Santo Agilolfo

1. Quarta-Feira de Cinzas.

São Rosendo, bispo (†977). Como Bispo de Mondoñedo, Espanha, empenhou-se em renovar e estimular a vida monástica. Após renunciar à sé episcopal, ingressou no mosteiro beneditino de Celanova, do qual se tornou abade.

2. Santa Ângela da Cruz Guerrero González, virgem (†1932). Fundadora das Irmãs da Companhia da Cruz, em Sevilha, Espanha, nada considerava mais seu que dos pobres, a quem costumava chamar seus “senhores”, e se dedicava verdadeiramente ao seu serviço.

3. Beato Frederico da Frísia, abade (†1175). Foi pároco de Hallum, Holanda, e depois abade do mosteiro premonstratense de Mariengaarde.

4. São Casimiro, rei (†1484).

Beata Plácida Viel, virgem (†1877). Religiosa da Congregação das Escolas Cristãs da Misericórdia, sucedeu Santa Maria Madalena Postel no cargo de Superiora-Geral.

5. I Domingo da Quaresma.

Beato Jeremias de Valachia, religioso (†1625). Frade capuchinho que, sempre cheio de alegria e dedicação, praticou durante mais de quarenta anos a caridade junto aos mais necessitados.

6. Beata Rosa de Viterbo, virgem (†1253). Religiosa da Ordem Terceira de São Francisco, que consumou precocemente em Viterbo, Itália, o breve curso da sua vida aos dezoito anos de idade.

7. Santas Perpétua e Felicidade,  mártires (†203).

São Paulo, o Simples, eremita (†séc. IV). Discípulo de Santo Antão na Tebaida, Egito.

Francisco Lecaros
Santa Maria Josefa do Coração de Jesus

8. São João de Deus, religioso (†1550).

São Veremundo, abade (†c. 1095). Nascido em Estella, Navarra, ingressou no Mosteiro beneditino de Nossa Senhora de Irache, do qual foi eleito abade.

9. Santa Francisca Romana, religiosa (†1440).

Santa Catarina de Bolonha, virgem (†1463). Religiosa da Ordem de Santa Clara. Ilustre nas artes liberais, mas ainda mais ilustre pelos dons místicos e pelas virtudes da penitência e da humildade, foi mestra das virgens consagradas.

10. São João Ogilvie, presbítero e mártir (†1615). Depois de estudar em Lovaina, Bélgica, e ingressar na Companhia de Jesus, retornou clandestinamente à Escócia natal para exercer seu ministério. Encontrando-se em Londres, foi preso e inclementemente torturado durante quatro meses, antes de obter a palma do martírio.

11. São Sofrônio, bispo (†639). Foi eleito para suceder a Modesto na Sede Episcopal de Jerusalém e, quando a Cidade Santa caiu nas mãos dos sarracenos, defendeu vigorosamente a fé e a segurança do povo.

12. II Domingo da Quaresma.

Beata Ângela Salawa, virgem (†1922). Escolheu passar toda sua vida exercendo a profissão de empregada doméstica. Morreu numa extrema pobreza, aos quarenta e um anos.

13. Santos Rodrigo, presbítero, e Salomão, mártires (†857). Encarcerados e degolados em Córdoba, Espanha, por não quererem aderir à religião maometana.

14. Santa Matilde, rainha (†968). Esposa fidelíssima e exemplar do Rei Henrique da Saxônia, Alemanha, cuidou dos pobres e dos anciãos, fundou hospitais e mosteiros.

15. São Clemente Maria Hofbauer,  presbítero (†1820). Religioso redentorista nascido na Morávia, República Checa, foi enviado em missão para Varsóvia, onde pregou durante duas décadas. De volta a Viena, empenhou-se na reforma da disciplina eclesiástica na Áustria.

16. Beato Roberto Dalby, presbítero e mártir (†1589). Ministro protestante inglês que, convertido, recebeu a ordenação sacerdotal em Reims, França. Voltando à Inglaterra, foi encarcerado e condenado por exercer seu ministério.

17. São Patrício, bispo (†461).

Beato João Nepomuceno Zegri y Moreno, presbítero (†1905). Nascido em Granada, Espanha, fundou a Congregação das Irmãs da Caridade de Nossa Senhora das Mercês.

18. São Cirilo de Jerusalém, bispo e Doutor da Igreja (†c. 386).

São Bráulio, bispo (†651). Discípulo e amigo de Santo Isidoro de Sevilha, nomeado Bispo de Saragoça, Espanha. Ajudou o mestre na restauração da disciplina eclesiástica em toda a Hispânia.

19. III Domingo da Quaresma.

Beato Narciso Turchan, sacerdote e mártir (†1942). Franciscano preso na Polônia pelo regime nazista e deportado para o campo de concentração de Dachau, onde morreu.

Gustavo Kralj
São Clemente Maria Hofbauer

20. Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e padroeiro da Igreja. (Transferida do dia 19, por ser domingo da Quaresma). Ver página 14.

Santa Maria Josefa do Coração de Jesus, virgem (†1912). Fundadora da Congregação das Servas de Jesus, em Bilbao, Espanha.

21. São Nicolau de Flüe, eremita (†1487). Casado e com dez filhos, renunciou a importantes cargos, abandonou o mundo aos cinquenta anos e fez-se eremita. É o padroeiro da Suíça.

22. São Nicolau Owen, mártir (†1606). Durante as perseguições na Inglaterra, dedicou-se à construção de esconderijos para os católicos. Ingressou como irmão converso na Companhia de Jesus. Foi encarcerado, cruelmente torturado e morto no reinado de Jaime I.

23. São Turíbio de Mogrovejo, bispo (†1606).

Santa Rebeca de Himlaya, virgem (†1914). Da Ordem Libanesa das Maronitas de Santo Antônio. Viveu cega e paralítica durante trinta anos, mas com uma inabalável confiança em Deus.

24. Santa Catarina da Suécia, virgem (†1381). Filha de Santa Brígida. Casou-se com um nobre sueco e ambos fizeram voto de viver em perfeita castidade. Aos quarenta e quatro anos ingressou no mosteiro de Vadstena, do qual foi eleita abadessa.

25. Solenidade da Anunciação do Senhor. Ver página 10.

São Dimas. O bom ladrão a quem Jesus disse, no alto da Cruz: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

26. IV Domingo da Quaresma.  Também chamado Domingo Lætare.

Beata Madalena Catarina Morano, virgem (†1908). Recebeu o hábito das Filhas de Maria Auxiliadora das próprias mãos da santa fundadora. Erigiu na Sicília, Itália, inúmeras casas e escolas.

27. Beata Panacea de Muzzi, virgem e mártir (†1383). Pastorinha italiana, assassinada por sua madrasta aos quinze anos, dentro da igreja, enquanto rezava.

28. São José Sebastião Pelczar, bispo (†1924). Bispo de Przemyśl, Polônia, mestre exímio da vida espiritual. Fundou a Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus.

29. São Guilherne Tempier, bispo (†1197). Defendeu a Diocese de Poitiers, França, contra a opressão dos nobres, reformou os costumes e deu exemplo de uma vida íntegra.

30. São Zósimo, bispo (†600). Foi primeiramente o humilde guarda do túmulo de Santa Luzia e depois abade no mosteiro de Siracusa, Itália.

31. Santo Agilolfo, bispo (†751/752). Bispo de Colônia, Alemanha, ilustre pela sua pregação e santidade de vida.