João C. V. Villa
Santa Coleta Boylet

1. I Domingo da Quaresma.

São Félix, Papa (†492).

2. São Ceada, bispo (†672). Arcebispo de York, Inglaterra. Exerceu seu ministério percorrendo a pé seu território. Transferido para a arquidiocese de Lichfield, edificou a catedral ladeado por um mosteiro.

3. Santa Catarina Drexel, virgem (†1955). Fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, em Filadélfia, Estados Unidos. Trabalhou para a educação de índios e negros.

4. São Casimiro (†1484). Filho do Rei da Polônia, caracterizou-se por sua profunda piedade, intensa veneração pela Eucaristia e ilibada pureza. Morreu santamente aos vinte e seis anos, sendo sepultado em Vilnius, capital da Lituânia. Ver página 2.

São Basino, bispo (†705). Fez-se monge do Mosteiro Beneditino de São Maximino de Tréveris, Alemanha, do qual foi abade. Mais tarde foi nomeado Bispo desta cidade.

5. Beato Jeremias de Valáchia,  religioso (†1625). Franciscano capuchinho, que durante quarenta anos assistiu os enfermos em Nápoles, Itália.

6. Santa Coleta Boylet, virgem (†1447). Religiosa clarissa, que reconduziu muitos mosteiros de sua Ordem à perfeita observância da Regra. Faleceu em Gante, Bélgica.

7. Santas Perpétua e Felicidade,  mártires (†203).

São Paulo, bispo (†850). Por defender o culto das imagens sagradas, foi expulso da sua pátria e morreu no exílio em Bursa, Turquia.

8. II Domingo da Quaresma.

São João de Deus, religioso (†1550).

São Veremundo, abade (†c. 1095). Nascido em Estella, Espanha, entrou no Mosteiro Beneditino de Nossa Senhora de Irache, do qual foi eleito abade.

9. Santa Francisca Romana,  religiosa (†1440).

Santa Catarina de Bolonha,  virgem (†1463).

10. São João Ogilvie, presbítero e mártir (†1484). De família escocesa calvinista, foi estudar na França e tornou-se jesuíta. Regressando clandestinamente à Escócia, exerceu seu ministério sacerdotal até ser preso e morto em Glasgow.

11. São Sofrônio, bispo (†639). Monge da Palestina, eleito Patriarca de Jerusalém. Combateu a heresia monotelista e compôs hinos e cânticos que até hoje fazem parte da Liturgia oriental.

Gabriel K.
São Félix

12. São Luís Orione, presbítero (†1940). Aluno e dirigido espiritual de São João Bosco, fundou a Pequena Obra da Divina Providência e a Congregação das Pequenas Religiosas Missionárias da Caridade. Faleceu em San Remo, Itália.

13. Santo Eldrado, abade (†c. 840). Oriundo de uma família da aristocracia franca, tornou-se monge beneditino em Novalesa, Itália. Reformou o saltério e promoveu a construção de nove igrejas.

14. Santa Matilde, rainha (†968). Esposa do rei Henrique I, da Germânia, dedicou-se à assistência aos pobres e à fundação de hospitais e mosteiros.

15. III Domingo da Quaresma.

Beato João Adalberto Balicki,  presbítero (†1948). Reitor do seminário de Przemysl, Polônia. Dedicou-se à administração do Sacramento da Penitência e à formação dos jovens seminaristas.

16. Santo Heriberto, bispo (†1021). Sendo chanceler do imperador Oto III, foi eleito contra sua vontade para a sede episcopal de Colônia, Alemanha. Fundou a abadia beneditina de Deutz.

17. São Patrício, bispo (†461).

Beato João Nepomuceno Zegri y Moreno, presbítero (†1905). Fundou a Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade, em Málaga, Espanha.

18. São Cirilo de Jerusalém, bispo e Doutor da Igreja (†c. 386).

Beata Celestina da Mãe de Deus,  virgem (†1925). Fundou em Florença, Itália, a Congregação das Filhas Pobres de São José de Calazans.

19. São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal.

20. Beato Hipólito Galantini, leigo (†1619). Fundador da Irmandade da Doutrina Cristã, trabalhou na formação catequética dos pobres e humildes.

21. Santo Endeus, abade (†c. 542). Obteve do rei Oengus a ilha de Aran, na baia de Galway, Irlanda, onde fundou um mosteiro.

22. IV Domingo da Quaresma.

São Basílio de Ancira, presbítero e mártir (†362). Durante o reinado de Constâncio, lutou contra os arianos e no tempo do imperador Juliano foi torturado até a morte em Ancara, