1. Beato Aldebrando, bispo (†1170). Sua trajetória terrena foi marcada pela austeridade e pelo espírito apostólico.
2. Santo Atanásio, bispo e Doutor da Igreja (†373).
Santo Hespério e Santa Zoé, mártires (†s. II). Eram pais de São Ciríaco e São Teódulo. Segundo a tradição, no tempo do Imperador Adriano, estando a serviço de um pagão, os quatro, por ordem de seu amo, foram flagelados e duramente torturados por professar a fé cristã. Morreram lançados num forno em chamas.
3. São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos (†s. I).
4. São Floriano, mártir (†304). Oficial do exército romano, morto durante a perseguição de Diocleciano por ter-se declarado cristão. Foi lançado de uma ponte ao rio Enns com uma grande pedra ao pescoço.
5. Santo Ângelo de Sicília, presbítero e mártir (†1220). Membro da Ordem Carmelitana, foi assassinado em Licata, região da Itália.
Beata Catarina Cittadini, virgem (†1857). Fundadora do Instituto das Irmãs Ursulinas de Somasca, na Itália.
6. São Venério, bispo (†409). Foi discípulo e diácono de Santo Ambrósio, enviou clérigos para auxiliar os bispos da África e socorreu São João Crisóstomo no seu exílio.
7. V Domingo da Páscoa.
Santo Agostinho Roscelli, presbítero (†1902). Fundou em Gênova, Itália, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.
8. São Desidério, bispo (†550). Bispo de Bourges, França, participou de vários concílios, combateu as heresias de Nestório e Eutiques, e empenhou-se com ardor pela disciplina da Igreja.
9. Beato Estêvão Grelewski, presbítero e mártir (†1941). Encarcerado no campo de concentração de Dachau, perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, durante a ocupação militar da Polônia; recebeu a gloriosa coroa do martírio tendo sofrido cruéis tormentos no cárcere, infligidos pelos perseguidores da Igreja.
10. São João de Ávila, presbítero e Doutor da Igreja (†1569).
11. São Mateus Lê Van Gam, mártir (†1847). Por ter transportado na sua barca missionários provenientes da Europa, foi preso e, depois de passar um ano no cárcere, por decreto do imperador Thieu Tri foi degolado em Saigon, atual Vietnã.
12. São Nereu e Santo Aquiles, mártires (†s. IV). Como narra o Papa São Dâmaso, eram soldados do exército romano. Convertidos ao Cristianismo, depuseram as armas e confessaram a fé em Cristo, sendo por isso martirizados. Foram sepultados na Catacumba de Domitila, em 12 de maio. Por isso a Igreja os celebra neste dia.
São Pancrácio, mártir (†s. IV).
13. Nossa Senhora de Fátima, (1917).
São Servácio, bispo (†c. 384). Bispo de Tongres, na Bélgica. Durante as controvérsias suscitadas em vários concílios acerca da natureza de Cristo, defendeu a verdadeira fé nicena.
14. VI Domingo da Páscoa.
São Matias, Apóstolo (†s. I).
15. São Retício, mártir († s. IV). Bispo na Gália, atual França.
16. São Simão Stock, presbítero (†1265).
Quarenta e quatro santos monges, mártires (†614). Na Palestina, no tempo do imperador Heráclio, foram massacrados pelos sarracenos que assaltaram o Mosteiro de São Sabas.
17. Santa Júlia Salzano, virgem (†1929). Fundou a Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus para ensinar a doutrina cristã e difundir a devoção à Eucaristia.
Beata Antonia Mesina, virgem e mártir (†1935). Dedicou-se generosamente às obras da Igreja e, com dezessete anos de idade, defendeu a sua castidade até a morte.
18. Beato Martinho Oprzadek, presbítero e mártir (†1942). Natural da Polônia, pertencia à Ordem dos Frades Menores. No tempo da guerra, morreu intoxicado nas câmaras de gás, em um campo de concentração.
19. Beata Humiliana de Cerchi, viúva (†1246). Suportou de modo admirável os maus tratos do esposo com exemplar paciência e mansidão. Ao ficar viúva, tornou-se terciária franciscana, consagrando-se totalmente à oração e às obras de caridade.
20. São Bernardino de Sena, presbítero (†1444). Conhecido como Apóstolo da Itália, propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, exerceu o ministério da pregação com grande fruto para as almas até o dia de sua morte, em L’Áquila, nos Abruzos.
21. Solenidade da Ascensão do Senhor.
22. Santa Rita de Cássia, religiosa (†1457).
23. Santo Eutíquio, abade (†c. 487). Praticou vida solitária juntamente com São Florêncio, nos arredores de Nórcia, Itália, e depois governou santamente o mosteiro próximo.
24. Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Festa promulgada pelo Papa Pio VII, em 1816.
25. São Gregório VII, Papa (†1085).
Santa Madalena Sofia Barat, virgem (†1865). Fundou em Amiens, França, a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus, para a difusão dessa devoção e para a formação de moças.
26. São Filipe Néri, presbítero (†1595).
Santa Felicíssima, mártir (†s. III/IV).
27. Santo Atanásio Bazzekuketta, mártir (†1886). Jovem da casa real da Uganda. Recém batizado, recebeu a coroa do martírio por ter abraçado a fé em Cristo, sendo espancado até a morte.
28. Solenidade de Pentecostes.
29. Beatos Guilherme Arnaud e dez companheiros, mártires (†1242). Unidos na missão de impedir a heresia dos cátaros, foram presos por causa da fé em Cristo e da obediência à Igreja Romana; morreram ao fio da espada no dia da Ascensão do Senhor, cantando unanimemente o Te Deum.
30. São Fernando III, rei (†1252). Primo de São Luís IX, atuou em inúmeras batalhas, das quais saiu sempre vitorioso.
Santa Joana D’Arc, virgem (†1431). Conhecida como a Donzela de Orléans, lutou valentemente por sua pátria até que, vítima de traição e de um julgamento injusto, foi condenada ao suplício da fogueira pelo tribunal da Inquisição.
31. Visitação de Nossa Senhora.