Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Setembro

1. XXII Domingo do Tempo Comum.

Beata Juliana de Collalto, abadessa (†1262). Ingressou num mosteiro beneditino aos dez anos de idade. Mais tarde tornou-se abadessa do mosteiro de Veneza, o qual regeu santamente até o fim de sua vida.

2. Beato Esíquio José (Baldomero Margenat Puigmitjá), mártir (†1936). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, assassinado por ódio à vida religiosa durante a perseguição contra a Igreja, em Orriols, na Catalunha, Espanha.

3. São Gregório Magno, papa e Doutor da Igreja (†604).

Beatos Bartolomeu Gutierrez, presbítero, e cinco companheiros,  mártires (†1632). Em Nagasaki, Japão, por ódio à fé cristã. Foram imersos em águas sulfúreas ferventes e depois lançados ao fogo.

4. São Fredaldo, bispo e mártir (†s. IX). Governou a diocese de Mende, na França.

5. Santos Pedro Nguyen Van Tu, presbítero dominicano, e José Huang Luong Canh, médico (†1838). Foram degolados em Nihn Tai, cidade do Tonquim, atual Vietnã.

6. São Leto, bispo e mártir (†s. V). Comemorado junto com os santos confessores Donaciano, Presídio, Mansueto, Germano e Fúsculo, bispos na África Setentrional, os quais, por sua integridade e firmeza na Fé, foram espancados e depois exilados por ordem do Rei Hunerico, a fim de não participarem do debate entre católicos e arianos sobre a consubstancialidade do Filho com o Pai. São Leto, Bispo de Nepta, depois de um longo cativeiro, foi o único a ser martirizado em defesa da verdadeira doutrina. Foi queimado vivo.

7. Santa Regina, mártir (†data inc.). Segundo a tradição, seu pai, não conseguindo apartá-la da religião cristã, mandou decapitá-la, em Alésia, na Gália, região que atualmente leva seu nome, Alise-Sainte-Reine.

8. XXIII Domingo do Tempo Comum.

Natividade de Nossa Senhora.

Beato Ladislau Bladzinski, presbítero e mártir (†1944). Membro da Congregação de São Miguel, foi preso pelos nazistas e deportado da Polônia, sua pátria, para trabalhos forçados em pedreiras, em Gross-Rosen, localidade da Alemanha, onde foi assassinado.

9. São Pedro Claver, presbítero (†1654).

Beata Maria de la Cabeza (Maria Toríbia)  (†s. XII). Esposa de Santo Isidro Lavrador, compartilhou a vida de religiosidade e boas obras de seu esposo.

10. Santo Ambrósio Eduardo Barlow, presbítero e mártir (†1641). Pertencia à Ordem de São Bento. Durante vinte e quatro anos confirmou na Fé e na piedade os católicos da região de Lencastre. Preso quando pregava, foi depois enforcado no patíbulo de Tyburn, em Londres.

Beatos Sebastião Kimura, Francisco Morales, presbíteros, e cinquenta companheiros mártires (†1622). Sebastião Kimura pertencia à Companhia de Jesus e Francisco, à Ordem dos Pregadores. Foram martirizados com diversos outros religiosos e civis, em Nagasaki, Japão.

11. São Pafúncio, bispo (†s. IV). Bispo no Egito, no tempo do imperador Galério Maximino. Foi um dos confessores da Fé; participou no Concílio de Niceia, onde defendeu com vigor a Fé católica contra os arianos. Depois de lhe ser vazado o olho direito e cortado o tendão do pé esquerdo, foi condenado às minas.

12. Santíssimo Nome de Maria.

Beato Pedro Sulpício Cristóvão Faverge, mártir (†1794). Irmão Lassalista encarcerado durante a Revolução Francesa por ser religioso; dedicou todos os seus cuidados aos companheiros de prisão. Atingido por uma enfermidade contagiosa, morreu piedosamente no barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort.

13. São João Crisóstomo, bispo e Doutor da Igreja (†407).

Santo Emiliano, bispo (†374). Venerado como o primeiro bispo de Valence, na Gália Lionense, atual França.

14. Exaltação da Santa Cruz.

Santo Alberto, bispo (†1215). Transferido da Igreja de Vercelas para a Igreja de Jerusalém, compôs uma regra para os eremitas do Monte Carmelo. Enquanto celebrava a festa da Exaltação da Santa Cruz, foi morto à espada por um homem ímpio, rancoroso por ter sido repreendido.

15. XXIV Domingo do Tempo Comum.

Flávio Lourenço
Santa Ricarda (18 de setembro)

Nossa Senhora das Dores.

