sábado, noviembre 23, 2024

Populares da semana

Relacionados

Pormenores do processo revolucionário

A partir do século XIV uma transformação de mentalidade exerceu profunda influência na linguagem, nas artes e nos lazeres, fazendo com que os corações se afastassem do zelo pela ortodoxia e do amor à Cruz de Cristo, enquanto no terreno político o absolutismo dos legistas fascinava príncipes e governantes. Dr. Plinio analisa a derrocada da ordem medieval, corroída pela Revolução.

O processo revolucionário é uma seqüência fortuita de causas e efeitos?

“Este processo não deve ser visto como uma seqüência toda fortuita de causas e efeitos, que se foram sucedendo de modo inesperado. Já em seu início possuía esta crise as energias necessárias para reduzir a atos todas as suas potencialidades, que em nossos dias conserva bastante vivas para causar por meio de supremas convulsões as destruições últimas que são seu termo lógico” (p. 26).

A Revolução sofre influência de fatores exteriores?

Influenciada e condicionada em sentidos diversos, por fatores extrínsecos de toda ordem — culturais, sociais, econômicos, étnicos, geográficos e outros — e seguindo por vezes caminhos bem sinuosos, vai ela no entanto progredindo incessantemente para seu trágico fim” (p. 26).

Apego crescente aos prazeres terrenos

Como a sede de prazeres terrenos foi minando a sociedade, em fins da Idade Média?

“No século XIV começa a observar-se, na Europa cristã, uma transformação de mentalidade que ao longo do século XV cresce cada vez mais em nitidez. O apetite dos prazeres terrenos se vai transformando em ânsia. As diversões se vão tornando mais freqüentes e mais suntuosas. Os homens se preocupam sempre mais com elas. Nos trajes, nas maneiras, na linguagem, na literatura e na arte o anelo crescente por uma vida cheia de deleites da fantasia e dos sentidos vai produzindo progressivas manifestações de sensualidade e moleza” (p. 26-27).

De que modo a seriedade e a austeridade foram abaladas?

“Há um paulatino deperecimento da seriedade e da austeridade dos antigos tempos. Tudo tende ao risonho, ao gracioso, ao festivo. Os corações se desprendem gradualmente do amor ao sacrifício, da verdadeira devoção à Cruz, e das aspirações de santidade e vida eterna. A Cavalaria, outrora uma das mais altas expressões da austeridade cristã, se torna amorosa e sentimental, a literatura de amor invade todos os países, os excessos do luxo e a conseqüente avidez de lucros se estendem por todas as classes sociais” (p. 27).

Orgulho e relaxamento na ortodoxia

Cite alguns exemplos de manifestações de orgulho, ocorridos nessa época.

“Tal clima moral, penetrando nas esferas intelectuais, produziu claras manifestações de orgulho, como o gosto pelas disputas aparatosas e vazias, pelas argúcias inconsistentes, pelas exibições fátuas de erudição, e lisonjeou velhas tendências filosóficas, das quais triunfara a Escolástica, e que já agora, relaxado o antigo zelo pela integridade da Fé, renasciam em aspectos novos” (p. 27).

“Há um paulatino deperecimento da seriedade e da austeridade dos antigos tempos, bem como das aspirações de santidade e vida eterna…”

Que papel desempenharam, então, os legistas?

“O absolutismo dos legistas, que se engalanavam com um conhecimento vaidoso do Direito Romano, encontrou em Príncipes ambiciosos um eco favorável. E pari passu foi-se extinguindo nos grandes e nos pequenos a fibra de outrora para conter o poder real nos legítimos limites vigentes nos dias de São Luís de França e de São Fernando de Castela” (pp. 27-28)1.

1) Editora Retornarei, São Paulo, 2002, 5ª edição em português.

Artigos populares