Dayane Alves
Nossa Senhora de Lourdes - Our Lady of the Lake University, San Antonio, Texas

Através das invocações da Santíssima Virgem podemos vislumbrar uma insondável riqueza de atributos pelos quais Ela se comunica aos homens. Em Fátima, a Mãe de Deus quis manifestar-Se sob diversos títulos. Qual seria a razão de Nossa Senhora agir assim?

Lendo sobre as aparições autênticas de Nossa Senhora, nota-se em todas elas o seguinte:

Origem das invocações de Nossa Senhora

A Santíssima Virgem se manifesta num determinado lugar, concede graças e transmite algo aos homens; depois surge uma invocação relacionada a um atributo ou à mensagem d’Ela, ou mesmo com o nome do lugar da aparição. Por exemplo, Lourdes e La Salette. Ambos são lugarejos da França. A invocação de cada uma é respectivamente “Nossa Senhora de Lourdes” e “Nossa Senhora de La Salette”; como também “Nossa Senhora do Pilar”, por ter Ela aparecido sobre um pilar, e assim são as circunstâncias das inúmeras invocações de Nossa Senhora.

Há uma exceção na qual uma invocação se desdobra em cinco: Fátima. Qual seria a razão para Nossa Senhora agir assim? Não se pode supor a hipótese de um capricho, nem mesmo ter Ela tomado apenas cinco atributos do tesouro incontável de riquezas d’Ela e lançado a esmo sobre os homens. Deve-se pensar que haja nisso um sentido, e a procura dele é fundamental para interpretar as revelações de Fátima.

Flávio Lourenço
Imaculado Coração de Maria Mosteiro da Sagrada Família, Ciudad Rodrigo, Espanha

Relação das manifestações de Nossa Senhora em Fátima

Pois bem, levantado o problema, alguém me dirá: “Mas o senhor não poderia, Dr. Plinio, tentar dar uma explicação?” Naturalmente, posta a pergunta, fiz algumas tentativas que ainda estão sendo formuladas, mas não terminei por faltar-me tempo em aprofundar sobre o tema. Exponho aqui, portanto, a minha construção inacabada.

Nossa Senhora apareceu em Fátima, local cujo nome não tem nenhuma relação direta com outras invocações. Sabemos de três insignes aparições da Santíssima Virgem – La Salette, Lourdes e Fátima –, as quais se caracterizam por uma nota comum: o segredo. Nessas três aparições a Mãe de Deus envia uma mensagem secreta ao Papa através dos videntes.

Certamente existe uma afinidade entre os segredos, considerando o que deles conhecemos. La Salette seria a mensagem preparatória para Fátima, e Lourdes um ponto intermediário entre as outras duas; entretanto, a respeito deste segredo a vidente, Santa Bernadette, nada revelou. Vemos que culmina em Fátima, de cujas revelações conhecemos boa parte. Comparando uma com a outra, constatamos elementos de um mesmo eixo, são três mensagens na mesma linha. Não quero dizer que esteja provado dessa maneira, mas trata-se de uma suposição.

Qfamily (CC2.0)
Nossa Senhora de La Salette – Santuário Nacional de Nossa Senhora de La Salette, Massachusetts

Essas três mensagens de Nossa Senhora tomam caráter mais acentuado em Fátima, porque ali Maria Santíssima revelou ao mundo, através dos pastores, algo que não estava explícito nas outras aparições, chancelando suas palavras mediante um prodígio como o milagre do Sol.

A expansão foi tão extraordinária a ponto de a Santa Sé consentir na difusão da Mensagem de Fátima. Sem dúvida, podemos afirmar que os fatos comprovam as palavras da Mãe de Deus e, portanto, Nossa Senhora de Fátima é a invocação do profetismo de Maria Santíssima. Ela entrega ao mundo uma mensagem profética, inclusive no sentido de dar uma orientação à humanidade, pois o profetismo não consiste apenas em prever, mas também em orientar, marcar um rumo. Esta é a mensagem profética de Nossa Senhora. Quase se poderia afirmar – a expressão não é muito correta, do contrário se poderia dizer assim –: Nossa Senhora do Profetismo.

A grande alternativa contemporânea

A mensagem de Fátima situa-se bem no ponto de junção da grande alternativa contemporânea: ou o mundo se torna comunista, ou enfrenta o poder do comunismo e corre o perigo de sucumbir na guerra atômica. Para muitos espíritos curtos – são incontáveis em nossa época – esse problema não tem saída.

Gabriel K.
A Dolorosa – Santuário da Mãe do Perpétuo Socorro, Roma

Ora, Nossa Senhora indica a saída. Não se trata de escolher entre a guerra e a paz. Escolham a virtude, a Fé! Creiam no que Ela disse, emendem os costumes, façam as consagrações como Ela mandou, e Ela oferece a solução de ouro: a Rússia, como foi profetizado, está espalhando seus erros por toda parte – o mundo inteiro está empestado com os erros difundidos por ela –, se converterá. E essa conversão para a Igreja Católica terá como consequência que o mundo seja católico. Podemos imaginar o efeito benéfico produzido no Ocidente por uma autêntica conversão da Rússia para a Igreja Católica, passando a combater a favor da Contra-Revolução. Não é verdade que, se isso se desse, teríamos evitado a alternativa red or dead – vermelho ou morto?

