Como Deus estabeleceu misteriosas relações entre formas, cores e sons, de um lado, e de outro, certos estados de alma, podem as artes influenciar a fundo as mentalidades e incliná-las para uma posição revolucionária

Aspecto sobremaneira importante do ensinamento de Dr. Plinio em Revolução e Contra-Revolução é apontar o papel das tendências na expansão da influência revolucionária. De fato, conforme as análises aqui transcritas, muitos daqueles que chegam a conhecer o modo de agir da Revolução e procuram combatê-la, pouco conseguem contra ela, se não atentam para seus artifícios tendenciosos.

Qual o nexo existente entre as idéias revolucionárias e as más tendências?

“As idéias revolucionárias fornecem às tendências de que nasceram o meio de se afirmarem com foros de cidadania, aos olhos do próprio indivíduo e de terceiros. Elas servem ao revolucionário para abalar nestes últimos as convicções verdadeiras, e para assim desencadear ou agravar neles a revolta das paixões” (p. 84).

Difusão das idéias revolucionárias

Como se difundem as idéias revolucionárias?

“Elas são inspiração e molde para as instituições geradas pela Revolução. Essas idéias podem encontrar-se nos mais variados ramos do saber ou da cultura, pois é difícil que algum deles não esteja implicado, pelo menos indiretamente, na luta entre a Revolução e a Contra-Revolução” (p. 84).

As artes

As artes podem ser instrumentos da Revolução?

“Quanto às artes, como Deus estabeleceu misteriosas e admiráveis relações entre certas formas, cores, sons, perfumes e sabores de um lado, e de outro lado certos estados de alma, é claro que por estes meios se pode influenciar a fundo as mentalidades e induzir pessoas, famílias e povos à formação de um estado de espírito profundamente revolucionário” (p. 85).

Há relação entre as modas e a Revolução?

Sim. “Basta lembrar a analogia entre o espírito da Revolução Francesa e as modas que durante ela surgiram. Ou entre as efervescências revolucionárias de hoje e as presentes extravagâncias das modas e das escolas artísticas ditas avançadas” (p. 85).

Contraste entre a arte clássica e a dita “avançada”: à esquerda, retrato de condessa, por Mme. Vigée-Lebrun, séc. XVIII; abaixo, retrato de mulher, séc. XX

Os ambientes

Os ambientes representam algum papel na luta entre a Revolução e a Contra-Revolução?

“Quanto aos ambientes, na medida em que favorecem costumes bons ou maus, podem opor à Revolução as admiráveis barreiras de reação, ou pelo menos de inércia, de tudo quanto é sadiamente consuetudinário; ou podem comunicar às almas as toxinas e as energias tremendas do espírito revolucionário” (p. 85).

Mais influentes do que leis ou atuações políticas

Explique a importância dos costumes, dos estilos de vida, da arte moderna, para a difusão do igualitarismo.

“É necessário reconhecer que a democratização geral dos costumes e dos estilos de vida, levada aos extremos de uma vulgaridade sistemática e crescente, e a ação proletarizante de certa arte moderna, contribuíram para o triunfo do igualitarismo tanto ou mais do que a implantação de certas leis, ou de certas instituições essencialmente políticas” (p. 86).

A atuação política contra a Revolução é mais eficaz do que fazer cessar a imoralidade nos meios de comunicação social?

“Também é preciso reconhecer que quem, por exemplo, conseguisse fazer cessar o cinema ou a televisão imorais ou agnósticos teria feito pela Contra-Revolução muito mais do que se provocasse a queda de um gabinete esquerdista, na rotina de um regime parlamentar” (p. 86).