miércoles, noviembre 27, 2024

Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Setembro

1. Santa Verena, virgem (†séc. IV). Natural do Egito, deslocou-se depois para a Europa. É venerada no território de Zurzach, atual Suíça. É unida, pela tradição, à Legião Tebana. Desde o século X o mosteiro construído sobre sua sepultura foi objeto de peregrinações e outras mostras de piedade popular.

2. Beata Ingrid Elofsdotter, viúva (†1282). Ao perder o esposo, ofereceu todos os seus bens para o serviço de Deus e, depois de uma peregrinação à Terra Santa, tomou o hábito monástico da Ordem Dominicana.

3. XXII Domingo do Tempo Comum.

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604).

4. São Calétrico, bispo (†a. 573). Governou a diocese de Chartres, França. Participou dos concílios de Tours e de Paris.

Santa Irmengarda (ou Irmgarda),  condessa (†c. 1089). Condessa de Süchteln, aparentada com o imperador Santo Henrique II. Recebeu em Aspel a visita do Pontífice Romano, São Leão IX, e realizou diversas peregrinações a Roma. Tendo-se estabelecido em Colônia, viveu dedicada às obras religiosas e de caridade, sobretudo à construção de igrejas.

5. Santo Alperto, abade (†c. 1073). Considerado como fundador e primeiro abade do mosteiro de Bútrio, perto de Pavia, na Itália.

6. Santa Bega, virgem (†c. 660). Segundo a tradição, foi uma princesa irlandesa que fugiu para a Escócia, pois desejava consagrar-se a Cristo. Recebeu o sagrado véu das mãos de Santo Edano de Lindisfarne. Seguiu primeiro a vida eremítica e depois fundou um mosteiro em Cumberland, na Inglaterra, do qual foi abadessa até o fim de sua vida.

7. São João de Lódi, bispo (†c. 1106). Companheiro de São Pedro Damião em suas missões pontifícias.

São Marcos Crisino, presbítero e mártir (†1619). Em seu trabalho pastoral demonstrou-se zeloso em manter os católicos na Fé e atrair os protestantes à Igreja. Estando na cidade de Kosice, na Eslováquia, junto com os padres jesuítas Estêvão Pongracz e Melchior Grodziecki, foram presos pelos protestantes, os quais lhes ofereceram a liberdade em troca de sua apostasia. Enfrentando a fome, a tortura da roda e diversos suplícios, entregaram suas vidas mantendo-se fiéis à Fé católica.

8. Natividade de Nossa Senhora.

Santo Isaac, bispo (†438). Traduziu a Sagrada Escritura e a Liturgia para a língua armênia; aderiu à Fé professada no Concílio de Éfeso, sendo, em seguida, afastado de sua sede episcopal, vindo a falecer no exílio.

9. São Pedro Claver, presbítero (†1654).

10. XXIII Domingo do Tempo Comum.

11. São Sacerdote, bispo (†552). Regeu a diocese de Lião e foi conselheiro do rei Childeberto.

Santo Elias Espeleota, monge (†960). Abandonando as leviandades da juventude, dedicou-se à vida eremítica; mais tarde, entrou para o mosteiro de Aulinas, na Calábria, Itália.

12. Santíssimo Nome de Maria.

Santo Albeu, bispo (†c. 528). Primeiro bispo de Imlech, na Irlanda; pregou o Evangelho em muitos lugares desta ilha.

13. São João Crisóstomo, bispo e Doutor da Igreja (†407).

São Litório, bispo (†371). Nasceu em Tours. Exerceu ali uma apreciável evangelização e edificou a primeira igreja desta cidade. Foi sucedido na sede episcopal por São Martinho.

14. Exaltação da Santa Cruz.

Fotos: Flávio Lourenço
São Cosme e São Damião

Beatos Sabino Ayastuy Errasti, Joaquim Ochoa Salazar e Florêncio Arnaiz Cejudo, mártires (†1936). Religiosos da Companhia de Maria, martirizados durante a perseguição contra a Fé, na Guerra Civil Espanhola.

15. Nossa Senhora das Dores.

Santo Aicardo, abade (†séc. VII). Discípulo de São Filiberto, o qual o nomeou prelado do mosteiro de Jumièges, na França.

