Beato Odorico Mattiuzzi de Pordenone

1. Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria.

São Claro, abade (†660/670). Superior do Mosteiro de São Marcelo em Vienne, França.

2. Santos Basílio Magno (†379) e Gregório Nazianzeno (†c. 389), bispos e doutores da Igreja.

Beata Estefânia Quinzani, virgem (†1530). Membro da Ordem Terceira de São Domingos em Soncino, Itália, dedicou-se à contemplação da Paixão do Senhor e à formação das jovens.

3. Santíssimo Nome de Jesus.

São Teógenes, mártir (†320). Preso, torturado e jogado ao mar em Pario, atual Turquia, por negar-se a prestar serviço militar por causa de sua Fé.

4. São Rigoberto, bispo (†c. 743). Expulso da Sé Episcopal de Reims, França, por Carlos Martel, rei dos francos.

5. Santo Eduardo o Confessor, rei (†1066). Conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu a comunhão com a Sé Apostólica.

6. Santa Rafaela Maria do Sagrado Coração, virgem (†1925). Fundadora da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em Madri, Espanha. Vítima de incompreensões, renunciou ao cargo de superiora e passou santamente os últimos 32 anos de sua vida entregue ao sofrimento e à penitência.

7. São Raimundo de Penyafort,  presbítero (†1275).

Beato Ambrósio Fernandes, mártir (†1620). Foi admitido como religioso na Companhia de Jesus no Japão e, depois de ter padecido muitas privações, morreu por Cristo no cárcere.

Sergio Hollmann
Santa Ângela Merici

8. Solenidade da Epifania do Senhor (no Brasil, transferida do dia 6).

São Jorge, monge e eremita (†c. 614). Durante a semana vivia como anacoreta no mosteiro de Coziba, Palestina, e aos domingos reunia-se com os outros religiosos para pregar-lhes, escutá-los e dar-lhes conselhos.

9. Batismo do Senhor.

São Marcelino, bispo (†séc. VI). Bispo de Ancona, Itália, que pelo poder divino salvou a cidade de um incêndio.

10. São Pedro Urseolo, monge (†c. 987/988). Depois de ter sido doge de Veneza, passou o resto de sua vida num ermo próximo da Abadia de São Miguel de Cuixá, França.

11. São Teodósio, monge (†529). Após longo tempo de vida solitária, acolheu muitos discípulos e instaurou vida comunitária nos mosteiros por ele construídos na Ásia Menor.

12. São Bento Biscop, abade (†c. 690). Empenhou-se em que os religiosos do mosteiro de Wearmouth, Inglaterra, adquirissem maiores conhecimentos da ciência do amor de Cristo.

13. Santo Hilário de Poitiers, bispo e Doutor da Igreja (†367).

São Pedro de Capitolias, presbítero e mártir (†713). Por ter pregado a Fé cristã na região de Capitolias, Síria, o governador sarraceno mandou cortar-lhe a língua, as mãos e os pés. Por último, foi crucificado.

14. Beato Odorico Mattiuzzi de Pordenone, presbítero (†1331). Religioso da Ordem dos Menores que percorreu os territórios dos tártaros, dos indianos e dos chineses, anunciando o Evangelho.

15. II Domingo do Tempo Comum.

São Francisco Fernández de Capillas, presbítero e mártir (†1648). Sacerdote dominicano de origem espanhola, preso por longo tempo e finalmente decapitado na província chinesa de Fujian.

Francisco Lecaros
Nossa Senhora impõe a casula em Santo Ildefonso

16. São Leobácio, abade (†séc. V). Foi designado pelo seu mestre Santo Urso como superior do mosteiro de Sennevière, em Tours, França.

17. Santo Antão, abade (†356).

São Marcelo, bispo (†510). Foi desterrado Diocese de Die, França, pelo rei ariano Eurico.

18. Santa Margarida, virgem (†1270). Filha do rei Bela IV, da Hungria, consagrou-se ao Senhor como religiosa dominicana aos 12 anos de idade.

19. Beato Marcelo Spínola y Maestre, bispo (†1906). Arcebispo de Sevilha, Espanha, demonstrou ardente zelo pela santificação das almas.

20. São Fabiano, Papa e mártir (†250).

São Sebastião, mártir (†séc. IV).

21. Santa Inês, virgem e mártir (†séc. III/IV).

Santo Epifânio, bispo (†496). Durante as invasões bárbaras, trabalhou incansavelmente pela reconciliação dos povos, pela redenção dos cativos e pela reconstrução da cidade de Pavia, onde morreu.

22. III Domingo do Tempo Comum.

São Vicente, diácono e mártir (†304).

Beato José Nascimbeni, presbítero (†1922). Fundou em Castelletto del Garda, Itália, o Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

23. Santo Ildefonso, bispo (†667). Sendo cenobita, foi eleito Bispo de Toledo, Espanha. Escreveu livros com refinado estilo, compôs célebres preces litúrgicas e venerou com admirável zelo e devoção a sempre Virgem Maria.

24. São Francisco de Sales, bispo e Doutor da Igreja (†1622).

São Bábila, bispo e mártir (†250). Morto em Antioquia da Síria, atual Turquia, durante a perseguição do imperador Décio, juntamente com três jovens por ele instruídos na Fé.

25. Conversão de São Paulo, Apóstolo.

Beato Henrique Suso, presbítero (†1366). Sacerdote dominicano alemão, que suportou pacientemente numerosas tribulações e doenças, e pregou o Santíssimo Nome de Jesus.

26. São Timóteo e São Tito, bispos.

Santo Alberico de Cister, abade (†1109). Um dos fundadores do Mosteiro de Cister, na França.

27. Santa Ângela Merici, virgem (†1540).

São Gilduíno, bispo (†1077). Eleito Bispo ainda jovem, alcançou do Papa Gregório VII dispensa desta função por se julgar indigno dela, e terminou seus dias na região de Chartres, França.

28. São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja (†1274).

Beato Julião Maunoir, presbítero (†1683). Sacerdote da Companhia de Jesus que se dedicou totalmente às missões populares na região de Plévin, França.

29. IV Domingo do Tempo Comum.

São Sulpício Severo,  bispo (†591). São Gregório de Tours elogiou sua sabedoria, zelo pastoral e empenho em restaurar a observância religiosa na Diocese de Bourges, França.

30. Beata Carmela García Moyón,  mártir (†1937). Catequista queimada ainda viva em Torrent, Espanha.

31. São João Bosco, presbítero (†1888).

São Francisco Xavier Maria Bianchi, presbítero (†1815). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, dotado de dons místicos, conduziu muitos à vida da graça em Nápoles, Itália.