Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Março

1. Beata Joana Maria Bonomo,  abadessa (†1670). Ingressou na Ordem de São Bento aos quinze anos de idade. Dotada de carismas místicos, recebeu também os estigmas, experimentando no corpo e na alma as dores do Divino Redentor.

2. São Tróades, mártir († 250). Martirizado durante a perseguição de Décio; teve como testemunha de sua história São Gregório Taumaturgo.

Santa Inês de Praga, virgem (†1282).

3. Santa Cunegundes, imperatriz (†1039). Esposa de Santo Henrique II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, com o qual, de comum acordo, viveu a perfeita castidade dentro da vida matrimonial. Sua vida foi marcada pela piedade, boas obras e, sobretudo, pelo zelo em propagar a Fé por toda a Europa. Após o falecimento de Henrique, retirou-se para a abadia beneditina de Kaffungen, onde viveu uma vida austera. Foi sepultada na Catedral de Bamberg, junto aos restos mortais de seu esposo.

4. São Casimiro, príncipe (†1484).

Beatos Miecislau Bohatkiewicz, Ladislau Mackowiak e Estanislau Pyrtek, presbíteros e mártires (†1942). Na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial, foram presos e fuzilados por professarem a Fé.

5. II Domingo da Quaresma.

6. São Fridolino, abade (†s. VIII). Oriundo da Irlanda, peregrinou através da Gália e chegou a Säckingen, Alemanha, onde fundou dois mosteiros em honra de Santo Hilário.

Santa Rosa de Viterbo, virgem (†1252). Religiosa da Ordem Terceira de São Francisco.

7. Santas Perpétua e Felicidade,  mártires (†203).

Santo Ardão Smaragdo, presbítero (†843). Companheiro de São Bento de Aniano na vida cenobítica.

8. São João de Deus, fundador (†1550).

São Provino, bispo (†420). Fiel discípulo de Santo Ambrósio; preservou com solicitude a diocese que governava da heresia ariana.

9. Santa Francisca Romana, viúva e fundadora (†1440).

São Domingos Sávio, leigo (†1857). Aluno e filho espiritual de São João Bosco. Faleceu pouco antes de completar 15 anos de idade.

10. Beato Elias do Socorro Nieves,  presbítero e mártir (†1928). Membro da Ordem dos Frades de Santo Agostinho. Por exercer o ministério sacerdotal durante a perseguição, foi fuzilado numa estrada próxima à cidade de Celaya, México.

Divulgação (CC3.0)
Santa Rosa de Viterbo

11. Santos Trófimo e Tales, mártires (†308).

São Constantino da Escócia, rei e mártir (†s. VI). Quando era soberano de Cornwall, levou uma vida escandalosa, afastada dos Mandamentos. Ao se converter, fez penitência em um mosteiro irlandês e, retornando à Escócia, tornou-se propagador do Santo Evangelho sob a direção de São Columba, sendo aí martirizado por pagãos que odiavam a verdadeira Fé.

12. III Domingo da Quaresma.

Beata Fina ou Serafina, virgem (†1253). Nasceu em San Gimignano, na Itália. Aos 10 anos foi acometida por uma grave doença que a deixou paralítica e chagada. Aceitou os sofrimentos com extraordinária paciência e mansidão, dando também exemplo de piedade e virtude, exortando a todos os que a visitavam a serem devotos da Paixão de Nosso Senhor e de Nossa Senhora. Faleceu aos 15 anos.

13. São Piêncio, bispo (†s. VI). Bispo de Poitiers, auxiliou a Rainha Santa Radegunda na construção do Mosteiro da Santa Cruz.

Santa Cristina da Pérsia, mártir (†559). Recebeu a coroa do martírio no tempo de Cosroes I, rei dos persas.

14. Beata Eva de Mont Cornillon,  virgem (†1265). Íntima amiga de Santa Juliana de Mont Cornillon; foi confidente de suas experiências místicas e, após a morte dela, deu continuidade aos trabalhos para a instituição da festa de Corpus Christi.

