Dr. Plinio durante um discurso na década de 40

Nesta data realizava-se a Sessão Solene da Semana Eucarística de Campos (RJ), na qual, como convidado de honra, coube a Dr. Plinio discursar sobre a Eucaristia e o apostolado no mundo moderno. Após analisar os diversos sentidos que a palavra “moderno” adquire na civilização contemporânea — não raras vezes significativos de concessões às más tendências do homem —, Dr. Plinio assim exalta a Santa Igreja e os frutos inapreciáveis da ação da Sagrada Eucaristia nas almas:

“Temos, antes de tudo, algo que é mais do que passado, mais do que presente, mais do que futuro porque é divino: a Santa Igreja Católica Apostólica Romana! Instituição velha de quase dois mil anos, contudo a mais jovem, a mais promissora das instituições do mundo moderno. E nesta civilização, que por vários aspectos parece desabar e caminhar para o ocaso, nesta civilização em que tanta coisa está morrendo, só uma não falece, e promete uma juventude indefinida: é essa Igreja Católica, moderna em todos os tempos! Moderna, quando nasceu do flanco divino de Nosso Senhor Jesus Cristo; moderna ainda, quando, nos últimos momentos da História, na hora em que todos os elementos do universo se perturbem e todos os homens, tomados de pânico, virem surgir no mais alto dos céus o Filho de Deus, revestido de grande majestade, que os julgará decisivamente, ainda nesse momento será a mais eterna das instituições, a divina, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana! (…)

“E neste terrível mundo moderno, acontece o que sempre sucede quando se desafia a Deus: Ele multiplica as suas maravilhas, e ao mesmo tempo em que a iniqüidade vai chegando ao seu auge, notamos frutos admiráveis da Sagrada Eucaristia, frutos da graça, que dão no apostolado um resultado incomparável. Enquanto multidões caminham para o prazer e para o vício, enquanto multidões silenciam-se diante do mal e se acovardam, por toda parte vão se tornando mais numerosas as almas que, elevadas por um anelo de perfeição absoluta, de ortodoxia completa, de obediência inteira à Igreja Católica, tudo abandonam e a tudo renunciam, dispostas a enfrentar e a contestar tudo, a afirmar apenas a doutrina da Igreja, a sofrer e a vencer tudo por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Sagrada Eucaristia. (…)

“Aí está a ação da Eucaristia no mundo moderno. No momento em que a iniqüidade chega ao seu cúmulo, a graça e a misericórdia atingem igualmente seu ápice. À fortaleza do vício e do mal, Deus opõe uma indômita fortaleza do bem. O triunfo da Igreja Católica se dará no mundo moderno. Ela há de marcar uma das maiores vitórias de todos os tempos, e esta será a vitória da Sagrada Eucaristia, fonte de graça aberta para o mundo por meio da intercessão de Nossa Senhora que, rezando sempre a Jesus Eucarístico, obtém para os homens os dons celestiais de que eles precisam.”