Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Julho

1. São Teodorico, presbítero (†533). Discípulo do bispo São Remígio.

2. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. (No Brasil, transferida do dia 29 de junho)

Beatos João e Pedro Becchetti,  presbíteros (†c. 1420/1421). Membros da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.

3. São Tomé, Apóstolo (†s. I).

4. Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336).

São Jucundiano, mártir (†data inc.).

5. Santo Antônio Maria Zaccaria, presbítero (†1539).

Santa Ciprila, mártir (†s. IV). Segundo a tradição, suportou muito tempo em sua mão carvões ardentes com incenso, para evitar que, deitando fora as brasas, desse a impressão de que oferecia o incenso aos deuses; consumou seu martírio sendo dilacerada.

6. Santa Maria Goretti, virgem e mártir (†1902). Teve uma infância difícil e humilde. Ajudava sua mãe nos trabalhos domésticos e possuía uma vida de assídua oração. Aos doze anos, defendendo sua castidade contra um agressor, foi assassinada com violentos golpes, no Lácio, Itália.

7. Santa Edilburga, abadessa (†695). Filha de um rei dos anglos orientais, dedicou sua virgindade a Deus, levando uma vida virtuosa e sendo modelo de penitência no mosteiro de Faremoutiers-en-Brie, no território de Meaux, na Aquitânia, atual França.

8. São Quiliano, bispo e mártir (†s. VII f.). Originário da Irlanda, evangelizou a região de Würzburg, Alemanha. Por observar com diligência os costumes cristãos, foi assassinado.

9. XIV Domingo do Tempo Comum.

10. Santos Bianor e Silvano,  mártires († s. IV). Por seu exemplo em enfrentar com serenidade os suplícios em defesa da Fé, Bianor converteu Silvano, o qual assistia a seus sofrimentos, levando-o a professar a Fé cristã, sendo ambos decapitados.

11. São Bento, abade (†547). Conhecido como o patriarca dos monges no Ocidente, nasceu em Núrsia, na Úmbria, sendo educado em Roma. Iniciou a vida eremítica na região de Subiaco, onde congregou muitos discípulos. Mais tarde dirigiu-se a Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e compôs a Regra, a qual difundiu-se por várias regiões.

12. São Clemente Inácio Delgado Cebrian, bispo e mártir (†1838). Após cinquenta anos de pregação do Evangelho em Nam Dinh, cidade do Tonquim, Vietnã, foi preso por ordem do imperador Minh Mang. Morreu no cárcere depois de inúmeros sofrimentos.

13. Santo Henrique, Imperador († 1024). Junto com sua esposa, Santa Cunegundes, empenhou-se na renovação da vida da Igreja e na propagação da fé cristã em toda a Europa; animado por diligente zelo missionário, instituiu muitas sedes episcopais e fundou mosteiros. Faleceu em Grone, atual Alemanha.

14. São Camilo de Léllis, presbítero (†1614). Desde adolescente seguiu a vida militar, caindo em muitos vícios mundanos; ao se converter, dedicou-se ao serviço dos enfermos. Ordenado sacerdote, lançou em Roma os fundamentos da Congregação dos Clérigos Regrantes Ministros dos Enfermos.

15. São Boaventura, bispo e Doutor da Igreja (†1274). Insigne pela sua doutrina, santidade de vida e eminente atividade a serviço da Igreja. Dirigiu com suma prudência, como ministro geral, a Ordem dos Menores, segundo o espírito de São Francisco. Quando trabalhava na preparação do Concílio de Lião II, passou à bem-aventurança eterna.

Santos Eutrópio, Zósima e Bonosa, mártires (†data inc.).

16. XV Domingo do Tempo Comum.

Nossa Senhora do Carmo.

17. Bem-aventurados Inácio de Azevedo, presbítero, e trinta e nove companheiros, mártires (†1570).

Santa Marcelina, virgem (†s. IV f.). Irmã de Santo Ambrósio, recebeu do Papa Libério, na Basílica de São Pedro, o véu de consagrada.

