1. São Justino, mártir (†165).
São Caprásio, eremita (†430). Renunciando ao mundo, retirou-se à ilha de Lérins e neste lugar viveu como eremita. Foi o principal guia espiritual de Santo Honorato.
2. IX Domingo do Tempo Comum.
3. São Carlos Lwanga e companheiros, mártires (†1886).
Beato André Caccioli, presbítero (†1254). Natural de Perúgia, foi o primeiro presbítero agregado aos Frades Menores. Recebeu o hábito da Ordem das mãos de São Francisco e assistiu à sua morte.
4. São Filipe Smaldone, presbítero (†1923). Fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações.
5. São Bonifácio, bispo e mártir (†754).
Santos Eubano, bispo, Adelário e nove companheiros, mártires (†754). Receberam a palma do martírio junto com São Bonifácio. Os nomes dos companheiros são: Vintrungo e Gualter, presbíteros; Amundo, Sevibaldo e Bosa, diáconos; Vacaro, Gundecaro, Eluro e Atevulfo, monges.
6. São Norberto de Magdeburgo, fundador (†1134). Nasceu em Xanten, Alemanha, e depois de uma vida dissipada na corte do Imperador, retirou-se do mundo. Sendo ordenado sacerdote, dedicou-se à pregação. Em Prémontré, França, fundou a Ordem Premonstratense. Sagrado bispo, governou a diocese de Magdeburgo.
7. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
8. Imaculado Coração de Maria.
São Tiago Berthieu, presbítero e mártir (†1896). Jesuíta, dedicou-se incansavelmente à pregação do Evangelho e, após ser expulso das missões, preso por homens armados e instado sem êxito à apostasia, foi assassinado em ódio à fé, em Ambiatibé, na ilha de Madagascar.
9. X Domingo do Tempo Comum.
São José de Anchieta, presbítero (†1597).
10. Santo Itamar, bispo (†666). Foi o primeiro procedente da região de Cantuária a ser chamado para a ordem episcopal, resplandecendo pela sua erudição e santidade de vida.
11. São Barnabé, apóstolo (†s. I).
Beata Iolanda da Polônia, abadessa (†1298). Após o falecimento do esposo, o duque Boleslau Pio, renunciando às riquezas terrenas, professou a vida monástica com sua filha, na Ordem de Santa Clara.
12. São Leão III, papa (†816). Impôs a coroa do Império Romano a Carlos Magno, rei dos Francos, e defendeu com grande ardor a verdadeira Fé.
13. Santo Antônio de Pádua, presbítero e Doutor da Igreja (†1231).
São Trifílio, bispo (†370). Defendeu com pujança a verdadeira fé nicena e, comenta São Jerônimo, foi o orador mais eloquente do seu tempo e admirável comentador do “Cântico dos Cânticos”.
14. Santo Eliseu, profeta (†s. IX a. C.).
São Proto, mártir (†data inc.).
15. São Landelino, abade (†686). Convertido pelo bispo Santo Autberto do banditismo à prática da virtude, fundou o mosteiro de Lobbes, dirigindo-se depois para Crespin, França, da onde partiu deste mundo.
16. XI Domingo do Tempo Comum.
Santos Julieta e Quirico, mártires (†303). Durante a perseguição de Diocleciano, Julieta foi presa por ser cristã; enquanto professava a fé em Cristo, seu filho pequeno, Quirico, repetia sua declaração, fato pelo qual ambos foram martirizados, em Tarso.
17. Beato Paulo Buráli, bispo (†1578). Membro da Ordem dos Clérigos Regrantes Teatinos, eleito bispo de Piacenza e depois de Nápoles, empenhou-se em restaurar a disciplina da Igreja e confirmar na fé as dioceses a ele confiadas.
18. São Calógero, eremita (†s. V).
Beata Hosana Andreasi, virgem (†1505). Natural de Mântua, Itália, fez-se terciária dominicana e soube unir com sabedoria a vida ativa à vida mística.
19. São Romualdo, abade (†1027). Conhecido como pai dos monges Camaldulenses.
Beatos Sebastião Newdigate, Hunfredo Middlemore e Guilherme Exmew, presbíteros e mártires (†1535). Viviam na Cartuxa de Londres. No reinado de Henrique VIII, por perseverarem fiéis à Igreja Católica, passaram dezessete dias de pé, presos a umas colunas. Foram enforcados na praça de Tyburn.
20. Beatos Francisco Pacheco, presbítero, e oito companheiros, mártires (†1626). Pertenciam à Companhia de Jesus e testemunharam a verdadeira fé sendo queimados vivos, em Nagasaki, Japão.
21. São Luís Gonzaga, religioso (†1591).
Beata Liberata Ferrarons i Vives, virgem (†1842). Terciária Carmelita, de Olot, Catalunha, região da Espanha.
22. Beato Inocêncio V, papa (†1276). Depois de ter tomado o hábito da Ordem dos Pregadores e ensinado Teologia em Paris, aceitou com relutância a sede episcopal de Lião e orientou, com São Boaventura, o Concílio Ecumênico para a unidade entre os Latinos e os Gregos separados; eleito para a Cátedra de Pedro, exerceu por pouco tempo a função de Pontífice.
23. XII Domingo do Tempo Comum.
Beata Maria de Oignies, reclusa (†1213). Com o assentimento do esposo, viveu reclusa próxima ao convento agostiniano de Oignies, onde fundou e dirigiu o instituto designado das “Beguinas”. Foi agraciada por muitas graças místicas.
24. Natividade de São João Batista.
Santa Maria Guadalupe (Anastásia Guadalupe Garcia Zavala), virgem (†1963). Cofundadora da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres, em Guadalajara, México, conhecida como Madre Lupita.
25. São Próspero de Aquitânia, monge (†463). Formado em Filosofia e Arte Literária, depois de uma vida matrimonial íntegra e honesta, fez-se monge em Marselha; defendeu com vigor a doutrina de Santo Agostinho contra os pelagianos; exerceu a função de secretário do papa São Leão Magno, em Roma, reluzindo como polemista e notável exegeta.
26. São Deodato de Nola, bispo (†405). Sucessor de São Paulino no governo da diocese de Nola.
27. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
São Cirilo de Alexandria, bispo e Doutor da Igreja (†444).
28. Santo Irineu, bispo e mártir (†202).
Santa Potamiena de Alexandria, virgem e mártir (†c. 202). No tempo do imperador Sétimo Severo, concomitantemente com outros discípulos de Orígenes, travou inúmeros combates pela sua virgindade e sofreu tormentos inauditos pela Fé. Foi lançada ao fogo junto com sua mãe, Marcela.
29. São Paulo Wu Juan, pai de família e mártir (†1900). Durante a perseguição dos “Yihetuan”, por professar o cristianismo, foi assassinado junto com seu filho João Batista Wu Mantang e seu sobrinho Paulo Wu Wanshu, em Xiaoluyi, China.
30. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.
Santos Protomártires da Igreja de Roma (†64).
São Ladislau da Hungria, rei (†1095). Filho do Rei Bela I, da Hungria, nasceu na Polônia e sucedeu a seu irmão Géza I no trono. Durante seu governo, restabeleceu as leis cristãs introduzidas por Santo Estêvão, reformou os costumes dando exemplo de grande virtude.