São João da Cruz - Mosteiro dos Carmelitas descalços de Segóvia (Espanha)

1. Santo Elói, bispo (†660).

Beato Casimiro Sykulski, presbítero e mártir (†1941). Prisioneiro do Campo de Concentração em Auschwitz, na Polônia, foi fuzilado por praticar com fortaleza a Fé de Cristo.

2. I Domingo do Advento.

São Silvério, papa e mártir (†537). Por não querer reabilitar a Antimo, bispo herético de Constantinopla, por ordem da Imperatriz Teodora, foi privado de sua sede e enviado ao desterro, onde morreu, vítima de maus tratos.

3. São Francisco Xavier, presbítero (†1552).

4. São João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja (†750). Célebre por sua santidade e doutrina, lutou valorosamente através da palavra e da escrita contra o Imperador Leão Isáurico, defendendo o culto das sagradas imagens. Na Laura de São Sabas, compôs hinos sagrados, entregando ali sua alma a Deus.

5. São Sabas, abade (†532). Nascido na Capadócia, retirou-se ao deserto da Judeia, onde fundou um novo estilo de vida eremítica, em sete mosteiros que se chamaram Lauras, reunindo os solitários sob a égide de um superior. Viveu muitos anos na Grande Laura, que posteriormente levou seu nome, brilhando como exemplo de santidade.

6. São Nicolau de Bari, bispo (†345). Desde a juventude destacou-se na prática da virtude, empregando a fortuna que herdara de seus pais, no serviço dos mais necessitados. Em Mira, na Turquia, foi elevado à dignidade episcopal, onde cuidou com grande zelo de todo o rebanho que lhe foi confiado. Inúmeros milagres foram atribuídos à sua poderosa intercessão, tanto em vida quanto após sua morte.

7. Santo Ambrósio de Milão, bispo e doutor da Igreja (†397).

8. Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Beata Narcisa, virgem (†1869). Nasceu em Nobol, Equador. Seus pais morreram quando ainda muito jovem. Mudou-se para Guayaquil, onde viveu por mais de 15 anos dedicada à oração, aos trabalhos manuais e à caridade apostólica. Em 1869 foi para Lima e ali continuou sua vida virtuosa como secular, alojada na Casa das Irmãs da Ordem Laical de São Domingos, até o dia de sua morte.

9. II Domingo do Advento.

São João Diego (†1548). João Diego Cuauhtlatoatzain, era um homem provido de fé puríssima, de humildade e fervor, a quem Nossa Senhora apareceu (ver dia 12), pedindo que se construísse um santuário em sua honra. Esse santuário foi edificado na Colina de Tepeyac, na cidade do México.

10. Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa (†1641).

11. São Dâmaso I, papa (†384). Governou a Igreja em tempos difíceis, reunindo muitos sínodos para defender a Fé proclamada em Niceia. Pediu a São Jerônimo que traduzisse para o latim os Livros Sagrados e venerou piedosamente os sepulcros dos mártires, adornando-os com inscrições.

12. Nossa Senhora de Guadalupe. A imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio São João Diego, em 1531, na cidade do México. Seu culto propagou-se rapidamente, contribuindo muito para a difusão da Fé entre os indígenas. Em 1709 foi concluída a construção do Templo onde hoje é venerada, sendo elevado à categoria de Basílica por São Pio X em 1904. Em 1945 Pio XII deu à Virgem de Guadalupe o título de Imperatriz da América.

13. Santa Luzia, virgem e mártir (†303).

14. São João da Cruz, doutor da Igreja e religioso (†1591). Presbítero da Ordem dos Carmelitas que, aconselhado por Santa Teresa, empreendeu a reforma da Ordem, ato que lhe valeu muitos trabalhos e grandes tribulações.

15. São Valeriano, bispo e mártir (†460). Bispo de Abbensa, na África Proconsular, que contando mais de 80 anos, foi intimado pelo rei ariano Genserico a que entregasse os tesouros da Igreja e, ao recusar fazê-lo, foi expulso da cidade com ordem de que ninguém lhe desse abrigo. Terminou seus dias vivendo em extrema pobreza e defendendo a Fé.

16. III Domingo do Advento.

Santa Adelaide, viúva (†999). Imperatriz da Lotaríngia alemã, mãe e viúva, distinguiu-se por mostrar aos familiares uma serena alegria, uma infatigável piedade para com os pobres e um grande zelo em honrar e favorecer a Igreja Católica.

17. Beato José Manyanet y Vives, presbítero (†1901). Em Barcelona, na Espanha, fundou as Congregações de Filhos e Filhas da Sagrada Família, para que, a exemplo da Santa Família de Nazaré, todas as famílias se orientassem rumo à perfeição.

18. Beata Nemésia Valle, virgem (†1916). Religiosa do Instituto das Irmãs da Caridade, dedicou-se de modo extraordinário à formação e direção dos jovens segundo o Evangelho, na cidade de Borgari, na Itália.

19. Santo Anastácio I, papa (†401).

20. São Domingos de Silos, abade (†1073).

21. São Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja (†1597).

22. Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917). Em Chicago, nos Estados Unidos, fundou o Instituto das Missionárias do Sacratíssimo Coração de Jesus, e com exímia caridade se dedicou ao cuidado dos imigrantes.

Sérgio Hollmann
Santo Estevão – Notre Dame de Paris (França)

23. IV Domingo do Advento.

São João Câncio, presbítero (†1473).

Santa Maria Margarida de Youville, religiosa (†1771). Em Montreal, no Canadá, após ficar viúva educou piedosamente seus dois filhos, encaminhando-os ao sacerdócio, e depois se entregou com todas as suas forças à assistência aos anciãos e pobres de todo gênero para os quais fundou a Congregação das Irmãs da Caridade.

24. Santa Tarsila, virgem (†593). Seu espírito de oração, gravidade de vida e singular abstinência mereceram o louvor de seu sobrinho, São Gregrório Magno.

25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

26. Santo Estevão, protomártir (séc. I). Varão cheio de Fé e do Espírito Santo, foi o primeiro dos sete diáconos eleitos pelos Apóstolos e também o primeiro mártir dos discípulos do Senhor. Enquanto era lapidado, rezava por seus perseguidores.

27. São João, apóstolo e evangelista (séc. I). Foi testemunha da Transfiguração e da Paixão de Cristo. Ao pé da Cruz, Jesus entregou-lhe Maria como mãe. Recebeu ainda as revelações do último dos Livros Sagrados, o Apocalipse.

28. Santos Inocentes, mártires (séc. I). São honrados como mártires desde os primeiros tempos da Igreja, como primícias de todos os que derramariam seu sangue por Jesus Cristo.

29. São Thomas Becket, bispo e mártir (†1170). Por defender a justiça e a Igreja, foi obrigado a desterrar-se da Inglaterra para a França, retornando após seis anos. Padeceu muito até que foi assassinado pelos esbirros do Rei Henrique II, no próprio altar de Canterbury, sendo estas as suas últimas palavras: “Morro feliz pelo nome de Jesus e em defesa da Igreja Católica!”

30. Domingo. Festa da Sagrada Família.

São Félix I, papa (†274).

Beata Eugênia Rivasco, virgem (†1900). Fundou o Instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, dedicado à educação de meninas e o cuidado dos enfermos e da infância carente.

31. São Silvestre I, papa (†335).