1. São Leôncio, bispo (†c. 433). Primeiro bispo conhecido da diocese de Fréjus. Apoiou a fundação monástica de Santo Honorato, na ilha de Lérins.
2. Santo Habacuc, profeta (†Antigo Testamento). Oitavo Profeta Menor; profetizou o cativeiro do seu povo, a ruína do império dos caldeus e a libertação dos judeus por Ciro; em sua profecia também encontramos menção à libertação do gênero humano, trazida por Nosso Senhor.
3. I Domingo do Advento.
São Francisco Xavier, presbítero (†1552).
4. São Félix de Bolonha, bispo (†431/432). Exerceu o ministério de diácono em Milão, durante o episcopado de Santo Ambrósio, a cujo santo passamento assistiu.
Santa Adraílde (ou Ada), abadessa (†d. 692). Dirigiu o mosteiro de Santa Maria de Le Mans, na Nêustria, na atual França.
5. São Sabas, abade (†532). Nasceu na Capadócia. Retirou-se para o deserto da Judeia. Mais tarde instituiu um novo estilo de vida eremítica em sete mosteiros, que se chamaram “lauras”, nas quais os eremitas se reuniam sob a direção de um superior. Resplandeceu pelo exemplo de santidade e lutou com ardor pela Fé de Calcedônia.
6. Santa Vitória, mártir (†s. V). Martirizada durante a perseguição dos Vândalos, na África Setentrional, no tempo de Hunerico, rei ariano, juntamente com outros santos, entre eles Santa Dionísia e seu filho Majórico.
7. Santo Ambrósio, bispo e Doutor da Igreja (†397).
São João o Silencioso (ou Hesicaste), monge (†558). Renunciou ao episcopado de Colônia, na antiga Armênia, optando por viver como monge na laura de São Sabas, servindo com humildade os irmãos e em austera solidão e silêncio.
8. Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Santo Eucário, bispo (†s. III). Considerado o primeiro prelado da sede episcopal de Tréveris, na Gália Bélgica, na atual Alemanha.
9. São João Diego Cuauhtlatoatzin (†1548). Índio vidente de Nossa Senhora de Guadalupe.
10. II Domingo do Advento.
11. São Dâmaso I, papa (†384). Em tempos muito difíceis, reuniu numerosos sínodos para defender a Fé de Niceia contra os cismas e diversas heresias. Estimulou São Jerônimo a traduzir os Livros Sagrados para o latim e honrou piedosamente os sepulcros dos mártires, adornando-os com inscrições em versos.
12. Nossa Senhora de Guadalupe. Padroeira da América Latina.
Beato Tiago Capócci, bispo (†1308). Sendo eremita de Santo Agostinho, foi chamado a dirigir a Igreja de Benevento e depois a de Nápoles; durante seu governo, iluminou-as com sua sabedoria, doutrina e prudência. Empenhou-se no processo de canonização de São Pedro Celestino.
13. Santa Luzia, virgem e mártir (†304/305). Martirizada em Siracusa, na Sicília.
Beato João (Francisco) Marinóni, presbítero (†1562). Membro dos Teatinos, colaborou com São Caetano para a reforma do clero e a salvação das almas.
14. São João da Cruz, presbítero e Doutor da Igreja (†1591).
Beato Protásio (António Cubells Minguell), mártir (†1936). Religioso da Ordem de São João de Deus. Morto em ódio à religião durante a perseguição contra a Igreja, na Guerra Civil Espanhola.
15. São Valeriano, bispo (†d. 460). Bispo de Avensa, na África Setentrional. Com mais de oitenta anos de idade, na perseguição dos vândalos foi intimado pelo rei ariano Genserico a entregar os objetos sagrados da Igreja. Como se recusou, viveu por muito tempo a céu aberto na via pública, terminando o curso de sua vida como confessor da verdadeira Fé.
16. Santo Adão, bispo (†875). Honrou egregiamente a memória dos santos redigindo um Martirológio.
Beata Maria dos Anjos (Mariana Fontanella), virgem (†1717). Pertencia à Ordem das Carmelitas; tornou-se insigne pelas suas penitências e pela virtude da obediência.
17. III Domingo do Advento.
18. Santos Nanfamão, Migínio, Sanámis e Lucita, mártires (†data inc.). Segundo o testemunho do pagão Máximo de Madaura numa carta a Santo Agostinho, o povo cristão devotava-lhes grande veneração.
19. São Gregório de Auxerre, bispo (†s. VI). Foi o duodécimo bispo de Auxerre, França, deixando marcada a diocese com sua santidade.
20. São Filogônio, bispo (†324). Chamado por vontade divina do ofício de advogado ao governo da Igreja de Antioquia, foi um dos primeiros que, juntamente com o bispo Santo Alexandre e companheiros, combateram contra Ario pela fé católica. São João Crisóstomo celebra-o com um eloquente panegírico.
21. São Pedro Canísio, presbítero e Doutor da Igreja (†1597).
Beato Pedro Friedhofen, religioso (†1860). Após passar por diversas vicissitudes, fundou em Weitersburg, Alemanha, a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.
22. Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917).
Quarenta e três santos monges mártires (†c. séc. IV.). Comemora-se em Rahiti, região do Egito, esses heróis da Fé mortos pelos blémios, povo nômade daquela região, em ódio à religião cristã.
23. São Torlaco, bispo (†1193). Governou a diocese de Skálholt, na Islândia; empenhou-se na reforma dos costumes do clero e do povo.
São João de Kenty, presbítero (†1473). Dedicou-se, durante muitos anos, ao ensino na Universidade de Cracóvia e depois assumiu o ministério pastoral da paróquia de Olkusz, onde associou às suas grandes virtudes o testemunho de uma reta fé e foi para os seus colaboradores e discípulos exemplo de piedade e caridade para com o próximo.
24. IV Domingo do Advento.
25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Eugênia, mártir (†s. III/IV). Romana martirizada provavelmente no reinado de Valeriano, enterrada no cemitério de Aproniano, junto à Via Latina.
26. Santo Estêvão, diácono e protomártir (†s. I).
São Zenão, bispo (†d. 400). Regeu a diocese de Maiuma, na Palestina, e edificou uma basílica dedicada aos santos mártires Eusébio, Nestábio e Zenão, seus primos.
27. São João, Apóstolo e Evangelista (†s. I).
28. Santos Inocentes, mártires (†s. I).
São Teonas, bispo (†300). Mestre e predecessor de São Pedro mártir.
29. São Tomás Becket, bispo e mártir (†1170).
São Trófimo, bispo (†s. III). Considerado o primeiro bispo de Arles, na Provença, região da Gália, atual França.
30. São Bernardo de Rebolledo e João de Luna, mártires (†1400). Da Ordem dos Mercedários, foram capturados por piratas quando navegavam pela costa da África, onde iriam cumprir missão. Conduzidos a Marselha, foram torturados até a morte.
Beata Eugenia Ravasco, virgem e fundadora (†1845). Natural de Milão, fundou o Instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
31. Festa da Sagrada Família.
São Silvestre I, papa († 335). Governou a Igreja no período de paz outorgada pelo Imperador Constantino I. Foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.