Para o século XX, conturbado por vertiginosos acontecimentos — guerras mundiais, ascensão de novas formas de governo, descobertas científicas e tecnológicas —, a seu modo, as aparições de Fátima soaram como um carrilhão de sinos cujos ecos se prolongam até hoje, proclamando a aurora de uma nova era histórica: o triunfo do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria.

Fátima de tal modo marcou a espiritualidade católica, que grande foi o cortejo dos Papas que acorreram aos pés da Santíssima Virgem, a fim de rogar o poderoso auxílio da Mãe de Deus.

Neste mês de maio, também o Papa Bento XVI se unirá ao número dos Pontífices que, perante as agruras e dificuldades, recorreram sabiamente Àquela que é a Mater Ecclesiae.

No momento em que o Santo Padre eleva suas preces à Virgem de Fátima, não é descabido evocar as palavras de um homem que foi, sem dúvida, um arauto da máxima marial: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.” Animado pela certeza da completa vitória da Igreja e confiante no auxílio de Maria, ao dirigir a palavra a participantes de um simpósio sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima, assim manifestou-se Dr. Plinio:

“Os senhores não podem imaginar qual foi minha surpresa, quando, por volta dos trinta anos de idade, eu li um livro a respeito das aparições de Fátima. Até então, eu não havia ouvido falar delas senão vagamente, sem entretanto aprofundá-las, pois não me constava que algum Papa as tivesse aprovado. Eu então pensava: ‘Esperemos uma aprovação da Igreja.’

“Entretanto, um belo dia, puseram-me nas mãos um livrinho de Fátima e eu o li. Percebi, então, que eram verdadeiras as aparições, e inegáveis os milagres que a cercaram, como por exemplo, o sol movendo-se numa pirotecnia fabulosa pelos céus.

“A mensagem de Nossa Senhora ao mundo continha palavras esperadas por mim no fundo de minha alma: Se o mundo continuar entregue ao pecado, será castigado; porém, depois virá o Reino de Maria!

“Enorme foi a minha alegria ao saber que, durante estes dias de estudo, vós tomastes conhecimento da mensagem de Fátima. Levai essa promessa no fundo de vossas almas.

“Vós encontrareis, em muitas ocasiões de vossas jovens vidas, as pompas e o poder do mundo moderno e tereis a impressão de que ele é indestrutível, que a Tradição não vale nada, que o futuro segundo este mundo é a única coisa que vale. E o futuro, dizem as vozes do mal, é o igualitarismo vil e sensual.

“Não acrediteis, e dizei: ‘Tu não tens o conhecimento do futuro nem dos rumos da História. Nossa Senhora sim o tem, e em Fátima Ela disse: Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!’

“Que Nossa Senhora de Fátima nos dê muita Fé e fidelidade às suas palavras.”

(Extraído de conferência de 3/4/1983)