1. Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e Doutor da Igreja (†1787).
Santos Domingos Nguyên Van Hanh (Diêu) e Bernardo Vu Van Duê, presbíteros e mártires (†1838). No tempo do imperador Minh Mang, foram decapitados por sua fé em Cristo, em Nam Dinh, Tonquim, Vietnã.
2. Santa Centola, mártir (†data inc.). Venerada em Burgos, Espanha.
São Justino Maria Russolíllo, presbítero (†1955). Em 1920, fundou a Sociedade das Divinas Vocações, comumente chamados Padres Vocacionistas, em Pianura, Nápoles, na Itália.
3. Beato Francisco Bandrés Sánchez, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote salesiano. Durante a perseguição religiosa desencadeada na Guerra Civil Espanhola, foi assassinado no sótão do Hotel Colón.
4. XVIII Domingo do Tempo Comum.
São João Maria Vianney, presbítero (†1859).
5. Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior.
Santa Nona, mãe de família (†374). Mãe de São Gregório Nazianzeno. Teve a honra de converter o marido, São Gregório o Velho, ao cristianismo.
6. Transfiguração do Senhor.
Santos Justo e Pastor, mártires (†304). Eram irmãos; ainda crianças, por serem cristãos, foram degolados em Alcalá de Henares, Espanha.
7. São Miguel de la Mora, presbítero e mártir (†1927). Durante a perseguição religiosa no México, por sua condição sacerdotal, foi coroado com o martírio, em Colima.
Beato Vicente, religioso (†1504). Pertencente à Ordem dos Menores, tornou-se insigne pela sua humildade e espírito de profecia.
8. São Domingos de Gusmão, presbítero (†1221). Fundador da Ordem dos Pregadores.
Santo Altmano, bispo (†1091). Governou a diocese de Passau, na Alemanha. Fundou numerosas comunidades de clérigos com a regra de Santo Agostinho; restaurou a disciplina do clero e, por defender a liberdade da Igreja, foi expulso da sua sede pelo imperador Henrique IV, e morreu no exílio.
9. São Bandarido, bispo e abade (†566). Foi bispo de Soissons, França, exilado por Clotário I.
10. São Lourenço, diácono e mártir (†258).
São Blano, bispo (†s. VI). Discípulo de São Congal, na Irlanda.
11. XIX Domingo do Tempo Comum.
Santa Clara de Assis, virgem e fundadora (†1253).
12. Santa Joana Francisca Frémyot de Chantal, religiosa (†1641). Depois da morte do esposo, sob a direção de São Francisco de Sales, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, a qual dirigiu com sabedoria.
13. Beata Gertrudes de Altenberg, abadessa (†1297). Ainda criança, foi oferecida a Deus no mosteiro premonstratense de Altenberg, no território de Wetzlar, na Alemanha, por sua mãe, Santa Isabel, rainha da Hungria.
14. São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir (†1941).
Santo Antônio Primaldo, mártir (†1480). Tecelão idoso e intrépido, exortou a perseverar na fé cerca de oitocentos católicos que estavam sendo constrangidos a renegar a verdadeira religião durante uma incursão dos soldados otomanos em Otranto, na Itália meridional. Por terem perseverado, foram decapitados.
15. Beata Juliana de Busto Arsízio, virgem (†1501). Proibida de seguir a via religiosa, viu-se na contingência de fugir de casa e passou a viver com a eremita Beata Catarina de Pallanza; mais tarde ingressou no mosteiro do Sacro Monte di Varese como irmã conversa.
16. Beato Simão Bokusai Kyota, catequista e mártir (†1620). Foi martirizado de cabeça para baixo, por ordem do governador Yetsundo, por ódio ao nome de Cristo, em Kokura, no Japão, junto com sua esposa Madalena Bokusai Kyota e outro casal, Tomé Gengoro e Maria, além do filho Tiago.
São Roque de Montpellier, peregrino (†c. 1379).