Divulgação
São Charbel Makhluf

18. São Filastro, bispo (†c. 397). Grande pregador da verdade, opôs-se ao bispo ariano Auxêncio. Participou do Concílio de Aquileia. Em Milão, como hospede de Santo Ambrósio, conheceu Santo Agostinho. Sua vida e morte foram louvadas por São Gaudêncio, seu sucessor.

19. Santos Macedónio, Teódulo e Taciano, mártires (†c. 362). No tempo do imperador Juliano o Apóstata, por ordem do governador Almáquio, foram colocados sobre grades de ferro em brasa, onde consumaram com alegria o seu martírio.

Beata Estila, virgem (†c. 1140).

20. Santo Elias, profeta (séc. IX a.C).

São Paulo, diácono e mártir (†851). Instruído pelo exemplo e pela palavra de São Sisenando, não temeu censurar aos príncipes e magistrados dos mouros a falsidade do seu culto. Confessando a fé em Cristo como verdadeiro Deus, recebeu a palma do martírio em Córdova, Espanha.

21. São Lourenço de Bríndisi, presbítero e Doutor da Igreja, (†1619).

22. Santa Maria Madalena, virgem (†s. I).

São Vandregisilo, abade (†c. 668). Abandonando a corte do rei Dagoberto, abraçou a vida monástica. Promovido ao sacerdócio por Santo Auduíno, bispo de Rouen, fundou e dirigiu um mosteiro na floresta de Jumièges, na França.

23. XVI Domingo do Tempo Comum.

Santa Brígida, religiosa (†1373).

24. São Charbel Makhluf, presbítero (†1898). Pertencia à Ordem dos Maronitas Libaneses. Animado pelo desejo de austera solidão e da mais alta perfeição, passou do cenóbio de Anaia, no Líbano, ao ermo, onde serviu a Deus dia e noite numa rigorosa sobriedade de vida com jejuns e orações.

Beata Cristina, virgem (†c. 1224). Cognominada a Admirável, devido às maravilhas operadas por Deus em seu favor, tanto pelos sofrimentos corporais quanto pelos êxtases místicos. Decidiu viver retirada, entregue à piedade e à penitência.

25. São Tiago Maior, Apóstolo (†s. I).

Santa Glodesinda, abadessa († s. VI). Nascida em uma família nobre, foi prometida em matrimônio por seus pais, apesar de ter consagrado sua virgindade a Deus. Entretanto, tendo seu futuro esposo falecido antes do casamento, recebeu permissão para entrar na vida religiosa em Tréveris, na Alemanha. Em Metz, França, construiu um mosteiro beneditino, do qual foi abadessa até a sua morte.

26. São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora.

Santo Erasto, bispo e mártir (†s. I). Tesoureiro em Corinto, foi grande colaborador na evangelização junto a São Paulo.

27. São Celestino I, papa (†432). Em defesa da Igreja e procurando sua expansão, constituiu o episcopado na Inglaterra e na Irlanda e apoiou o Concílio de Éfeso, no qual, em oposição a Nestório, foi definida a Maternidade Divina da Bem-aventurada Virgem Maria.

28. São Cameliano, bispo († s. VI). Foi discípulo de São Lopo de Troyes e seu sucessor.

29. Santa Marta, virgem (†s. I).

São Luís Martin, pai de família (†1894). Pai de Santa Teresa do Menino Jesus.

30. XVII Domingo do Tempo Comum.

São Pedro Crisólogo, bispo (†c. 450).

31. Santo Inácio de Loyola, presbítero e fundador da Companhia de Jesus (†1556).

Beatas Esperança da Cruz (Teresa Subirá Sanjaume) e companheiras, virgens e mártires (†1936). Religiosas da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias, assassinadas por ódio à Fé, durante a perseguição religiosa na Guerra Civil Espanhola.

Artigos populares