São José

1. Santa Inês Kuiying, Mártir na China, séc. XIX. Após a morte do esposo, converteu-se à Fé católica. Por esse motivo foi encarcerada e submetida a crudelíssimos tormentos, que lhe causaram a morte.

2. Santa Ángela de la Cruz Guerrero González, Fundadora, séc. XX. Fundou o Instituto das Irmãs da Cruz, em Sevilha, Espanha.

3. Santa Catarina Drexel, Fundadora, séc. XX. Instituiu a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, em Filadélfia, Estados Unidos. Herdeira de uma grande fortuna, consagrou-a generosamente à catequese de índios e negros.

4. São Casimiro, séc. XV. Ver artigo na página 10.

5. São José da Cruz (Carlos Gaetano), Presbítero, séc. XVIII. Religioso da Ordem dos Frades Menores, continuou em Nápoles a obra reformadora de São Pedro de Alcântara.

6. 4º Domingo da Quaresma

Santa Nicoleta Boyet, Virgem, séc. XV. Professa da Ordem Franciscana. Empreendeu na França a tarefa de reconduzir os conventos de clarissas à vida de pobreza e penitência, segundo o espírito da Fundadora, Santa Clara. Sua benéfica reforma logo se estendeu para a Bélgica, Espanha e Sabóia.

7. Santas Perpétua e Felicidade, Mártires, séc. III. Em Cartago, África. Perpétua era de origem nobre e mãe de um recém-nascido. Felicidade, sua escrava, deu à luz uma menina no cárcere, pouco antes do martírio.

8. São João de Deus, Presbítero, séc. XVI. Nascido em Portugal, após uma vida cheia de aventuras foi convertido, aos 40 anos, por São João de Ávila. Mudou tão radicalmente que foi tido por louco e encerrado num manicômio. Fundou a ordem dos Irmãos Hospitalares. Morreu em Granada, Espanha.

9. Santa Francisca Romana, Religiosa, séc. XV. Durante quarenta anos, esta nobre romana levou uma vida de piedade, humildade e paciência admiráveis, como esposa e mãe. Após a morte do marido, entrou na congregação das Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova, por ela mesma fundada. Foi favorecida por graças e dons místicos extraordinários.

10. São Mateus Elias Nieves del Castillo, Mártir, séc. XX. Presbítero da Ordem dos Irmãos de Santo Agostinho. Foi abatido a tiros quando exercia ocultamente seu ministério sacerdotal, durante a furiosa perseguição contra a Igreja Católica, no México.

11. Santos Marcos Chong Ui-bae e Aléxis Use-yong, Mártires coreanos, séc. XIX.

12. Santo Inocente I, Papa, séc. V.

13. 5º Domingo da Quaresma

São Leandro, Bispo e Doutor da Igreja, séc. VII. Arcebispo de Sevilha, Espanha, irmão de Santo Isidoro, São Fulgêncio e Santa Florentina. Por suas ardorosas pregações e influência sobre os reis Hermenegildo e Recaredo, converteu o povo visigodo da heresia ariana para a Fé católica. No III Concílio de Toledo, realizou a união religiosa de toda a Espanha visigoda.

14. Beata Eva do Monte Cornélio, Religiosa, séc. XIII.

15. Beato Guilherme Hart, Mártir, séc. XVI. Sofreu o martírio na Inglaterra durante as perseguições da Rainha Isabel I.

16. São João de Brébeuf, Mártir, séc. XVII. Jesuíta francês, missionário no Canadá.

17. São Patrício, Bispo, séc. V. Apóstolo da Irlanda. Natural da Grã-Bretanha, ainda jovem foi levado prisioneiro à Irlanda e vendido como escravo. Fugiu, converteu-se e voltou para lá, como bispo. Fundou mosteiros e pregou o Evangelho em toda a ilha.

18. São Cirilo, Bispo de Jerusalém e Doutor da Igreja, séc. IV.

19. Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria. Varão da estirpe real de David, pai adotivo de Jesus, o qual quis ser chamado filho de José e a ele se submeteu como um filho ao seu pai. Patrono da Santa Igreja, é também o padroeiro da boa morte e dos operários.

20. Domingo de Ramos

Beato Francisco de Jesús María José Palau y Quer, séc. XIX. Presbítero espanhol da Ordem dos Carmelitas Descalços. Sofreu violentas perseguições no exercício de seu ministério sacerdotal e, devido a falsas acusações, foi relegado à ilha de Ibiza, abandonado de todos. Foi favorecido com dons e visões extraor­dinários.

21. Beata Benedita Cambiagio Frassinello, Fundadora, séc. XIX.

22. São Nicolau Owen, Mártir, séc. XVII. Religioso jesuíta inglês. Durante o reinado de Jaime I, foi encarcerado e torturado no cavalete até morrer gloriosamente.

23. São Turíbio de Mogrovejo, Bispo, sécs. XVI-XVII. Magistrado espanhol que, sendo ainda leigo, foi nomeado Arcebispo de Lima, Peru. Grande evangelizador de vários paí­ses da América Latina, inflamado de zelo apostólico, percorreu longas distâncias, muitas vezes a pé, em visitas pastorais. Convocou sínodos para a formação do Clero, converteu e catequizou os povos indígenas.

24. Quinta-feira Santa. Instituição da Sagrada Eucaristia.

25. Sexta-Feira Santa. Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

(Em razão da concomitância de datas, neste ano a Festa da Anunciação é transferida para a segunda-feira após a Oitava da Páscoa, 4 de abril.)

26. Sábado Santo

Beata Madalena Catarina Morano, Virgem, sécs. XIX-XX. Religiosa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

27. Domingo da Páscoa. Gloriosa Ressurreição do Senhor.

São Ruperto, Bispo, séc. VIII. Apóstolo da Baviera. A pedido do Rei Teodo, pagão mas casado com uma fervorosa cristã, evangelizou a região, convertendo a maior parte do povo.

28. Beata Renata Maria Fellatreau, Mártir, séc. XVIII. Foi guilhotinada por sua fidelidade à Igreja Católica, na época do Terror, durante a Revolução Francesa.

29. São Ludolfo, Bispo e Mártir, séc. XIII.

30. Beato Amadeu IX, Duque de Sabóia, séc. XV. Governou seu ducado favorecendo sempre a paz, e deu um zeloso apoio à causa dos pobres, viúvas e órfãos.

31. Beata Natália Talasiewicz, Mártir, séc. XX. Jovem polonesa, prisioneira num campo de concentração nazista, morreu na câmara de gás, em 1945.