1. Sete santos varões apostólicos, bispos (†data inc.). Segundo a tradição, os sete varões apostólicos foram discípulos do Apóstolo São Tiago Maior, enviados por São Pedro e São Paulo para evangelizar a Hispânia, sendo cada um bispo de uma sede. São eles: Torcato, bispo de Guádix; Ctesifonte, em Berja; Segundo, em Ávila; Indalécio, em Almeria; Cecílio, em Elvira (Granada); Hesíquio, em Carcesa e Eufrásio, em Andújar.
2. Santo Atanásio, bispo e Doutor da Igreja (†373).
Beato Guilherme Tirry, presbítero e mártir (†1654). Agostiniano, por perseverar fiel à Igreja Romana, foi martirizado sob o governo de Oliver Cromwel, em Clonmel, Irlanda.
3. São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos (†séc. I).
Santo Ansfredo, bispo (†1008). Filho de uma nobre família, seguiu primeiro a carreira militar e depois encetou a via clerical.
4. Beato Ladislau de Gielniow, presbítero (†1505). Religioso franciscano falecido em Varsóvia, pregou com zelo a Paixão de Nosso Senhor e compôs piedosos hinos em seu louvor.
5. VI Domingo da Páscoa.
São Mauronto, abade e diácono (†702). Discípulo de Santo Amando.
6. Beatos Henrique Kaczorowski e Casimiro Gostynski, presbíteros e mártires (†1942). Deportados da Polônia na ocupação militar, foram levados para o campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde foram intoxicados numa câmara de gás mortífero.
7. São Cenerico, diácono e monge (†séc. VII). Depois de visitar os sepulcros de São Martinho de Tours e São Julião de Le Mans, abraçou uma vida de solidão e austeridade.
Santa Rosa Veneríni, virgem (†1728). Em Viterbo, juntamente com as Piedosas Mestras, abriu as primeiras escolas na Itália para a instrução da juventude feminina.
8. Santo Acácio, soldado e mártir (†303). Militar romano, natural da Capadócia, decapitado em Bizâncio durante a perseguição de Diocleciano. Constantino, o Grande, construiu uma igreja em sua honra.
9. Beato Forte Gabriélli, eremita (†1040). Proveniente de Gubbio, comuna italiana, após viver muitos anos a vida eremítica, ingressou no mosteiro camaldulense de Fonte Avellana, na Úmbria, sendo nessa comunidade contemporâneo de São Pedro Damião.
10. São João de Ávila, presbítero e Doutor da Igreja (†1569).
Beata Beatriz d’Este, virgem (†1226). Fundou o mosteiro de Gêmmola nas colinas Eugâneas e, no breve tempo da sua vida monástica, percorreu um caminho árduo de santidade.
11. Beatos João Rochester e Jaime Walwort, presbíteros e mártires (†1537). Monges da Cartuxa de Londres. Durante o reinado de Henrique VIII, por perseverarem fiéis à Igreja, foram suspensos por cadeias nas ameias da cidade de York, até a morte.
12. Solenidade da Ascensão do Senhor.
Beata Joana de Portugal, virgem (†1490). Filha do rei Afonso V, renunciou à via matrimonial, aspirando ser religiosa. Serviu a Deus na Ordem dos Pregadores e depois de uma vida de extraordinária piedade, morreu no mosteiro dominicano de Aveiro, em Portugal.
13. Nossa Senhora de Fátima (1917).
Beata Madalena Albríci, abadessa (†1834). Ainda jovem, professou na Ordem Agostiniana em Brunate, na província de Como; reconhecida por suas virtudes, foi eleita abadessa, cargo no qual estimulou de modo eminente o fervor das irmãs religiosas.
14. São Matias, Apóstolo (†séc. I).
São Galo, bispo (†551). Varão humilde e pacífico, foi tio paterno de São Gregório de Tours.
15. Santo Aquileu, bispo (†séc. IV). Cognominado o Taumaturgo, tomou parte no primeiro Concílio Ecumênico de Niceia e, animado de grande zelo apostólico, evangelizou vários povos pagãos.
