1. Naum, profeta (†s. VI a.C). Contemporâneo do Profeta Jeremias, anunciou a destruição de Nínive.
2. Santa Bibiana, virgem e mártir (†s. IV). Vítima da perseguição de Juliano, o Apóstata. O Papa São Simplício construiu no Monte Esquilino, em Roma, uma igreja em sua honra.
3. São Cassiano de Tânger, mártir (†300). Secretário de tribunal de Agricolano; foi condenado e sofreu o martírio por ter se oposto à condenação do centurião romano, São Marcelo, pela profissão da Fé Cristã deste.
4. II Domingo do Advento.
Santa Bárbara, virgem e mártir (†s. III-IV). Segundo a tradição, era de Nicomédia, atual Ízmit, Turquia, e pertencia a uma família rica. Foi degolada por seu próprio pai, por se ter convertido ao Cristianismo.
5. São Geraldo, bispo (†1108). Monge francês, eleito Bispo de Braga, Portugal, empenhou-se na restauração do culto divino e das igrejas, promoveu a disciplina eclesiástica e opôs-se com energia às investiduras laicas.
6. Santa Asela, virgem (†385). Nasceu em Roma e desde muito jovem decidiu consagrar-se por completo a Deus, levando uma vida de penitência, oração e contemplação. São Jerônimo a conheceu e escreveu grandes elogios sobre sua virtuosa vida.
Beato Pedro Pascual, bispo e mártir (†1300). Pertencente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Morreu no cárcere, após ter sido capturado pelos mouros durante as visitas pastorais para exortar os fiéis à defesa da Fé.
7. Santo Ambrósio, bispo e Doutor da Igreja (†397). Defendeu valorosamente a liberdade da Igreja e a reta doutrina contra os arianos, e exerceu notável ação para a conversão de Santo Agostinho.
8. Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Dogma definido por Pio IX, em 1854.
9. Santa Leocádia, virgem e mártir (†303). Foi martirizada em Toledo, Espanha, durante a perseguição de Diocleciano.
Santa Gorgônia, mãe de família (†370). Filha de Santa Nonna e irmã de São Gregório e São Cesário.
10. São Mauro, mártir (†s. IV). O Papa São Dâmaso o elogia como um menino inocente, cuja fé não foi abalada pelos tormentos a que foi submetido.
Santa Eulália, virgem e mártir (†304).
11. III Domingo do Advento.
12. Nossa Senhora de Guadalupe. Festa instituída por Bento XIV, em 25 de maio de 1754, como homenagem às aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria a São João Diego Cuauhtlatoatzin, ocorridas no monte Tepeyac, México, no ano de 1531.
13. Santa Luzia, virgem e mártir (†304-305).
14. São Venâncio Fortunato, bispo (†610). Bispo de Poitiers, França, compôs hinos à Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e honrou com inúmeras gestas a vida dos Santos.
Santa Dróside, mártir (†s. III-IV). Segundo São João Crisóstomo, consumou seu martírio sendo queimada viva.
15. Beata Maria Vitória Fornari Strara, fundadora (†1617). Nasceu em Gênova, Itália. Após ficar viúva, fundou a Ordem da Anunciação, cujas constituições foram redigidas pelo jesuíta Bernardino Zanoni.
16. Ageu, profeta (†s. VI a.C). Iniciou sua missão profética após o retorno do cativeiro na Babilônia, durante o tempo de Zorobabel, governador de Judá. Admoestou o povo a reedificar o Templo do Senhor em Jerusalém.
17. Santo Estúrmio, abade (†779). Discípulo de São Bonifácio, evangelizou a Saxônia e, por mandato de seu mestre, erigiu a Abadia de Fulda, da qual foi o primeiro abade.
18. IV Domingo do Advento.
19. Beato Urbano V, Papa (†1370).
20. Santo Ursicino, eremita (†620). Foi discípulo de São Columbano; por seu exemplo atraiu muitos a seguirem a vida eremítica.
21. São Pedro Canísio, presbítero e Doutor da Igreja (†1597).
São Temístocles, mártir (†s. III). Segundo a tradição, ofereceu-se para morrer no lugar de São Dióscoro, no tempo do Imperador Décio; depois de diversos suplícios, consumou seu martírio professando a Fé.
22. Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917). Fundadora do Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em Codogno, Itália.
23. São José Cho Yun-ho, mártir (†1866). Jovem coreano que, seguindo o exemplo de seu pai, São Pedro Cho Hwa-so, manteve-se fiel ao Cristianismo, sendo, por isso, enforcado.
24. São Delfim, bispo (†404). Unido por estreita amizade a São Paulino de Nola, trabalhou diligentemente para rechaçar os erros de Prisciliano.
25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Anastásia, virgem e mártir (†s. III/IV). É uma das santas mencionadas no Cânon Romano. Segundo a tradição, foi martirizada em Sirmio, localidade da atual Sérvia, sendo queimada viva na perseguição de Diocleciano.
26. Santo Estêvão, diácono e protomártir (†s. I).
Santo Eutímio de Sardes, bispo e mártir (†824). Participou do Segundo Concílio de Niceia, mostrando-se grande defensor do culto às sagradas imagens. Morreu no exílio, sendo açoitado inumanamente.
27. São João, Apóstolo e Evangelista (†s. I).
28. Santos Inocentes, mártires (†s. I). Crianças executadas em Belém de Judá por ordem do rei Herodes, na perseguição ao Menino Jesus. São considerados como primícias de todos os que derramariam seu sangue por Jesus Cristo.
29. São Tomás Becket, bispo e mártir (†1170). Por defender a justiça e a Igreja foi obrigado a desterrar-se de sua sede em Canterbury e da Inglaterra. Retornou à sua pátria só depois de seis anos, quando padeceu muito até ser assassinado na catedral, pelos esbirros de Henrique II.
Davi, rei e profeta (†c. 1040 a.C). Nascido em Belém de Judá, ainda muito jovem foi ungido rei pelo profeta Samuel. Transladou a Arca da Aliança para Jerusalém e recebeu o juramento do Senhor de que, de sua descendência, nasceria o Messias.
30. Festa da Sagrada Família.
31. São Silvestre I, Papa (†335). Regeu a Igreja durante o reinado do Imperador Constantino Augusto, o qual determinou o fim da perseguição aos cristãos. Foi um dos primeiros santos não mártires a ser canonizado.