Jesus mostra seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque

1. Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja (†1897). Entrou ainda muito jovem no Mosteiro das Carmelitas Descalças de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, inocência, simplicidade evangélica e confiança em Deus. Ensinou o caminho da perfeição cristã por meio da “infância espiritual” e demonstrou uma mística solicitude ao bem das almas e incremento da Igreja. Entregou sua alma a Deus aos 24 anos de idade, no dia 30 de setembro.

2. Santos Anjos da Guarda. Chamados antes de tudo a contemplar na glória o rosto do Senhor, receberam também uma função em favor dos homens, assistindo-os e aconselhando-os com sua presença invisível, mas solícita.

3. São Francisco de Borja, presbítero (†Roma, 1572). Ver página 20.

4. São Francisco de Assis (†1226). Depois de uma juventude leviana, converteu-se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo, e pregava a todos o amor de Deus. Fundou a Ordem dos Frades Menores, das Clarissas e dos Penitentes Seculares.

5. Santa Maria Faustina Kowalska, virgem (†Cracóvia, 1938). Beatificada a 18 de abril de 1993 pelo Beato João Paulo II, Santa Faustina, a “Apóstola da Divina Misericórdia”, foi canonizada pelo mesmo Sumo Pontífice no dia 30 de abril de 2000. Foi religiosa das Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia.

6. São Bruno, presbítero (†1101). Fundou a Cartuxa, dando assim origem a uma Ordem que conjuga a solidão dos eremitas com a vida comum dos cenobitas.

7. XXVII Domingo do Tempo Comum.

Nossa Senhora do Rosário. Esta comemoração foi instituída pelo Papa São Pio V por ocasião da vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto, atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria.

8. Beatos John Adams e Robert Dibdale, presbíteros e mártires (†1586). No tempo da Rainha Isabel I, por servirem ao povo fiel, foram condenados à morte e martirizados atrozmente em Tyburn, alcançando assim o Reino dos Céus.

9. São Dionísio, bispo, e companheiros, mártires (séc. III).

10. São Tomás de Villanueva, bispo (†Valência, 1555).

11. São Felipe, diácono (séc. I). Um dos sete diáconos eleitos pelos Apóstolos, que converteu os samaritanos à fé em Cristo, batizou ao eunuco de Candace, Rainha dos Etíopes, e evangelizou todas as cidades pelas quais passava até chegar à Cesareia, onde, segundo a tradição, descansou no Senhor.

12. Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 1717, os pescadores Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves lançaram suas redes no Rio Paraíba, e acabaram por colher a Imagem que hoje é venerada na Basílica e Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

13. São Teófilo, bispo (séc. II). Varão muito erudito, foi o sexto bispo que ocupou a Sede de Antioquia após São Pedro e combateu a heresia de Marcião.

14. XXVIII Domingo do Tempo Comum.

São Calixto I, papa e mártir (†222). Promoveu a reta doutrina, reconciliou benignamente os apóstatas arrependidos e terminou seu intenso pontificado com a glória do martírio.

15. Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja (†1582). Nasceu em Ávila no ano de 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível.

16. Santa Margarida Maria Alacoque, virgem (†Autun, 1690). Monja da Ordem da Visitação da Virgem Maria. Teve revelações místicas, particularmente sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

17. Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir (†107).

18. São Lucas, evangelista (séc. I).

19. São Paulo da Cruz, presbítero (†1775). Desde a sua juventude destacou-se por sua vida penitente, seu zelo ardente e sua singular caridade a Cristo crucificado. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares da Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, falecendo no dia 18 de outubro.

20. São Cornélio, centurião (séc. I). Foi batizado na cidade de Cesareia, na Palestina, pelo Apóstolo São Pedro, como primícias da Igreja entre os gentios.

21. XXIX Domingo do Tempo Comum.

São Hilarião, abade (†371). Levou uma vida solitária próximo da cidade de Gaza, depois foi para a ilha de Chipre, e lá foi fundador e exemplo de vida eremítica.

G. Kralj
Beato João Paulo II – Museu Arquidiocesano, Cracóvia (Polônia)

22. Beato João Paulo II, papa (†Roma, 2005). Nasceu em Wadowic, Polônia, em 1920. Ordenado presbítero e tendo realizado seus estudos de teologia em Roma, regressou à sua pátria onde desempenhou diversas tarefas pastorais. Nomeado Bispo Auxiliar de Cracóvia, passou a ser Arcebispo dessa sede em 1964; participou do Concílio Vaticano II. Eleito Papa em 16 de outubro de 1978, distinguiu-se por sua extraordinária atividade apostólica. Morreu piedosamente em Roma, no dia 2 de abril.

23. São João de Capistrano, presbítero (†1456).

24. Santo Antonio Maria Claret, bispo (†1870). Ordenado sacerdote, durante vários anos se dedicou a pregar ao povo pelas comarcas de Catalunha, na Espanha. Fundou a Sociedade dos Missionários Filhos do Coração Imaculado da Virgem Maria e, ordenado Bispo de Santiago de Cuba, trabalhou de modo admirável pelo bem das almas. Tendo regressado à Espanha, teve de suportar muitas provações pela Igreja, morrendo desterrado no mosteiro dos monges cistercienses de Fontfroide, perto de Narbona, na França.

25. Santos Crispim e Crispiniano, mártires (c. séc III).

26. São Evaristo, papa e mártir (†105). Nasceu na Palestina e foi educado na Grécia, em Antioquia. Como Sumo Pontífice instituiu as paróquias e as sete primeiras diaconias que confiou a sacerdotes mais experientes.

27. Santos Vicente, Sabina e Cristeta, mártires (†Toledo, séc. IV).

28. São Simão e São Judas, apóstolos (séc I).

29. São Narciso de Jerusalém, bispo (†c. 222). Próximo à celebração da Páscoa cristã, manifestou estar de acordo com o Papa São Vítor, o qual afirmava não haver outro dia que o domingo para celebrar o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo. Descansou no Senhor à idade de cento e dezesseis anos.

30. XXX Domingo do Tempo Comum.

Santa Eutrópia de Alexandria, mártir (séc. III). Por se recusar a negar a Cristo, foi torturada cruelmente até a morte.

31. São Quintin de Vermand, mártir (†Bélgica, séc. III). Pertenceu à ordem senatorial e padeceu por Cristo no tempo do Imperador Maximiano.