1. São Justino, Mártir, séc. II. Nascido na Palestina, na antiga Siquém. Foi filósofo e grande apologista da Igreja. Ensinou em Éfeso e depois em Roma, onde, sob a perseguição do Imperador Marco Aurélio, nega-se a sacrificar aos “deuses” e é martirizado.
2. Santos Marcelino e Pedro, Mártires, em Roma, séc. IV. Marcelino era padre e Pedro, exorcista. Sofreram o martírio sob Diocleciano.
3. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
São Carlos Lwanga e seus 22 companheiros, Mártires, em Uganda, séc. XIX.
4. Imaculado Coração de Maria. Tendo sido celebrado no dia anterior o Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dedica este sábado ao Imaculado Coração da Mãe de Deus.
5. 10º Domingo do Tempo Comum.
São Bonifácio, Bispo e Mártir, séc. VIII. Nasceu na Inglaterra por volta de 680, e destacou-se como o evangelizador da Alemanha.
6. São Norberto, Bispo, sécs. XI-XII. Arcebispo de Magdeburgo e fundador dos Premonstratenses.
7. São Roberto de Newminster, Abade, séc. XII.
Santo Antonio Maria Gianelli, Bispo, sécs. XVIII-XIX. Bispo de Bobbio, Itália.
8. Santo Efrém (chamado “o Sírio”), Doutor da Igreja, séc. IV. Diácono e Doutor da Igreja, nasceu na atual Turquia, viveu recolhido numa caverna em Edessa. Assistiu ao Concílio de Nicéia (325), foi prolífico poeta e escreveu uma obra admirável sobre os títulos de Maria Santíssima.
9. Bem-aventurado José de Anchieta, Presbítero, séc. XVI. Jesuíta, nascido nas Ilhas Canárias, tornou-se o apóstolo do Brasil.
10. Beato João Dominici, Bispo, sécs. XIV-XV. Nascido em Florença, foi dominicano e mestre do Beato Angélico. Cardeal-arcebispo de Ragusa, no Concílio de Constança trabalhou eficazmente para o fim do Grande Cisma do Ocidente. Morreu na Hungria.
11. São Barnabé, Apóstolo, séc. I. Natural da ilha de Chipre, sua história está narrada nos Atos dos Apóstolos. São Barnabé apresentou São Paulo aos outros Apóstolos, e mais tarde o convidou para fazer apostolado em Antioquia, onde fundou um grande centro cristão. Primo de São Marcos, com quem, além de São Paulo, empreendeu uma viagem apostólica.
12. 11º Domingo do Tempo Comum.
Santo Onofre, Confessor, séc. IV.
13. Santo Antônio de Pádua (ou de Lisboa), Presbítero e Doutor da Igreja, sécs. XII-XIII.
14. Santo Eliseu, Profeta, séc. IX a.C. Viveu ao redor do ano 800-850 antes de Cristo. Discípulo do Profeta Elias, sua vida está descrita nos livros 1 e 2 dos Reis. Recebeu o “duplo espírito” de seu mestre, quando o viu ser levado ao Céu num carro de fogo.
São Metódio, Patriarca de Constantinopla, séc. IX.
15. São Amós, Profeta, séc. VIII a.C. Um livro da Bíblia traz seu nome e suas profecias.
16. São Benno de Saxônia, Bispo, sécs. XI-XII.
17. Santa Teresa de Portugal, Religiosa, sécs. XII-XIII. Filha do Rei Sancho I de Portugal, tornou-se cisterciense num mosteiro perto de Coimbra.
18. São Gregório Barbarigo, Bispo, séc. XVII. De nobilíssima família de Veneza, fez-se sacerdote, sendo depois nomeado Bispo de Bérgamo e, posteriormente, de Pádua. Inocêncio XI o constituiu Cardeal.
Santa Elizabeth de Schönau, Religiosa, séc. XII.
19. 12º Domingo do Tempo Comum.
20. Beata Margaret Pole, Mártir, séc. XVI. Condessa de Salisbury, decapitada em 1541, sob Henrique VIII, por sua fidelidade ao Papa.
21. São Luís Gonzaga, Confessor, séc. XVI. De nobre família e puríssima vida, recebeu a vocação de entrar na Companhia de Jesus rezando ante um quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho, no colégio jesuíta em Madrid. Morreu seminarista.
22. São Paulino de Nola, Bispo, séc. V.
23. São José Cafasso, Presbítero, séc. XIX. Sacerdote em Turim, amigo e confessor de São João Bosco.
24. Natividade de São João Batista. Festa com Missa própria. Segundo o Evangelho de São Lucas, o Anjo Gabriel disse a Nossa Senhora que sua parente Isabel esperava um filho, e a Mãe de Deus apressou-se em ir ajudá-la. Precursor de Jesus, “preparou os caminhos do Senhor” — como profetizara Isaías — e morreu mártir nas mãos dos algozes por ordem de Herodes.
25. Santo Adalberto, Abade, séc. VIII.
São Guilherme de Vercelli (ou de Montevergine), Abade, sécs. XI-XII.
26. 13º Domingo do Tempo Comum.
São Josemaria Escrivá de Balaguer, Fundador, séc. XX. Sacerdote espanhol, fundador do Opus Dei.
27. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ver artigo na página 26.
27. São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja, sécs. IV-V. Famoso por sua defesa da Doutrina Católica contra o nestorianismo, teve decisiva participação no Concílio de Éfeso, no qual se proclamou Nossa Senhora como Mãe de Deus (Theótokos).
28. Santo Irineu, Padre da Igreja, Bispo e Mártir, sécs. II-III. Discípulo de São Policarpo (que o tinha sido de São João Evangelista), expôs e condenou firmemente os erros do gnosticismo.
29. São Pedro e São Paulo, Apóstolos, séc. I. (Festa transferida, no Brasil, para o domingo seguinte, 3 de julho.)
São Cássio, Bispo, séc. VI.
30. Protomártires da Igreja de Roma. Os milhares de cristãos que padeceram sob Nero, acusados de terem incendiado a urbe romana.