1. Santo Albino, Bispo († c. 550). Sendo o prelado de Anjou, França, repreendeu com veemência os maus costumes dos poderosos, e para renovar a Igreja promoveu o Terceiro Concílio de Orléans.
2. São Ceada, Bispo († 672). Exerceu o ministério episcopal na Inglaterra central, com grande perfeição de vida, segundo o exemplo dos antigos Padres.
3. III Domingo da Quaresma.
Santa Conegunda, Viúva († c. 1036). Esposa do Imperador Henrique do Sacro Império. Depois da morte deste, entrou para o convento de Kaufungen, na Alemanha. Ao morrer, deixou todos os seus bens para Cristo, sendo os seus restos colocados junto aos do esposo na Catedral de Bamberg.
4. São Casimiro († 1484). Filho do Rei da Polônia, destacou-se pelo zelo na Fé, pela castidade, penitência, benignidade para com os pobres e devoção à Bem-aventurada Virgem Maria. Faleceu com 24 anos.
5. São João José da Cruz (Carlos Caetano), Presbítero († 1735). Seguindo as pegadas de São Pedro de Alcântara, restabeleceu a disciplina da regra em muitos conventos da província de Nápoles.
6. São Crodegango, Bispo († 766). Impôs ao clero de sua diocese, Metz (França), que vivesse dentro do recinto do claustro sob uma rigorosa norma de vida. Também promoveu o canto na Igreja.
7. Santas Perpétua e Felicidade, Mártires († 203). Ainda jovens, foram aprisionadas em Cartago no tempo do Imperador Septímio Severo. Com o semblante alegre como quem caminha para o Céu, ingressaram no anfiteatro onde seriam devoradas pelas feras.
8. São Provino, Bispo († 420). Fiel discípulo de Santo Ambrósio, preservou da heresia ariana a sua diocese.
9. Santa Francisca Romana, Viúva e Fundadora († 1440). Ver página 30.
10. IV Domingo da Quaresma.
São Simpliciano, Papa († 483). Enquanto os bárbaros devastavam Roma e outras cidades da Itália, consolou os aflitos e fortaleceu a unidade e a Fé da Igreja.
11. Santos Marcos Chng Ui-ba e Alejo U Se-yong, Mártires († 1866). Leigos coreanos que por causa de sua Fé foram submetidos pela própria família a insultos a açoites.
12. São Luís Orione, Presbítero e Fundador († 1940). Fundou a Pequena Obra da Divina Providência para auxílio aos jovens e abandonados.
13. Beato Agnelo de Pisa, Presbítero († c. 1236/1275). Enviado à França e Inglaterra por São Francisco de Assis, estabeleceu ali a Ordem dos Frades Menores e promoveu as ciências sagradas.
14. Beata Eva do Monte Cornélio, Religiosa († 1265). Trabalhou intensamente, com sua priora Santa Juliana, para que o Papa Urbano IV instituísse a Festa do Corpo de Cristo.
15. São Clemente Maria Hofbauer, Presbítero († 1820). Membro dos redentoristas em Viena, Áustria. Empenhou-se admiravelmente na propagação da Fé e na reforma da disciplina eclesiástica. Trouxe para a Igreja várias personalidades das ciências e das artes.
16. São João de Brébeuf, Presbítero e Confessor († 1649). Jesuíta francês e missionário no Canadá, onde foi atormentado com grande crueldade pelos pagãos.
17. V Domingo da Quaresma.
São Patrício, Bispo († 461). Quando jovem foi levado prisioneiro à Irlanda. Após ter recuperado a liberdade, quis regressar àquele país no qual, ordenado bispo, anunciou com ardor o Evangelho e organizou com firmeza a Igreja.
18. São Cirilo, Bispo e Doutor da Igreja. Exerceu o episcopado em Jerusalém. Foi muito perseguido pelos arianos que o expulsaram várias vezes da sua diocese. Com orações e catequeses expôs admiravelmente a doutrina católica, as Escrituras e os sagrados mistérios.
19. São José, Patrono da Igreja. Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, varão justo nascido da estirpe de Davi, pai putativo de Jesus. Ver página 2.
20. São João Nepomuceno, Presbítero e Mártir († 1393). Por defender a Igreja, sofreu muitas injúrias por parte do Rei Venceslau da Boêmia. Foi atirado ao Rio Moldava, em Praga, por não revelar o segredo de Confissão.
21. Beata Benita Cambiagio Frassinello, Fundadora († 1858). De comum acordo com seu marido, renunciou espontaneamente à vida conjugal e fundou o Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência, para a formação cristã de jovens pobres e abandonadas.
22. Beato Francisco Chartier, Presbítero e Mártir († 1794). Foi decapitado durante a Revolução Francesa por ser sacerdote.
23. Santa Rebeca de Himlaya ar-Ravy, Virgem († 1914). Religiosa da Ordem libanesa de Santo Antônio dos Maronitas. Em consequência de seu oferecimento como vítima, contraiu uma enfermidade que a deixou cega e paralítica de todos os seus membros.
24. Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.
Santa Catarina, Virgem († 1381). Filha de Santa Brígida da Suécia, embora casada, manteve-se virgem com o consentimento de seu esposo. Ao enviuvar, entregou-se a uma vida de intensa piedade, ingressando no mosteiro fundado pela mãe.
25. Beato Jacob Bird, Mártir († 1592). Inglês recém-convertido ao Catolicismo, com dezenove anos recusou-se a participar num culto herético e foi por isso martirizado.
26. São Pedro, Bispo (†391). Irmão mais novo de São Basílio Magno. Em Sebaste, na Armênia — diocese sob seus cuidados — foi exímio defensor da Fé contra os arianos.
27. Beato Francisco Faá di Bruno, Presbítero († 1888). Sacerdote em Turim que uniu a ciência das matemáticas e da física com a prática das obras de caridade.
28. Santos Prisco, Malco e Alexandre, Mártires († 260). Durante a perseguição do Imperador Valério, em Cesareia, na Palestina, apresentaram-se espontaneamente ao juiz, repreendendo-o por sua má conduta. Foram, por isso, lançados às feras.
29. Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor.
Beato Bertoldo, Religioso († c. 1188). Deixando a vida militar foi admitido entre os irmãos que viviam no Monte Carmelo. Eleito prior, encomendou a comunidade à Mãe de Deus.
30. Sábado Santo.
São João Clímaco, Abade († 649). Autor da “Escada do Paraíso”, obra que apresenta o progresso espiritual como uma ascensão em trinta degraus até Deus.
31. Domingo da Páscoa da Ressurreição.
Beata Joana, Virgem († séc. XV). Da Ordem das Carmelitas. Aliou eximiamente a prática da penitência à da caridade, privando-se até do necessário em favor dos pobres e enfermos.