negras, localizado no Parque Nacional do Itatiaia.

Artigos populares