16. Beato Vital Vladimiro Bajrak, presbítero e mártir (†1946). Nascido em Ternopil, Ucrânia, aos quinze anos entrou na Ordem Basiliana de São Josafat. Com a implantação do regime soviético, escreveu um artigo denunciando a perseguição religiosa, fato pelo qual foi detido e levado para um campo de concentração, onde, pelo combate da fé, alcançou o fruto da vida eterna.
17. Santo Adrião, mártir (†c. séc. IV). Martirizado em Alexandria, no Egito.
Beatos Joaquim Mine Sukedayu, Paulo Nishida Kyuhachi e companheiros, mártires (†1627). Em Unzen, no Japão.
18. São João I, Papa e mártir (†526). Enviado pelo rei ariano Teodorico ao imperador Justino de Constantinopla, foi o primeiro Pontífice Romano a celebrar o sacrifício pascal naquela igreja; no regresso de Constantinopla, foi recebido de forma indigna pelo mesmo Teodorico e metido no cárcere. Morreu em Ravena, na Emília-Romanha, como vítima de Cristo Senhor.
19. Solenidade de Pentecostes.
20. São Bernardino de Sena, presbítero (†1444).
Beata Josefa (Hendrina Stenmanns), virgem (†1903). Co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, em Steyl, Holanda.
21. São Cristóvão Magalhães, presbítero, e companheiros, mártires (†1927).
Beatos Manuel Gómez González, presbítero, e Adílio Da Ronch, mártires (†1924). Sacerdote espanhol e pároco de Soledade e Nonoai, municípios do Rio Grande do Sul. Enquanto visitava as capelas da região junto com o seu coroinha Adílio, foram assassinados por revolucionários armados na localidade de Feijão Miúdo.
22. Santa Rita de Cássia, religiosa (†1457).
Santa Júlia, virgem e mártir (†data inc.). Venerada na ilha da Córsega, sendo padroeira dessa localidade.
23. Santo Esperança (ou Exuperâncio), abade (†c. 517). Religioso do convento de Campi, na Itália central, contraiu cegueira na juventude, suportando esse infortúnio com paciência e mansidão. Tornou-se abade e exerceu o encargo com santidade.
24. Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos (1816).
Beata Joana (†séc. I). Esposa de Cuza, procurador de Herodes, juntamente com outras mulheres, serviam Jesus e os Apóstolos; no dia da Ressurreição do Senhor estava entre as que encontraram a pedra do túmulo removida e O anunciaram aos discípulos.
25. São Dionísio Ssebuggwawo, mártir (†1886). Aos dezesseis anos de idade, por ter instruído dois pajens da corte nos rudimentos da religião cristã, foi degolado pelo próprio rei Mwanga, em Uganda, África.
26. Solenidade da Santíssima Trindade.
São Filipe Néri, presbítero (†1595).
27. Santo Agostinho de Cantuária, bispo (†604/605).
São Restituto, mártir (†c. séc. IV).
28. Santa Helicônides, mártir (†séc. III). No tempo do imperador Gordiano, sob a jurisdição do governador Perênio e do seu sucessor Justino, depois de suportar muitos tormentos, consumou seu martírio sendo decapitada.
Beato Herculano de Piegaro, presbítero (†1451). Pertencia à Ordem Franciscana, foi exímio pregador e resplandeceu pela austeridade de vida e teve reputação de taumaturgo.
29. Beato José Gerard, presbítero (†1914). Missionário dos Oblatos de Maria Imaculada, pregou o Evangelho incansavelmente em regiões da África Austral.
30. Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
31. Visitação de Nossa Senhora.
Santa Camila Baptista de Varano, abadessa (†1524). Após uma juventude frívola converteu-se, ingressando na vida religiosa. Tornou-se abadessa de um mosteiro de clarissas fundado por seu pai, onde experimentou grandes tribulações e também consolações místicas.