16. São Cornélio, papa (†253), e São Cipriano, bispo (†258), mártires.

Santa Edite, virgem (†c. 984). Filha do rei dos anglos, educada desde tenra idade no mosteiro de Wilton, abraçou com humildade a vida consagrada e negou-se a ser abadessa. Repleta de virtudes, faleceu com 23 anos de idade.

17. São Roberto Belarmino, bispo e Doutor da Igreja (†1621).

Santa Hildegarda de Bingen, virgem e Doutora da Igreja (†1179). Célebre por sua sabedoria nas ciências naturais, na medicina e na arte musical, bem como na contemplação mística.

18. Santa Ricarda, imperatriz (†895). Filha do conde de Alsácia, foi imperatriz do Sacro Império Romano Germânico e oriental como esposa de Carlos III. Beneficiou muitos mosteiros e, com seus bens patrimoniais, fundou a Abadia de Andlau, à qual, depois do falecimento do seu esposo, se retirou, dedicando-se à piedade e às boas obras.

19. São Januário, bispo e mártir (†s. IV).

Santo Eustóquio, bispo (†461). Procedendo da ordem senatorial, foi um homem santo e religioso e sucedeu a São Brício na sede episcopal de Tours.

20. Santo André Kim Tae-gon, presbítero, Paulo Chong Ha-sang e companheiros, mártires (†1839-1867).

Beato Francisco de Posadas,  presbítero (†1713). Dominicano, insigne por sua vida de penitência, humildade e caridade, durante quarenta anos anunciou Cristo, em Córdova, Espanha.

21. São Mateus, Apóstolo e Evangelista (†s. I).

São Quadrato, apologista (†s. II). Foi discípulo dos Apóstolos. Na perseguição do imperador Adriano, na região da Grécia, congregou com fé intrépida e zelo pastoral os católicos dispersos. Apresentou uma apologia, na qual defendia com ortodoxia a doutrina apostólica.

22. XXV Domingo do Tempo Comum.

São Silvano, eremita (†c. s. V).

23. São Pio de Pietrelcina, presbítero (†1968). Pertenceu à Ordem dos Frades Menores e dedicou-se incansavelmente à direção espiritual de todos aqueles que lhe pediam auxílio. Foi agraciado com os estigmas e muito perseguido devido a seus dons místicos.

Beatos Cristóvão, Antônio e João,  mártires (†1527-1529). No tempo da primeira evangelização da América, aderiram com ardor à Fé cristã e, devido a seu zelo e fervor, foram espancados até a morte pelos seus concidadãos pagãos, em Tlaxcala, no México.

24. Santo Anatólio, bispo (†s. II). Considerado como primeiro bispo de Milão.

São Gerardo Sagredo, bispo e mártir (†1046). Governou a diocese de Csanad e foi preceptor de Santo Emerico, príncipe adolescente, filho do Rei Santo Estêvão da Hungria; morreu apedrejado junto ao rio Danúbio numa sedição de húngaros pagãos.

25. São Cléofas, discípulo (†s. I). Um dos dois discípulos que Nosso Senhor encontrou na estrada para Emaús e que O reconheceu ao partir do pão.

Santo Ermenfredo, abade (†c. 670).

26. Santo Eusébio de Bolonha, bispo (†s. IV). Manteve firme amizade com Santo Ambrósio, com o qual defendeu a Fé católica contra os arianos; também se empenhou em promover entre as jovens o valor da virgindade.

27. São Vicente de Paulo, presbítero (†1660). Fundador da Congregação da Missão, comumente denominados Padres Lazaristas, e, com a colaboração de Santa Luísa de Marillac, da Congregação das Filhas da Caridade.

Santo Eleázaro (ou Eleázar) de Sabran (†1323). Conde de Ariano, contraiu matrimônio com a Beata Delfina de Glandeves, com a qual guardou continência; ambos ingressaram na Ordem Terceira Franciscana. Faleceu muito jovem, suscitando admiração por suas evidentes virtudes.

28. Santo Anemundo, bispo e mártir (†c. 658). Educado na corte do rei Dagoberto, foi eleito bispo de Lião, realizando um notável labor pastoral. Foi assassinado por ordem de Ebroíno, em Châlon-sur-Saône.

29. XXVI Domingo do Tempo Comum.

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Celebram-se os três Arcanjos cujas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura e que, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.

30. São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja (†420).

Santa Eusébia, virgem (†c. 497). Venerada em Marselha, na França. Desde a sua juventude até a velhice serviu a Deus com insigne fidelidade.

Artigos populares