1. 2º Domingo da Quaresma.
São Rosendo, abade e bispo, + 977. Nasceu em Mondonhedo, na Galícia (Espanha), e se tornou bispo dessa cidade. Tendo renunciado ao episcopado, entrou no mosteiro de Celanova, ao qual presidiu mais tarde, como abade.
2. Santa Inês de Praga, abadessa, + 1282. Filha do Rei Ottokar, da Boêmia, construiu e fundou um mosteiro sob a regra de Santa Clara de Assis.
Santa Ângela da Cruz (Guerrero González), + 1932. Fundadora do Instituto das Irmãs da Cruz, em Sevilha, Espanha.
3. Santa Cunegunda, Imperatriz e, mais tarde, religiosa, + 1040. Nascida na Hungria, casou-se com o imperador do Sacro Império Romano-alemão, Santo Henrique. Após a morte deste, em 1024, entrou como religiosa no mosteiro beneditino de Kaffungen, que ela mesma havia construído.
4. São Basino, monge e bispo, da família dos duques do reino da Austrásia. Elevado a Bispo de Treveris (Trier), aprovou a fundação do Mosteiro de Epternach, realizada por santa Irmina. Faleceu em 705.
5. São Gerásimo, eremita, + 475. Dirigiu uma escola de vida monástica, na ribeira do Jordão, Palestina.
6. São Fridolino, séc. VIII. Originário da Irlanda, peregrinou pela França e foi fundador e abade de um mosteiro em Säckingen, na antiga Helvécia (hoje Suíça).
7. Santas Perpétua e Felicidade, mártires em Cartago sob o imperador Septímio Severo, em 203.
8. 2º Domingo da Quaresma.
São João de Deus, religioso e fundador da Ordem dos Hospitalários, + 1550. Originário de Portugal, morreu em Granada, Espanha.
9. Santos Pedro Ch’oe Hyong e João Batista Chon Chang-un, mártires na Coréia, em 1866. Eram pais de família, mas dedicaram-se a ministrar o Batismo, evangelizar e publicar livros católicos.
10. São Simplício, Papa, + 483. Convocou um Concílio para condenar os erros de Eutiques, na época em que os bárbaros devastavam a Itália e a própria Roma.
11. São Constantino, Rei da Escócia e mártir. Foi discípulo do grande evangelizador da Irlanda e da Escócia, São Columba.
12. Santo Inocêncio I, Papa, + 417. Defendeu São João Crisóstomo, e apoiou São Jerônimo e Santo Agostinho.
13. Santos Ramiro e seus doze companheiros, monges e mártires em León, na Espanha, vítimas dos arianos, no século VI.
14. Santa Paulina, religiosa, em Fulda, na Alemanha, + 1107.
15. 3º Domingo da Quaresma.
São Clemente Maria Hofbauer, sacerdote e religioso redentorista, + 1820. Empreendeu admirável apostolado na Áustria e trabalhou pela reforma da disciplina eclesiástica. Converteu muitos cientistas à Fé Católica. Ver artigo na página 24.
16. São João Sordi ou Cacciafronte, monge, bispo e mártir em defesa da liberdade da Igreja, em Veneza, + 1181.
17. São João Sarkander, presbítero e mártir na Morávia, + 1620. Por negar-se a violar o segredo de confissão, foi submetido ao suplício da roda, do qual sobreviveu. Porém, encarcerado, morreu um mês depois, em conseqüência dos tormentos que lhe haviam sido infligidos.

18. Santos João Thules, presbítero e Rogério Wrenn, mártires em Lancaster, na Inglaterra, no tempo da perseguição do rei Jacobo I, + 1616.
19. São José, esposo da Santíssima Virgem Maria. Padroeiro da Igreja Universal.
20. Santo Herbert de Derwentwater, anacoreta inglês, + 687.
21. Santo Endeu, abade de um cenóbio na ilha de Aran, Irlanda, + 542. Seu mosteiro, escrínio de virtudes, foi um dos motivos pelos quais a Irlanda passou a ser chamada “Ilha dos Santos”.

22. 4º Domingo da Quaresma.
São Paulo de Narbonne, bispo e mártir, apóstolo da Gália, séc. III.
23. São Pedro Higgins, religioso presbítero da Ordem de Pregadores (dominicanos) e mártir, + 1642. Enforcado sem processo prévio, por fidelidade à Igreja, perto de Dublin, na Irlanda, sob o reinado de Carlos I.
24. São Maccartemio (Macartan), primeiro Bispo de Clogher, na Hibérnia (atual Irlanda), do qual se acredita ter sido discípulo de São Patrício, e por este ordenado Bispo.
25. Solenidade da Anunciação do Senhor.
26. Santo Eutíquio, subdiácono e mártir na Alexandria sob o imperador Constâncio e o bispo ariano Jorge, + 356.
27. São Ruperto, abade e Bispo de Salzburg (Áustria), + 718.
28. São Cirilo, diácono e mártir, em Heliópolis da Fenícia (hoje Líbano), + 362.
29. 5º Domingo da Quaresma.
São Guilherme Tempier, Bispo de Poitiers (França), + 1197.
30. São Pedro de Valladolid Regalado, presbítero religioso da ordem dos Frades Menores (franciscanos), notável pela sua humildade e penitência, + 1456.
31. São Benjamim, diácono e mártir, em Argol, na Pérsia, + 420.