16. São Cornélio, Papa (†253), e São Cipriano, bispo (†258), mártires.

17. XXIV Domingo do Tempo Comum.

18. Santo Eustórgio, bispo (†a. 355). Santo Atanásio teceu-lhe louvores por confessar a verdadeira Fé contra os erros arianos.

Santa Ariadna, mártir (†séc. II). Jovem escrava do príncipe da Frígia, ao se negar participar nos ritos pagãos foi arrestada pelas autoridades, recebendo a palma do martírio em Prymnesso, na Frígia.

19. São Januário de Benevento,  bispo e mártir (†séc. IV). Durante a perseguição contra a Fé cristã, padeceu o martírio em Pozzuoli. Suas relíquias são veneradas com grande devoção popular em Nápoles, onde há uma ampola contendo seu sangue solidificado e que, em algumas datas do ano, de modo milagroso, se liquefaz.

20. Santo André Kim Tae-gon, presbítero, Paulo Chong Ha-sang e companheiros, mártires (†1839-1867).

21. São Mateus, Apóstolo e Evangelista (†séc. I).

São Quadrato (†séc. II). Discípulo dos Apóstolos; segundo a tradição, durante a perseguição do Imperador Adriano, congregou com a sua fé e zelo pastoral a Igreja dispersa pelo terror e apresentou ao próprio imperador um livro em defesa da religião cristã, em conformidade com a doutrina apostólica.

22. Santa Emérita, mártir (†data inc.). Mártir romana, sepultada no cemitério de Comodila na Via Ostiense, onde os fiéis prestavam-lhe veneração.

23. São Pio de Pietrelcina, presbítero (†1968). Pertencia à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Consagrou-se assiduamente à direção espiritual dos fiéis e à reconciliação dos penitentes.

Fotos: Flávio Lourenço
São Lourenço Ruiz (de Manila) e companheiros

24. XXV Domingo do Tempo Comum.

25. Santo Anacário (ou Aunacário), bispo (†605). Originário de Orléans. Após exercer serviços na corte, ingressou nas fileiras clericais em Autun. Durante seu episcopado em Auxerre, concluiu-se o chamado Martirológio Jeronimiano. Participou de vários concílios, regulou a vida diocesana em relação às festas, disciplina eclesiástica e santos costumes, e fomentou a vida monacal empreendendo diversas fundações.

26. São Cosme e São Damião  mártires (†c. séc. III). Segunda narra a tradição, exerceram a medicina em Ciro, na Eufratésia, território da Síria, sem nunca pedir remuneração, e curaram muitos com os seus cuidados.

27. São Vicente de Paulo, presbítero (†1660).

Beata Hermínia Martínez Amigó,  mãe de família e mártir (†1936). Nascida em meio a uma abastada família cristã, contraiu matrimônio com Vicente Martínez Ferrer. Católica fervorosa, participou de diversas atividades de apostolado e de caridade, destacando-se pela generosidade de suas esmolas e por sua militância na Ação Católica. Devido a sua intensa religiosidade, foi fuzilada juntamente com seu marido durante a perseguição religiosa ocorrida na Guerra Civil Espanhola.

28. São Venceslau, mártir (†929-935).

São Lourenço Ruiz (de Manila) e quinze companheiros, mártires (†1633-1637).

29. Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

Santas Rípsimes, Gaiana e companheiras, mártires (†séc. IV in.). De origem romana, durante uma perseguição fugiram para Valeroctista (atual Etchmiadzin), capital religiosa da Armênia. Entretanto, lá receberam a palma do martírio na época da pregação de São Gregório, o Iluminador.

30. São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja (†420).

São Gregório, bispo (†c. 326). Cognominado o Iluminador, é considerado o apóstolo dos armênios.

Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Nasceu em Milão no seio de uma família aristocrática e ficou órfã ainda criança. Na juventude, decidiu abandonar as comodidades do mundo e ingressar nas Clarissas de Santa Úrsula, onde se tornou uma religiosa observante e exemplar. Eleita abadessa, exerceu seu cargo com sabedoria e eficácia. Atendendo ao pedido do Papa Eugênio IV, presidiu à fundação do mosteiro de Pêsaro, onde deu mostras de notável virtude e ali encerrou seus dias em odor de santidade.

Artigos populares