Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Abril

1. Santas Ágape e Quiônia, virgens e mártires (†304). Durante a perseguição de Diocleciano, por negarem-se a comer carne sacrificada aos ídolos, foram queimadas vivas.

2. Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

São Francisco de Paula, confessor (†1507). Fundador da Ordem dos Mínimos, na Calábria, Itália.

3. São Sisto I, Papa (†128). Sexto sucessor de São Pedro, governou a Igreja no tempo do Imperador Adriano.

Beato Pedro Eduardo Dankowski,  presbítero e mártir (†1942). Preso durante a Segunda Guerra Mundial por confessar a Fé católica, foi levado ao campo de concentração de Auschwitz, onde, devido às torturas, entregou sua alma ao Senhor.

4. Santo Isidoro de Sevilha, bispo e Doutor da Igreja (†636). Discípulo de seu irmão Leandro e seu sucessor na sede episcopal de Sevilha. Escreveu com erudição, convocou e presidiu vários concílios e trabalhou com zelo e sabedoria pela Fé católica e pela observância da disciplina eclesiástica.

5. São Vicente Ferrer, presbítero (†1419).

Santa Catarina Tomás, virgem (†1574). Ingressou na Ordem das Cônegas Regulares de Santo Agostinho, onde, adornada por dons místicos, destacou-se por sua austeridade e grande espírito de oração, tornando-se um exemplo de religiosa.

6. Quinta-Feira da Semana Santa.  Comemoração da Instituição da Sagrada Eucaristia.

Beata Petrina Morosíni, virgem e mártir (†1957). Aos vinte e seis anos, regressando para sua casa do trabalho, foi ferida na cabeça com uma pedra por defender sua virgindade. Encontrada inconsciente, levaram-na ao hospital, onde faleceu dois dias depois.

7. Sexta-Feira da Semana Santa. Comemoração da Paixão do Senhor.

São João Batista de la Salle, presbítero (†1719). Fundador da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Irmãos Lassalistas).

8. Sábado da Semana Santa. Vigília Pascal.

9. Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor.

Beato Antônio Pavoni, presbítero e mártir (†1374). Pertencia à Ordem Dominicana. Foi nomeado inquisidor geral de Piemonte pelo Papa Urbano V. Convocado pelo bispo de Turim para pregar contra a heresia, exerceu sua missão com grande êxito. Em Bricherasio, ao sair da igreja, após ter celebrado a Santa Missa e pregado como de costume, foi assassinado por um herege.

10. São Fulberto, bispo (†1029). Eleito bispo de Chartres, França, procurou a liberdade da Igreja, a reforma dos costumes e a renovação espiritual da comunidade; combateu a simonia e iniciou a reconstrução da catedral após ter sido incendiada. Promoveu com grande empenho a devoção a Nossa Senhora, Rainha de Misericórdia. Foi o responsável pela criação da festa da Natividade da Virgem (8 de setembro).

11. Santo Estanislau de Cracóvia,  bispo e mártir (†1079).

Santo Antipas, bispo e mártir (†s. I). Bispo de Pérgamo, foi uma testemunha fiel que, segundo narra São João no Apocalipse, entregou sua vida pelo nome de Jesus.

12. Santo Alfério, abade (†1050). Discípulo de Santo Odilon em Cluny, retirou-se mais tarde para Cava de’ Tirreni, na Itália, onde fundou um mosteiro cluniacense, exercendo grande influência na vida monástica da região.

13. São Martinho I, Papa e mártir (†656). Condenou a heresia dos monotelistas no Concílio de Latrão. Por ordem do Imperador bizantino, Constante II, foi preso e exilado. Morreu em Quersoneso, atual Sebastapol, cidade portuária pertencente à Crimeia.

14. Santas Domnina, Bérnica, Prosdoca, mártires (†s. IV). Na perseguição de Diocleciano, Domnina fugiu de Antioquia e refugiu-se com suas duas filhas, Bérnica e Prosdoca, em Edessa. Denunciada por seu marido, foi encontrada, mas para salvar a castidade das filhas, Domnina pediu que estas se atirassem com ela no rio, consumindo assim o seu martírio.