15. Santa Luísa de Marillac, viúva (†1660). Fundadora do Instituto das Filhas da Caridade.

Santa Leocrícia, virgem e mártir (†859). Filha de uma família muçulmana de Córdova, Espanha. Pelo apostolado de sua parenta, Santa Liliosa, converteu-se ao Cristianismo ocultamente. Ao descobrirem, seus pais tentaram persuadi-la a voltar ao islamismo. Abandonou sua casa refugiando-se em um lugar secreto. Foi detida enquanto visitava Santo Eulógio, o qual a precedeu no martírio.

16. Beatos João Amias e Roberto Dalby, presbíteros e mártires (†1589). Condenados à pena capital durante o reinado de Elisabeth I, da Inglaterra, por serem sacerdotes católicos.

17. São Patrício, bispo (†461). Apóstolo da Irlanda.

Santa Gertrudes de Nivelles, abadessa (†659). Negando-se a contrair matrimônio, tomou o sagrado véu das virgens e ingressou no mosteiro fundado por sua mãe. Ainda muito jovem foi eleita abadessa, dando grande exemplo de virtude, dedicando-se com ardor ao estudo das Sagradas Escrituras e à contemplação.

18. São Cirilo de Jerusalém, bispo e Doutor da Igreja (†386).

Beata Marta (Amata) Le Bouteiller, virgem (†1883). Religiosa da Congregação das Escolas Cristãs da Misericórdia.

19. IV Domingo da Quaresma.

20. Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria e Padroeiro da Igreja († s. I). Transferida do dia 19.

Beato Francisco de Jesus Maria e José (Francisco Palau y Quer), presbítero (†1872). Sacerdote carmelita descalço, místico e exorcista. Depois de suportar graves perseguições em seu ministério e ser acusado falsamente, foi mandado para a ilha de Ibiza, onde ficou abandonado por todos. Fundou as Carmelitas Missionárias Teresianas e as Irmãs Carmelitas Missionárias. Morreu em Tarragona, Espanha.

21. Santo Agostinho Zhao Rong ou Tchao Suong, presbítero e mártir (†1815). Sendo guarda de cristãos encarcerados, converteu-se e tornou-se sacerdote. Durante a perseguição em Sichuan, China, foi preso e morto.

22. Santos Calínico e Basilissa,  mártires (†s. inc.). Realizavam grandes obras de caridade, fato pelo qual se descobriu que seguiam o Cristianismo. Receberam a palma do martírio na Galácia.

23. São Toríbio de Mongrovejo, bispo (†1606). Natural da Espanha, foi enviado à América para a sede episcopal de Lima, Peru. Percorria com frequência sua vasta diocese, velando incansavelmente pelo rebanho a ele confiado. Combateu os desvios e escândalos do clero.

24. São Mac Cairthind, bispo (†s. V). Governou a diocese de Clogher, Irlanda. Acredita-se que tenha sido discípulo de São Patrício.

25. Solenidade da Anunciação do Senhor.

Flávio Lourenço
Beata Joana de Toulouse

26. V Domingo da Quaresma.

27. Beato Peregrino de Falerone,  presbítero (†1232). Foi um dos primeiros discípulos de São Francisco de Assis.

28. Beata Renata Maria Feillatreau, leiga e mártir (†1794). Durante a Revolução Francesa prestou auxílio aos sacerdotes não juramentados, razão pela qual foi presa. Ao ser interrogada, confessou com valentia sua Fé católica, sendo por isso guilhotinada no mesmo dia.

29. São Ludolfo, bispo e mártir (†1250). Bispo de Ratzeburg, Alemanha, foi confinado em um pequeno cárcere por defender com intrepidez a liberdade da Igreja. Morreu pouco tempo depois de ser posto em liberdade, devido à saúde deteriorada pelas privações sofridas na prisão.

30. São João Clímaco, abade (†649).

Santa Osburga, abadessa (†c. 1018). Primeira abadessa do mosteiro feminino de Coventry, na Inglaterra. No século XV foi nomeada padroeira da cidade.

31. Beata Joana de Toulouse, virgem (†s. XV). De família nobre, retirou-se para viver nas proximidades do convento carmelita de Toulouse, onde levou uma vida santa. É provável que professasse a regra do Carmo como faziam outras conversas de seu tempo.

Artigos populares