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Contra-revolucionários em estados atual e potencial

Numa elucidativa distinção, Dr. Plinio classifica as diversas posições das almas diante da Revolução e da Contra-Revolução: algumas poderão ser contra-revolucionárias não no estado atual, mas em potência; outras, já em grande medida arrastadas pela Revolução, ainda podem ser consideradas “semi-contra-revolucionárias”.

O que é um contra-revolucionário?

“Animados por uma admirável compreensão do seu espírito e dos seus objetivos, os melhores soldados da Contra-Revolução têm sido, muitas vezes, simples camponeses”

S. Hollmann
Acima, Andreas Hofer, camponês e contra-revolucionário do Tirol austríaco (Detalhe do túmulo de Andreas Hofer, na igreja de Innsbruck, Áustria); na página 16, Santa Joana d’Arc (Igreja Notre-Dame de Montréal, Canadá)

Uma pessoa pode ser contra-revolucionária de dois modos: em estado atual e em estado potencial.

O que caracteriza o contra-revolucionário em estado atual?

“Em estado atual, contra-revolucionário é quem:

— Conhece a Revolução, a ordem e a Contra-Revolução em seu espírito, suas doutrinas, seus métodos respectivos.

— Ama a Contra-Revolução e a ordem cristã, odeia a Revolução e a ‘anti-ordem’.

— Faz desse amor e desse ódio o eixo em torno do qual gravitam todos os seus ideais, preferências e atividades” (p. 105).

Santos ou simples camponeses

É necessário que o contra-revolucionário em estado ­atual tenha nível ou instrução universitária?

“Essa atitude de alma não exige instrução superior. Assim como Santa Joana D’Arc não era teólogo mas surpreendeu seus juízes pela profundidade teológica de seus pensamentos, assim os melhores soldados da Contra-Revolução, animados por uma admirável compreensão do seu espírito e dos seus objetivos, têm sido muitas vezes simples camponeses, da Navarra, por exemplo, da Vendéa ou do Tirol” (p. 105).

Quem são os contra-revolucionários em estado potencial?

“Em estado potencial, contra-revolucionários são os que têm uma ou outra das opiniões e dos modos de sentir dos revolucionários, por inadvertência ou qualquer outra razão ocasional, e sem que o próprio fundo de sua personalidade esteja afetado pelo espírito da Revolução. Alertadas, esclarecidas, orientadas, essas pessoas adotam facilmente uma posição contra-revolucionária. E nisto se distinguem dos ‘semi-contra-revolucionários’” (pp. 105-106).

Os semi-contra-revolucionários

Qual o feitio de alma dos semi-contra-revolucionários?

“Espíritos marcados por essa Revolução interior [ou seja, nas almas] poderão talvez, por um jogo qualquer de circunstâncias e de coincidências, como uma educação em meio fortemente tradicionalista e moralizado, conservar em um ou muitos pontos uma atitude contra-revolucionária.

“Sem embargo, na mentalidade destes ‘semi-contra-revolucionários’ se terá entronizado o espírito da Revolução. E num povo onde a maioria esteja em tal estado de alma, a Revolução será incoercível enquanto este não mudar.

“Assim, a unidade da Revolução traz, como contrapartida, que o contra-revolucionário autêntico só poderá ser total” (p. 83).

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