Santa Gertrudes

1. São Nuno Álvares Pereira  (†1431). Condestável do Reino, vencedor de muitas batalhas, abandonou o mundo e ingressou na Ordem Carmelita, sob o nome de Nuno de Santa Maria.

2. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

Santo Ambrósio,  abade (†c. 520). Por sua exemplar conduta, foi enviado como abade ao mosteiro de Saint-Maurice-en-Valais, Suíça, onde estabeleceu a prática do louvor perpétuo.

3. São Martinho de Porres,  religioso (†1639).

Beata Alpaídes,  virgem (†1211). Sendo muito jovem foi cruelmente espancada e abandonada pelos seus familiares. Viveu reclusa numa pequena cela até à velhice, em Cudot, França.

4. São Carlos Borromeu,  bispo (†1584).

São Félix de Valois  (†séc. XIII). Príncipe da casa real francesa, renunciou ao mundo e auxiliou São João da Mata na fundação da Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos.

5. São Geraldo,  bispo (†1123). Homem de admirável simplicidade, brilhou por sua profunda humildade como cônego regular de Santo Agostinho e mais ainda como Bispo de Béziers, França.

Francisco Lecaros
Santo Edmundo

6. Solenidade de Todos os Santos (no Brasil, transferida do dia 1º).

Beata Cristina de Stommeln,  virgem (†1312). Ingressou aos 12 anos no convento das beguinas de Colônia, Alemanha, e aos 15 recebeu os estigmas da Paixão.

7. Santo Atenodoro,  bispo (†séc. III). De nobre família pagã, converteu-se junto com seu irmão, São Gregório Taumaturgo. Foi Bispo de Nova Cesareia, na Capadócia.

8. São Willehade,  bispo (†789). Ver página XX.

9. Dedicação da Basílica do Latrão.

Beato Luís Morbioli  (†1485). Filho de uma antiga família de Bolonha, Itália, aos 29 anos deixou o caminho dos vícios e levou vida de penitente. Com sua palavra e seu exemplo converteu muitos para a vida de piedade.

10. São Leão Magno,  Papa e Doutor da Igreja (†461).

São Justo,  bispo (†627). Enviado pelo Papa São Gregório Magno para ajudar Santo Agostinho na evangelização da Inglaterra, foi eleito Bispo de Rochester e depois de Cantuária.

11. São Martinho de Tours,  bispo (†397).

Santa Marina de Omura,  virgem e mártir (†1634). Terciária dominicana que foi encarcerada em Nagasaki, Japão, levada a uma casa pública para escárnio da sua castidade, e finalmente queimada viva.

12. São Josafá,  bispo e mártir (†1623).

Santo Emiliano,  presbítero (†574). Depois de muitos anos de vida eremítica nas redondezas de Berceo, Espanha, abraçou a vida monástica, tornando-se exemplo de generosidade para com os pobres.

13. XXXIII Domingo do Tempo Comum.

Santo Homobono  (†1197). Comerciante de Cremona, Itália, que se destacou pela sua caridade para com os pobres e as crianças abandonadas.

14. Santos Nicolau Tavelic, Deodato Aribert, Estêvão de Cuneo e Pedro de Narbona,  presbítero e mártir (†1391). Religiosos franciscanos queimados vivos pelos sarracenos em Jerusalém, por pregarem de público a Religião cristã.

Memmingen (CC3.0)
Santo Odon

15. Santo Alberto Magno,  bispo e Doutor da Igreja (†1280).

São Rafael de São José,  presbítero (†1907). Engenheiro militar, participou da insurreição lituano-polonesa contra a Rússia, sendo condenado a trabalhos forçados. Posto em liberdade, tornou-se carmelita.

16. Santa Margarida da Escócia,  rainha (†1093).

Santa Gertrudes,  virgem (†1302). Religiosa do convento cisterciense de Helfta, Alemanha, recebeu revelações a respeito do Sagrado Coração de Jesus.

17. Santa Isabel da Hungria,  religiosa (†1231).

Beato Lopo Sebastião Hunot,  presbítero (†1794). Por ser sacerdote, foi encerrado num barco-prisão ancorado em Rochefort, França, onde morreu consumido pelas febres.

18. Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Santo Odon,  abade (†942). Segundo abade de Cluny, reformou a observância monástica segundo a Regra de São Bento.

19. Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo,  presbíteros e mártires (†1628).

Santa Matilde,  virgem (†c. 1298). Mestra de Santa Gertrudes no Mosteiro de Helfta, Alemanha.

20. Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Ver página 2.

Santo Edmundo,  mártir (†869). Rei dos anglos orientais, foi capturado por invasores pagãos e mereceu ser coroado com o martírio.

21. Apresentação de Nossa Senhora.

Santo Agápio,  mártir (†306). Depois de ser submetido a diversos suplícios na cidade de Cesareia da Palestina, foi atirado ao mar com pedras atadas nos pés.

22. Santa Cecília,  virgem e mártir (†séc. inc.).

São Benigno,  bispo (†c. 470). Durante a grande perturbação causada pelas invasões em Milão, Itália, administrou sua diocese com grande zelo e piedade.

23. São Clemente I,  Papa e mártir (†séc. I).

São Columbano,  abade (†615).

Francisco Lecaros
São Félix de Valois

24. Santos André Dung-Lac,  presbítero, e companheiros, mártires (†1625-1886).

São Porciano,  abade (†d. 532). Sendo jovem escravo, procurou refúgio num mosteiro da região de Auvergne, França, do qual chegou a ser abade.

25. Santa Catarina de Alexandria,  virgem e mártir (†séc. inc.).

São Márculo,  bispo e mártir (†347). Segundo a tradição, foi despenhado de um rochedo, na Argélia, no tempo do imperador Constante.

26. Beata Delfina  (†1358-1360). Esposa de Santo Eleázar de Sabran, Conde de Ariano (no Reino de Nápoles), com o qual fez voto de guardar castidade. Depois da morte do seu esposo, viveu em pobreza e dedicada à oração.

27. I Domingo do Advento.

Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.

São Gulstano,  monge (†c. 1040). Ainda muito jovem, escapou das mãos dos piratas e foi acolhido por São Félix no mosteiro de Rhuys, França. Embora analfabeto, recitava de cor o Saltério e prestava assistência aos navegantes.

28. São Tiago da Marca,  presbítero (†1476). Religioso da Ordem dos Menores em Nápoles, Itália, brilhou pela sua pregação e austeridade de vida.

29. Beatos Dionísio da Natividade,  presbítero, e Redento da Cruz (†1638). Carmelitas descalços martirizados na ilha de Sumatra, Indonésia.

30. Santo André,  Apóstolo.

São Tudual,  abade e bispo (†séc. VI). Foi o primeiro Bispo de Tréguier, na Bretanha Menor, França. Construiu ali diversos mosteiros.