Beato Clemente Septyckyj

1. Beato Clemente Septyckyj, presbítero e mártir († 1951). Ucraniano, superior do mosteiro Estudista de Univ, nos arredores de Lviv. Foi condenado em 1947 pelo regime soviético a trabalhos forçados.

2. Santo Atanásio. Ver página 26.

São José Maria Rubio Peralta, presbítero († 1929). Membro da Companhia de Jesus que se destacou pela atenção aos penitentes na confissão sacramental, pela pregação de exercícios espirituais e visitas aos pobres nos arredores de Madrid.

3. Santos Felipe e Tiago, Apóstolos.

Beata Maria Leonia (Elodia) Paradis, virgem († 1912). Fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, dedicadas ao serviço doméstico dos sacerdotes. Faleceu em Sherbrooke, no Quebec, Canadá.

4. Beato João-Martinho Moye, presbítero († 1793). Pertencia à Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris. Fundou várias congregações incluindo uma na China, no Sichuan. Em 1783 regressou à França, sua terra natal, mas devido à Revolução Francesa foi obrigado a refugiar-se em Treveris, na Alemanha, onde veio a falecer.

5. VI Domingo da Páscoa.

Beata Catarina Cittadini, virgem († 1857). Órfã desde tenra idade, sempre se dedicou à educação cristã de crianças, o que a levou a fundar o Instituto das Irmãs Ursulinas de Somasca, na Itália.

6. São Edberto, bispo († 698). Foi o sucessor de São Cutberto na Diocese de Lindisfarne, Inglaterra. Brilhou pelo seu conhecimento das Sagradas Escrituras e por sua observância dos preceitos divinos.

7. Beata Gisela, abadessa († 1060). Filha do Duque da Baviera, casou-se com o Rei da Hungria, Santo Estêvão, sendo a sua primeira e mais importante colaboradora na conversão daquele país ao Catolicismo. Tiveram vários filhos, entre os quais Santo Emérico. Retirou-se no final da vida para um mosteiro perto de Passau, na Alemanha.

8. Beato Luís Rabatá, presbítero († 1490). Nasceu na Sicília, Itália, e foi fidelíssimo na sua observância à Regra da Ordem Carmelitana e no seu amor aos inimigos.

9. São José Dô Quang Hiên, presbítero e mártir († 1840). Dominicano que, por causa de sua Fé, foi encerrado numa prisão no Vietnã onde dedicou-se incansavelmente a converter os pagãos e a confortar os cristãos, até ser decapitado por ordem do imperador.

10. Beato Ivan Merz, leigo († 1928). Nascido na atual Bósnia e Herzegovina, e falecido em Zagreb, na Croácia, dedicou-se ao estudo das letras e do ensino. Deu aos jovens um exemplo de mestre fiel a Deus e de leigo crente entregue ao bem da sociedade.

11. São Maiolo, abade († 994). Durante os seus quarenta anos como abade de Cluny, França, renovou numerosos mosteiros na França e na Itália.

12. Ascensão do Senhor.

Beata Joana, virgem († 1490). Filha do Rei Afonso V de Portugal, renunciou ao casamento, preferindo servir na Ordem dos Pregadores, ingressando no mosteiro de Aveiro.

13. Nossa Senhora de Fátima.

São Servácio, bispo († c. 384). Na Diocese de Tongres, Bélgica, defendeu com tenacidade a Fé acerca da natureza de Cristo.

14. São Matias, Apóstolo.

Beata Teodora (Ana Teresa) Guérin, virgem († 1856). Natural da França, ingressou na Congregação das Irmãs da Providência. Destacou-se por sua confiança na Divina Providência, mesmo em meio às maiores dificuldades.

15. Santo Isidro († 1130). Leigo, lavrador em Madri, que juntamente com sua esposa, a Beata Maria da Cabeça, levou uma árdua vida de trabalho, tornando-se modelo de honrado e piedoso agricultor cristão.

santiebeati.it
Beata Maria Leonia Paradis

16. Santo André Bobola, presbítero e mártir († 1657). Jesuíta do Sul da Polônia, trabalhou com afinco para a conversão dos greco-cismáticos à Igreja Católica. Foi martirizado por soldados cossacos perto de Pinsk, hoje Bielorrússia.

17. Beata Júlia Salzano, virgem († 1929). Fundou a Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração para ensinar a Doutrina Cristã e difundir a devoção à Eucaristia.

18. Santo Erico IX, mártir († 1161). Rei da Suécia, governou sabiamente o seu povo e enviou para evangelizar a Finlândia o Bispo Santo Henrique. Foi morto pelos seus inimigos dinamarqueses enquanto assistia à Missa.

19. Pentecostes.

Santa Maria Bernarda (Verena) Bütler, virgem († 1924). Nasceu na Suíça e faleceu na Colômbia, na cidade de Cartagena. Fundou a Congregação das Irmãs Missionarias Franciscanas de Maria Auxiliadora.

20. São Protásio Chong Kuk-bo, mártir († 1839). Voltou à Fé Cristã que abandonara anteriormente e professou-a até a morte na prisão, causada por cruéis torturas.

21. São Hemming, bispo († 1366). Prelado da atual Turku (antiga Abo), na Finlândia, que, inflamado pelo zelo pastoral, instaurou a disciplina naquela Diocese, favoreceu os estudos dos clérigos e embelezou o culto divino.

22. Beatos Pedro da Assunção e João Batista Machado, presbíteros e mártires († 1617). Foram degolados na cidade japonesa de Kori, por cumprir o seu ministério de forma oculta.

23. São Miguel, bispo († 826). Faleceu em Sinada da Frígia, hoje Çifitkasaba, na Turquia. Favoreceu a paz e a concórdia entre gregos e latinos.

24. Nossa Senhora Auxiliadora.

São Simão Estilita, o Jovem, presbítero e anacoreta († 592). Viveu sobre uma coluna em íntima relação com Cristo. Compôs vários tratados de temas ascéticos.

25. São Dionísio Ssebuggwawo, mártir († 1886). Aos dezesseis anos foi morto pelo Rei Mwanga, em Uganda, transpassado com uma lança após ter declarado haver ensinado os rudimentos da Fé Cristã a duas pessoas da corte.

26. Santíssima Trindade.

Santa Mariana de Jesus de Paredes, virgem († 1645). Consagrou a sua vida a Nosso Senhor na Ordem Terceira de São Francisco em Quito, Equador, ajudando aos pobres índios e negros.

27. Santas Bárbara Kim, viúva, e Bárbara Yi, virgem, mártires († 1839). Presas e mortas em Seul, na Coreia, por professarem a Fé em Jesus Cristo.

28. Santa Helicônides, mártir († s. III). Depois de muitos tormentos, foi decapitada em Corinto, atual Tunísia, no tempo do Imperador Justino.

29. Beato José Gerard, presbítero († 1914). Oblato de Maria Imaculada, anunciou o Evangelho primeiramente na província do Natal, África do Sul, e depois entre o povo dos Basutos, no Lesoto.

30. Corpo e Sangue de Cristo.

Santa Joana D’Arc, virgem († 1431). Conhecida como a Donzela de Orléans, lutou valentemente por sua Pátria até que, vítima da traição e de um julgamento injusto, foi condenada ao suplício da fogueira pelo tribunal da Inquisição.

31. Visitação de Nossa Senhora.

São Felix (Jacobo) Amoroso, religioso († 1787). Levou vida exemplar na Ordem dos Capuchinhos, onde desempenhou trabalhos humildes com simplicidade e inocência de coração.

The Internet and Health Care: Take Medications Seriously