Estamos postos, então, diante desse traço profético tão marcado da Mensagem de Fátima: Nossa Senhora prevendo de tal modo os acontecimentos, que a Mensagem d’Ela se torna o ponto central de uma crise prevista em 1917. Ela previu, os acontecimentos correm e a mensagem d’Ela está no centro. É Nossa Senhora do Profetismo ou enquanto Rainha dos Profetas; expressão a todos os títulos indizivelmente simpática e venerável, e se encontra na Ladainha Lauretana: Regina Prophetarum.

Nossa Senhora é Rainha dos Profetas não só por ser a soberana deles, mas porque no profetismo Ela é a mais eminente e profetizou a grande crise atual. O título Rainha dos Profetas parece desdobrar-se nessas cinco invocações.

Post-scriptum de Nossa Senhora na História

A segunda invocação é Imaculado Coração de Maria. Tudo quanto Ela fará para salvar a humanidade, por puro amor para com os homens e em especial para com a Santa Igreja, pelo amor misericordioso à glória da Igreja, será uma espécie de reinado do Coração d’Ela, ou seja, do ânimo, do desejo d’Ela, mas com essa nota de bondade, de afeto, simbolizada pelo coração.

Nossa Senhora fará com que a História se prolongue. É o post-scriptum de Maria na História. Senão, a meu ver, o mundo acabaria agora. Esse post-scriptum é a obra-prima do Coração, da misericórdia d’Ela.

A missão complementar de Nossa Senhora na Redenção

Mater dolorosa, Mãe dolorosa. Ao ouvir esta invocação pensamos imediatamente n’Ela abraçando Nosso Senhor Jesus Cristo no caminho do Calvário, meditamos n’Ela a propósito de toda a Paixão, mas sobretudo ao pé da Cruz, no momento no qual Ele bradou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”, e pouco depois: “Tudo está consumado.” E o véu do Templo se rasgou, houve terremotos e os cadáveres dos justos do Antigo Testamento saíram de suas sepulturas para reprovar o crime dos deicidas. Ela, junto ao Crucificado, padecendo dores indizíveis.

Qual o ensinamento da Igreja a respeito de Nossa Senhora das Dores? Sobretudo que Ela sofreu indizivelmente e este sofrimento exerceu um papel tão insigne associado à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo a ponto de Maria ser considerada a Co-Redentora do gênero humano. Ele é o Redentor, mas Ela tem uma missão complementar, colateral que Lhe confere o título de Co-Redentora. O Padre Eterno pediu a Ela o consentimento para seu Filho ser morto pelos homens. E Virgem Mãe, adorando o Filho como adorava, por bondade disse: “Quero!” E aceitou o horror enquanto este mesmo se dava.

A ideia de que a Paixão de Nosso Senhor estava acontecendo porque Maria Santíssima assim tinha querido é de uma elevação, de uma sublimidade inesgotável e nos dá certa noção de quanto Ela sofreu. Se o sacerdote põe aquela gotinha de água no vinho antes da transubstanciação – lindo simbolismo significando os nossos sofrimentos –, os padecimentos d’Ela, com sua abundância e seu valor enquanto Co-Redentora do gênero humano, o que terão conquistado?!

Samuel Holanda
Virgem do Carmo – Basílica de Castro-Urdiales, Espanha

Invocação para as almas especialmente devotas a Nossa Senhora

Mater et decor Carmeli. O Carmelo é a montanha de Elias, do cimo da qual ele viu profeticamente a nuvenzinha. É a montanha da devoção à Santíssima Virgem que preside o filão eliático da História, das almas sempre fiéis, em especial devotas d’Ela. É Nossa Senhora do Carmo; compreende-se com perfeição o fato de Ela ter aparecido em Fátima sob esta invocação.

Quando eu era menino, embora não conhecesse a devoção de Fátima e, portanto, não pensasse nessa relação, das invocações que eu conhecia, Mater et decor Carmeli foi tomando a precedência sobre as outras.

O legado de Nossa Senhora em Fátima

Por fim, Nossa Senhora do Rosário. A invocação é lindíssima. Esta devoção foi revelada por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, quem lutava contra uma “lepra” que infectava o Sul da França, com penetrações no litoral mediterrâneo da Espanha: a heresia albigense. Para vencer a heresia, a Mãe de Deus lhe entregou o Rosário, e este tornou-se o símbolo da alma ortodoxa, devota a Ela.

Assim, aquilo que matou o prenúncio da Revolução e adiou durante alguns séculos a eclosão da Revolução protestante, em Fátima é indicado por Nossa Senhora para o adiamento do fim do mundo e para obtermos a nossa própria fidelidade. Parece-me, pois, muito lógico haver a conjugação dessas invocações nas aparições de Fátima.

(Extraído de conferência de 12/4/1985)