17. Santa Joana Delanoue, virgem (†1736). Fundadora do Instituto das Irmãs de Santa Ana da Providência.
18. Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (no Brasil, transferida do dia 15).
Santo Agapito, mártir (†data inc.). Martirizado em Palestrina, no Lácio, região da Itália.
19. São João Eudes, presbítero (†1680).
São Bertolfo, abade (†639). Sucessor de Santo Atala no cenóbio de Bóbbio, na Ligúria.
20. São Bernardo de Claraval, abade e Doutor da Igreja (†1153).
Beatos Luís Francisco Le Brun e Gervásio Brunel, presbíteros e mártires (†1794). O primeiro foi monge da Congregação Beneditina de Santo Amaro; o segundo, prior da Abadia Cisterciense da Trapa; ambos foram detidos em condições desumanas durante a Revolução Francesa, num barco-prisão ancorado no largo de Rochefort.
21. São Pio X, Papa (†1914).
22. Nossa Senhora Rainha.
São João Wall, presbítero e mártir (†1679). Pertencia à Ordem dos Frades Menores; no reinado de Carlos II da Inglaterra, foi suspenso na forca e depois esquartejado.
23. Santa Rosa de Lima, virgem (†1617).
São Flaviano, bispo (†s. VI). Governou a diocese de Autun, França.
24. São Bartolomeu, Apóstolo (†s. I).
Beato José Polo Benito, presbítero e mártir (†1936). Assassinado em ódio à Igreja, durante a Guerra Civil Espanhola.
25. XXI Domingo do Tempo Comum.
São Gregório de Utrecht, abade (†775). Ainda adolescente, ao conhecer São Bonifácio, tornou-se seu discípulo e companheiro nas viagens evangelizadoras para a conversão da Turíngia e de Hessen; mais tarde, tornou-se abade do mosteiro de São Martinho e formou muitos missionários, como São Ludgero, o qual escreveria sua vida. Após o martírio de seu mestre, dirigiu a missão frísia durante vinte anos e serviu de administrador da Igreja de Utrecht, nos Países Baixos.
26. Santo Alexandre de Bérgamo, mártir (†s. III/IV). Centurião da legião tebana.
Santa Maria de Jesus Crucificado (Mariam Baouardy), religiosa († 1878). Nasceu na Galileia, de pais greco-católicos, tornando-se órfã muito cedo. Educada por um tio, aos doze anos foge para não contrair o matrimônio que lhe propunham. Por defender a Fé católica, tem sua garganta cortada por um muçulmano enfurecido, mas é milagrosamente curada. Ingressou na Ordem do Carmo, onde teve uma vida de intensas graças místicas. Fundou os Carmelos de Belém e de Nazaré.
27. Santa Mônica, mãe de família (†387). Por sua fé, lágrimas e orações, alcançou de Deus a conversão de seu filho, Santo Agostinho.
São Rufo, mártir (†s. III/IV). Venerado em Cápua, na Campânia, região da Itália.
28. Santo Agostinho, bispo e Doutor da Igreja (†430).
Santa Zélia Maria Guerin, mãe de família (†1877). Mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus.
29. Martírio de São João Batista.
São Sébio, rei e monge (†c. 693). Rei dos Saxões Orientais. Após trinta anos de reinado, pressentindo que a morte se aproximava, abdicou e tomou o hábito monástico em Londres, morrendo pouco depois.
30. São Pamáquio, senador (†410). Procedente da nobre família romana dos Camilos, devotou grande amizade a São Jerônimo. Seguindo a carreira política, ocupou importantes cargos públicos, tornou-se insigne por sua generosidade e zelo pela pureza da fé. Erigiu no Monte Célio a Basílica de São João e Paulo, dedicada aos dois soldados romanos martirizados na perseguição de Juliano, o Apóstata.
Beato Estêvão Nehmé (José Nehmé), religioso (†1938). Pertencia à Ordem Maronita Libanesa.
31. Beato André de Borgo Sansepolcro, presbítero (†1315). Da Ordem dos Servos de Maria, preclaro por sua austeridade e vida contemplativa.