15. São Damião de Veuster, presbítero (†1889).

São César de Bus, presbítero (†1607). Na França, fundou a Congregação dos Padres Seculares da Doutrina Cristã (Padres Doutrinários) no ano 1592, em Avignon, França.

16. II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia.

Santa Engrácia de Saragoça, virgem e mártir (†s. IV). Sofreu duros suplícios, permanecendo-lhe as chagas em seus membros durante algum tempo antes de se consumir seu martírio.

17. Santo Acácio, bispo (†c. 435). Bispo de Melitene, Armênia, participou do Concílio de Éfeso defendendo a verdadeira ortodoxia contra a heresia de Nestório.

18. Beata Maria da Encarnação (Bárbara) Avrillot, religiosa (†1618). Nascida em uma nobre e devota família francesa, foi mãe de família e esposa exemplar, introduziu o Carmelo teresiano na França e fundou cinco mosteiros. Após o falecimento de seu esposo, abraçou a vida religiosa. Faleceu santamente no Carmelo de Pontoise.

Gabriel K.
São Sisto I, Papa

19. Beato Jaime Dukett, mártir (†1602). Denunciado por vender livros católicos em sua livraria, esteve preso durante nove anos e foi enforcado no reinado de Isabel I, em ­Tyburn, juntamente com o seu denunciante, a quem, antes de morrer, converteu à Fé católica.

20. Santo Aniceto, Papa (†c.166). Tratou, em Roma, com São Policarpo sobre o dia da Páscoa.

Beata Clara (Dina) Bossatta, virgem (†1887). Fundou, com auxílio de São Luís Guanella, o Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência.

21. Santo Anselmo, bispo e Doutor da Igreja (†1109). Originário de Aosta, no Piemonte, foi monge e depois abade no mosteiro de Bec, na Normandia, onde ensinou os seus irmãos religiosos a progredir no caminho da perfeição e a procurar a Deus com a inteligência da Fé; transferido depois para a insigne sede episcopal de Cantuária, na Inglaterra, lutou valorosamente pela liberdade da Igreja, suportando por isso várias adversidades e o exílio.

22. Santa Senhorinha, abadessa (†c. 982). Parente de São Rosendo. Foi educada por sua tia, Gudina, abadessa do Mosteiro de São João de Vieira do Minho. Aos 15 anos ingressou na vida monástica e aos 36 sucedeu sua tia no cargo. Fundou o Mosteiro de São Jorge de Basto, na diocese de Braga.

23. III Domingo da Páscoa.

São Jorge, mártir (†s. IV).

Santo Adalberto de Praga, bispo e mártir (†997).

24. São Fidélis de Sigmaringa,  presbítero e mártir (†1622).

Santas Maria Cléofas e Salomé,  santas mulheres (†s. I). Ao amanhecer o dia da Páscoa, acompanharam Santa Maria Madalena ao sepulcro do Senhor para ungir o seu corpo e foram as primeiras a ouvir o anúncio da ressurreição.

25. São Marcos, Evangelista (†s. I). Primeiramente acompanhou São Paulo no seu apostolado, depois tornou-se discípulo de São Pedro. Segundo a tradição, reuniu no Evangelho os ensinamentos de São Pedro aos romanos e fundou a Igreja de Alexandria.

Flávio Lourenço
Santa Engrácia de Saragoça

26. Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano.

27. São Simeão, bispo e mártir (†107). Segundo a tradição, era filho de Cléofas. Foi ordenado bispo de Jerusalém como sucessor de São Tiago. Durante a perseguição de Trajano, sofreu inúmeros suplícios e, em idade avançada, recebeu a coroa do martírio morrendo crucificado.

28. São Luís Maria Grignion de Montfort,  presbítero (†1716).

São Pedro Chanel, presbítero e mártir (†1841).

29. Santa Catarina de Sena, virgem e Doutora da Igreja (†1380).

30. IV Domingo da Páscoa.

São Pio V, Papa (†1572). Excomungou bispos que defendiam teses heréticas e também a Rainha Isabel I da Inglaterra, por heresia e perseguição contra os católicos. Organizou a Liga Sagrada, uma aliança dos países católicos para combater o avanço do Império Otomano na Europa. Instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória, a quem atribuiu o triunfo dos católicos contra as hostes infiéis na Batalha de Lepanto.

Artigos populares