1. São José Operário. Festa instituída por Pio XII em 1955.
Beata Mafalda, Rainha de Portugal, + 1256.
2. Santo Atanásio, o Grande, Bispo de Alexandria e Doutor da Igreja, + 373. Defensor da divindade de Cristo, contra os arianos.
3. Alexandre I, Papa de 115 a 116.
4. Santos João Houghton, Roberto Lawrence, Agostinho Webster, cartuxos, e Ricardo Reynolds, sacerdotes, mártires da perseguição religiosa na Inglaterra, + 1535.
5. São Gotardo, Bispo de Hildesheim, na Alemanha, + 1038.
6. São Pedro Nolasco. Fundador dos Mercedários, Ordem para o resgate dos cativos a qual, em cem anos, já libertara 26.000 prisioneiros.
7. Santa Rosa Venerini, + Roma, 1728. Fundadora da ordem das Mestras Pias, primeira congregação para a formação da juventude feminina. Foi canonizada em 15 de outubro de 2006 pelo Papa Bento XVI.
8. São Bonifácio IV, Papa de 608 a 615. Transformou o Panteão de Roma em templo cristão, dedicado a Santa Maria de Todos os Santos Mártires.
9. São Pacômio, abade na Tebaida, Egito, + 347. Fundador e legislador da vida monástica.
10 São Guilherme de Pontoise, sacerdote inglês pároco perto de Paris, de grande piedade e zelo pelas almas.
11. São Gualtier de Esterp, + 1070. Sacerdote no território de Limoges, na França.
12. São Pancrácio, Mártir em Roma, no ano 304.
13. Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima (memória facultativa). Nesta data, em 1917, Nossa Senhora apareceu pela primeira vez aos três pastorinhos de Fátima.
14. Santa Maria Mazzarelo, Virgem, + 1881. Religiosa discípula de São João Bosco e fundadora do ramo feminino dos salesianos (Filhas de Maria Auxiliadora).
15. Santo Isidro, lavrador, + 1130. Viveu em Torrelaguna, perto de Madrid.
16. São Brendano. Fundador e abade, na Irlanda,+ 577 ou 583. Grande navegador, dele se diz que chegou às costas da América do Norte.
17. São Pasqual Baylon, + 1592. Religioso franciscano aragonês, ardoroso apóstolo da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Leão XIII o proclamou padroeiro dos Congressos Eucarísticos.
18. Domingo da Santíssima Trindade.
São João I, Papa e Mártir, + 526. Morreu em Ravena, prisioneiro do rei ariano Teodorico.
19. São Jozef Czempiel, sacerdote polonês, mártir do nazismo em Auschwitz, no campo de Dachau, em 1942.
20. Santo Hilário de Toulouse, + 400. Bispo dessa cidade na Gália.
21. São Paterno de Vannes, Bispo na Bretanha, + 490.
22. Corpus Christi. Festa instituída em honra da Santíssima Eucaristia por Urbano IV, em 1264, após o milagre eucarístico de Bolsena: de uma hóstia consagrada jorrou sangue sobre os corporais, conservados atualmente na Catedral de Orvieto.
Santa Rita de Cássia, viúva e religiosa agostiniana, + 1447. Recebeu na fronte um estigma da Paixão de Cristo, que permaneceu até sua morte.
23. São Desidério de Langres (e de Gênova). Nascido em Gênova, foi o terceiro Bispo de Langres, na França. Decapitado por ódio à fé, no século IV.
24. Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Aclamada como Aquela que deu a vitória à esquadra cristã em Lepanto (1571), e a liberdade ao Papa Pio VII, preso por Napoleão Bonaparte.
25. São Beda (chamado “o Venerável”). Sacerdote e Doutor da Igreja, + 735. Monge em Jarrow, na Inglaterra, autor da Historia Ecclesiastica Anglorum Gentis.
26. São Filipe Néri, Sacerdote, + 1595. Fundador da Congregação do Oratório, grande apóstolo dos jovens na cidade de Roma. Famoso por sua constante alegria e proverbial bom humor. Ver artigo na página 26.
27. Santo Agostinho de Canterbury, + 604. Converteu quase todo o antigo reino de Kent, na Inglaterra.
28. São Paulo Hanh, mártir na Cochinchina, atual Vietnã, onde por professar sua fé foi decapitado, após tremendos suplícios, sob o imperador Tu Duc.
29. Santos Mártires de Trento: Anaunia, Sisinnio, Martirio e Alessandro. Enviados por Santo Ambrósio ao Bispo de Trento, São Vigílio, sob cuja direção foram evangelizados. Presos pelos pagãos, padeceram o horrível tormento de serem assados vivos, num forno aceso em honra do deus Saturno.
30. São Fernando III, Rei de Castela, + 1252.
31.Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 39-47).