1. Santo Elói, bispo (†660). Ourives de Limoges, França, e conselheiro do rei Dagoberto I. Ingressou na vida religiosa e fundou vários mosteiros antes de ser eleito Bispo de Noyon.
2. Santa Bibiana, mártir (†séc. inc.). Vítima da perseguição de Juliano o Apóstata. O Papa São Simplício construiu no Esquilino, em Roma, uma igreja em sua honra.
3. São Francisco Xavier, presbítero (†1552).
São Sofonias, profeta. Nos dias de Josias, rei de Judá, anunciou a ruína dos ímpios e fortaleceu os fracos na esperança da salvação.
4. II Domingo do Advento.
São João Damasceno, presbítero e Doutor da Igreja (†c. 749).
Santo Osmundo, bispo (†1099). Tendo assumido a Diocese de Salisbury, Inglaterra, consagrou a igreja catedral e promoveu a dignidade do culto divino.
5. São Sabas, abade (†532). Nascido na Capadócia, atual Turquia, instituiu na Judeia um novo estilo de vida eremítica em mosteiros chamados lauras.
6. São Nicolau, bispo (†séc. IV).
São José Nguyen Duy Khang, mártir (†1861). Catequista e companheiro do Bispo Jerônimo em suas viagens, foi flagelado, encarcerado e finalmente degolado durante a perseguição do imperador Tu Ðúc.
7. Santo Ambrósio, bispo e Doutor da Igreja (†397).
São João o Silencioso, monge (†558). Renunciou ao episcopado para viver como monge na laura de São Sabas.
8. Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Ver página 10.
São Patápio, eremita (†séc. V/VI). Após viver vários anos como eremita nas cercanias de Tebas, transferiu-se para Constantinopla, onde continuou sua vida de austeridade.
9. São João Diego Cuauhtlatoatzin (†1548). Indígena mexicano a quem apareceu a Virgem Maria sob a invocação de Guadalupe.
10. Santo Edmundo Gennings, sacerdote, e São Suituno Wells, mártires (†1591). Enforcados durante a cruel perseguição de Isabel I, o primeiro por ser sacerdote, e o segundo por ter-lhe dado abrigo.
11. III Domingo do Advento.
São Dâmaso I, Papa (†384).
Beata Maria do Pilar Villalonga Villalba, virgem e mártir (†1936). Leiga de intensa vida espiritual, presa e fuzilada durante a perseguição religiosa nas redondezas de Valência, Espanha.
12. Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
Santo Espiridão, bispo (†c. 348). Bispo de Tremithus, atual Tremetousia, no Chipre. Verdadeiro pastor das ovelhas, seus feitos e exemplos admiráveis estavam na boca de todos.
13. Santa Luzia, virgem e mártir (†c. 304/305).
São Pedro Cho Hwa-so e cinco companheiros, mártires (†1866). Leigos torturados e decapitados na Coreia por se recusarem a renegar a Fé.
14. São João da Cruz, presbítero e Doutor da Igreja (†1591).
São Venâncio Fortunato, bispo (†d. 600). Bispo de Poitiers, França, compôs hinos à Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e honrou com inúmeras gestas a vida dos Santos.
15. Santa Maria Crucifixa de Rosa, virgem (†1855). Fundou em Bréscia, Itália, o Instituto das Servas da Caridade, para auxílio aos mais necessitados.
16. Beato Filipe Siphong Onphitak, mártir (†1940). Pai de família e catequista fuzilado durante a perseguição na Tailândia.
17. São João da Mata, presbítero (†1213). Ver página 2.
18. IV Domingo do Advento.
Santos Paulo Nguyên Van My, Pedro Truòng Van Ðuòng e Pedro Vu Van Truât, mártires (†1838). Catequistas vietnamitas estrangulados por se recusarem a pisar sobre um Crucifixo como sinal de apostasia.
19. Beato Urbano V, Papa (†1370). Monge beneditino elevado à Cátedra de Pedro, em Avignon. Empenhou-se em restabelecer a unidade da Igreja reinstalando a Sé Apostólica em Roma.
20. São Domingos de Silos, abade (†1073). Abade do mosteiro de Silos, Espanha, reconstruiu o prédio do cenóbio, quase reduzido a ruínas, restabeleceu a observância da regra e promoveu o louvor divino dia e noite.
21. São Pedro Canísio, Doutor da Igreja (†1597). Sacerdote jesuíta natural de Nimega, Holanda, enviado para a Alemanha, onde trabalhou denodadamente na defesa e fortalecimento da Fé Católica.
22. Beato Tomás Holland, presbítero e mártir (†1642). Jesuíta condenado à forca, no tempo de Carlos I, por exercer seu ministério sacerdotal na Inglaterra.
23. São João Câncio, presbítero (†1473).
São Sérvulo, o Paralítico (†c. 590). Paralítico desde a infância, pedia esmolas no pórtico da Igreja de São Clemente, em Roma, e compartilhava com outros pobres tudo o que recolhia.
24. Santa Tarsila, virgem (†a. 593). Tia de São Gregório Magno, que elogiou sua exemplar vida de oração, recolhimento e penitência.
25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ver página 22.
Beato Miguel Nakashima, mártir (†1628). Religioso e catequista japonês que alcançou a coroa do martírio sendo mergulhado em água fervente.
26. Santo Estêvão, diácono e protomártir.
São Dionísio, Papa (†268). Subiu ao Sólio Pontifício após a terrível perseguição de Valeriano. Desde o início procurou consolar os cristãos, resgatar os que haviam perdido a liberdade e reconduzir os transviados.
27. São João, Apóstolo e Evangelista.
Santa Fabíola, viúva (†400). Viúva romana que, segundo o testemunho de São Jerônimo, destinou toda a sua vida de penitência ao benefício dos pobres.
28. Santos Inocentes, mártires.
São Gaspar del Búfalo, presbítero (†1837). Lutou em Roma pela liberdade da Igreja e não cessou de conduzir os pecadores à conversão, especialmente pela devoção ao preciosíssimo Sangue de Cristo, em cuja honra fundou a Congregação dos Missionários e a das Irmãs Missionárias do Preciosíssimo Sangue.
29. São Tomás Becket, bispo e mártir (†1170).
Beato João Batista Ferreres Boluda, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote jesuíta encarcerado durante a Guerra Civil Espanhola, quando tinha 75 anos. Morreu na prisão em decorrência dos maus tratos.
30. Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Ver página 14.
Beata Margarida Colonna, virgem (†1280). Jovem de família principesca, distribuiu sua grande fortuna entre os pobres e fundou um mosteiro de clarissas em Palestrina, Itália, onde se dedicou à oração, penitência e contemplação.
31. São Silvestre I, Papa (†335).
Santa Catarina Labouré, virgem (†1876). Ver página 25.