Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Fevereiro

1. São Raimundo, fundador (†1160). Abade do mosteiro de Fitero, Espanha. Fundou a Ordem de Calatrava e foi insigne defensor do Cristianismo.

2. Apresentação do Senhor.

São Lourenço, bispo (†619). Governou a Igreja de Cantuária, na Inglaterra, depois de Santo Agostinho e converteu à Fé cristã o Rei Edvaldo.

3. São Brás, bispo e mártir (†320).

São Leônio, presbítero (†s. IV). Segundo a tradição, foi discípulo de Santo Hilário de Poitiers.

4. V Domingo do Tempo Comum.

Santo Aventino, (†537). É venerado como auxiliar do Bispo São Lopo de Troyes.

5. Santa Águeda, virgem e mártir (†c. 251).

São Sabas, o Jovem, monge (†995). Durante a incursão dos sarracenos, junto com o seu irmão Macário, propagou incansavelmente a vida cenobítica nas regiões da Calábria e da Lucânia.

6. São Paulo Miki e companheiros,  mártires (†1597).

Santa Rénula (ou Reinilde), abadessa (†s. VIII). Regeu o mosteiro de Eike, na região de Tongres, no Brabante da Austrásia, atualmente Bélgica.

7. São João de Triora (Francisco Maria Lântrua), presbítero e mártir (†1816). De origem italiana, entrou aos 17 anos para a Ordem dos Frades Menores. Após ordenado sacerdote, ofereceu-se para as missões, sendo designado às regiões da China. Foi martirizado por enforcamento, em Changsha, cidade do Hunan.

8. Santo Estêvão, abade (†1124). Fundador da Ordem de Grandmont.

9. Beata Ana Catarina Emmerich,  virgem (†1824). Religiosa agostiniana favorecida com grandes dons místicos.

10. Santa Escolástica, virgem (†547).

Beatos Pedro Fremond e cinco companheiras, mártires (†1794). Fuzilados durante a Revolução Francesa por sua fidelidade à Igreja Católica.

11. VI Domingo do Tempo Comum.

Nossa Senhora de Lourdes.

12. Beata Umbelina, religiosa (†1136). Convertida dos prazeres do mundo por seu irmão São Bernardo de Claraval. Com o assentimento de seu esposo, entregou-se à vida monástica. Foi prioresa do mosteiro de Jully, na região de Troyes, na França.

13. Beato Jordão de Saxônia, presbítero (†1237). Sucessor e imitador de São Domingos, propagou com intenso vigor a Ordem Dominicana; morreu em um naufrágio, próximo da costa da Palestina.

14. Quarta-feira de Cinzas.

São Cirilo, monge (†869) e São Metódio, bispo (†885).

Flávio Lourenço
Beata Umbelina

15. São Decoroso, bispo (†d. 680). Governou a diocese de Cápua, na Itália, durante trinta anos.

Beato Miguel Sopocko, presbítero (†1975). Fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso. Confessor de Santa Faustina Kowalska e grande propagador da devoção à Divina Misericórdia. Morreu em Bialystok, Polônia.

16. Beata Filipa Maréri, virgem (†1236). Ao ouvir uma pregação de São Francisco de Assis, tomou-se de entusiasmo pela perfeição evangélica e decidiu desprezar os faustos do mundo para abraçar a forma de vida de Santa Clara, recém-estabelecida em sua terra.

17. Sete Santos Fundadores dos Servitas. São eles: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri. Eram comerciantes em Florença, mas retiraram-se de comum acordo para o Monte Senário, onde se consagraram ao serviço da Virgem Maria, fundando uma Ordem sob a Regra de Santo Agostinho. São comemorados todos nesse dia no qual, em 1310, segundo a tradição, morreu o último deles, Aleixo, já centenário.

18. I Domingo da Quaresma.

19. São Mansueto de Milão, bispo (†680). Combateu com ardor a heresia dos monotelistas.

20. Santos Francisco (†1919) e Jacinta Marto (†1920).

Cinco beatos mártires (†303). No tempo do Imperador Diocleciano, foram mortos em Tiro da Fenícia, no atual Líbano. Primeiro foram flagelados com azorragues em todo o corpo, depois desnudados, lançados à arena e atirados a vários gêneros de feras, manifestando sempre a mesma constância e firmeza. Permanecendo incólumes ao perigo das feras, foram finalmente passados ao fio da espada.

21. São Pedro Damião, bispo e Doutor da Igreja (†1072).

Beato Tomás Pormort, presbítero e mártir (†1592). No reinado de Isabel I da Inglaterra, foi torturado no cárcere por causa do seu sacerdócio; consumou o martírio no suplício da forca, junto à Catedral de São Paulo.

22. Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo.

São Maximiano,  bispo (†556). Cumpriu com fidelidade o seu ministério pastoral e combateu contra os hereges pela unidade da Igreja.

23. São Policarpo, bispo e mártir (†155).

Beato Luís Mzyk, presbítero e mártir (†1942). Membro da Sociedade do Verbo Divino. Durante a ocupação militar na Polônia, foi assassinado pelos guardas do quartel militar, dando testemunho de Cristo até à morte.

24. Beato Tomás Maria Fusco,  presbítero (†1891). Fundador do Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

Divulgação (CC3.0)
Beata Piedade da Cruz

25. II Domingo da Quaresma.

Santa Valburga, abadessa (†779). A pedido de São Bonifácio e dos seus irmãos São Vilebaldo e São Vinebaldo, foi da Inglaterra para a Alemanha, onde dirigiu excelentemente dois mosteiros, um de monges e outro de monjas.

26. São Faustiniano, bispo (†s. IV). Dirigiu a diocese de Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, no tempo de Diocleciano. Exímio pastor, pela pregação fortaleceu e fez crescer a comunidade sob seus cuidados, enfrentando com galhardia os tempos difíceis da perseguição.

Beata Piedade da Cruz (Tomasina Ortiz Real), virgem (†1916). Fundou a Congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração de Jesus.

27. São Gregório de Narek, monge e Doutor da Igreja (†1005). Evangelizador dos Armênios, ilustre pela doutrina, escritos e ciência mística.

Santa Honorina, virgem e mártir (†303). Segundo a tradição, foi martirizada em Mélamare, comuna francesa, e seu corpo foi atirado ao Rio Sena indo parar em Graville, onde foi recolhido e sepultado pelos cristãos.

Divulgação (CC3.0)
Santa Honorina

28. Beatos Gaspar Kizaemon e Maria Mine, mártires (†1627). Esposos, martirizados com outros companheiros, no Japão.

29. Santo Hilário, Papa (†468). Sucessor de São Leão Magno no sólio pontifício, confirmou os concílios de Niceia, Éfeso e Calcedônia, defendendo a primazia da Sede Romana. Além de erigir um mosteiro dedicado a São Lourenço, edificou diversos oratórios, sendo um deles em honra a São João Batista, e zelou pela dignidade do culto.

Beata Antônia de Florença, viúva (†1472). Fundadora e primeira abadessa do Mosteiro do Corpo de Cristo, com a observância da primeira Regra de Santa Clara.

Artigos populares