1. São Justino, mártir (†c. 165).
Santo Ínhigo, abade (†c. 1060). Abade do mosteiro de Oña, perto de Burgos, Espanha, cuja morte os próprios judeus e mouros choraram.
2. Santos Marcelino e Pedro, mártires (†304).
São Nicolau (†1094). Peregrino que percorria a região da Apúlia, Itália, levando na mão um Crucifixo e invocando sem cessar o perdão de Deus.
3. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
São Carlos Lwanga e companheiros, mártires (†1886).
São Lifardo, presbítero (†séc. VI). Presbítero que levou em Meung-sur-Loire, França, uma vida eremítica de grande austeridade.
4. Imaculado Coração de Maria.
São Quirino, mártir (†309). Bispo de Siszeck, na atual Hungria, jogado num rio com uma pedra de moinho atada ao pescoço.
5. X Domingo do Tempo Comum.
São Bonifácio, bispo e mártir (†754). Monge proveniente da Inglaterra enviado pelo Papa Gregório II à Alemanha para evangelizar. Sendo Bispo de Mogúncia, foi massacrado pela espada em Dokkum, atual Holanda.
6. São Norberto, bispo (†1134).
São Marcelino Champagnat, fundador (†1840). Fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria (maristas).
7. Santo Antônio Maria Gianelli, bispo (†1846). Bispo de Bobbio, fundou a Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto e deu exemplo de dedicação às necessidades dos pobres, à salvação das almas e à promoção da santidade do clero.
8. Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja (†373).
São Medardo, bispo (†561). Bispo de Noyon, França, trabalhou com todo o empenho para converter o povo das superstições pagãs à doutrina de Cristo.
9. São José de Anchieta, presbítero (†1597).
Beato Luís Boccardo, presbítero (†1936). Presbítero da Diocese de Turim, fundador do Instituto das Filhas de Jesus Rei e Sacerdote, religiosas não videntes de vida contemplativa.
10. São Bogumilo, bispo (†1182). Bispo de Gniezno, Polônia, que renunciando à sede episcopal, ali seguiu a vida eremítica em suprema austeridade.
11. São Barnabé, Apóstolo.
Beato Estêvão Bandelli, presbítero (†1450). Presbítero da Ordem dos Pregadores falecido em Saluzzo, Itália. Foi eminente na pregação e assíduo no ministério das Confissões.
12. XI Domingo do Tempo Comum.
Santo Esquilo, mártir (†c. 1080). Natural da Inglaterra, foi ordenado Bispo por São Sigfredo, seu mestre. Dedicou-se com empenho a converter os pagãos, pelos quais morreu lapidado, na Suécia.
13. Santo Antônio de Pádua, presbítero e Doutor da Igreja (†1231). Ver página 9.
14. Santo Eliseu, profeta. Ver página 2.
Beata Francisca de Paula de Jesus (†1895). Filha e neta de escravos do Estado de Minas Gerais, Brasil, que tendo ficado órfã aos dez anos, dedicou toda a sua vida à oração e ao serviço dos mais necessitados.
15. Santa Germana, virgem (†1601). Aceitou todo o gênero de tribulações com fortaleza de alma e alegria, até que, aos 22 anos de idade, descansou em paz em Pibrac, França.
16. São Cecardo, bispo e mártir (†860). Bispo de Luni e Sarzana, assassinado por obreiros das pedreiras de mármore em Carrara, Itália.
17. Beato Filipe Papon, presbítero e mártir (†1794). Condenado à prisão numa galera ancorada em Rochefort, França, depois de ter dado a absolvição a um companheiro de prisão moribundo, entregou sua alma a Deus.
18. São Gregório Barbarigo, bispo (†1697). Bispo de Pádua, Itália, considerado pacífico para com todos e severo para consigo.
19. XII Domingo do Tempo Comum.
São Romualdo, abade (†1027).
Santos Remígio Isoré e Modesto Andlauer, mártires (†1900). Presbíteros da Companhia de Jesus mortos durante a rebelião dos boxers na província de Hebei, China.
20. Beata Margarida Ball, mártir (†1584). Viúva septuagenária presa e torturada nas masmorras do Castelo de Dublin, Irlanda, por ter acolhido em sua casa sacerdotes perseguidos.
21. São Luís Gonzaga, religioso (†1591).
São Meveno (ou Mévio), abade (†séc. VI). Tendo nascido no País de Gales, se recolheu numa floresta da Bretanha. Fundou na atual comuna de Saint-Meén-le-Grand, França, o mosteiro que hoje leva o seu nome.
22. São Paulino de Nola, bispo (†431).
São João Fisher, bispo, e São Tomás Moro, mártires (†1535).
São Nicetas, bispo (†c. 414). Bispo de Remesiana, atual Sérvia, evangelizou assiduamente os bárbaros, transformando-os em ovelhas de Cristo conduzidas ao redil da paz.
23. São Bílio, bispo e mártir (†c. 914). Segundo a tradição, foi morto pelos normandos quando saquearam a cidade de Vannes, França.
24. Natividade de São João Batista.
São José Yuan Zaide, presbítero (†1817). Presbítero cruelmente estrangulado por ódio à Fé na província chinesa de Sichuan.
25. Beata Maria Lhuillier, virgem e mártir (†1794). Religiosa das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia decapitada em Laval, França, durante a Revolução Francesa por sua fidelidade à Igreja nos votos religiosos.
26. XIII Domingo do Tempo Comum.
São Josemaría Escrivá de Balaguer, presbítero (†1975).
Beato Raimundo Petiniaud de Jourgnac, presbítero (†1794). Por ser sacerdote, ficou detido em condições desumanas num barco ancorado em Rochefort, França, e ali morreu consumido pelas chagas e insetos.
27. São Cirilo de Alexandria, bispo e Doutor da Igreja (†444).
Santo Arialdo, diácono e mártir (†1066). Foi cruelmente atormentado e morto por dois clérigos, em Milão, Itália, por se opor tenazmente à simonia e à depravação.
28. Santo Irineu, bispo e mártir (†c. 202).
Santa Vicência Gerosa, virgem (†1847). Religiosa da Lombardia que fundou, juntamente com Santa Bartolomea Capitanio, o Instituto das Irmãs da Caridade de Lovere, Itália.
29. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. (Transferida para o domingo, 3 de julho).
São Cássio, bispo (†558). Bispo de Narni, Itália, oferecia todos os dias o Santo Sacrifício todo banhado em lágrimas e dava em esmolas tudo o que tinha.
30. Santos Protomártires da Igreja de Roma (†64).
Santo Otão, bispo (†1139). Bispo de Bamberg, Alemanha, evangelizou com grande zelo os pomeranos.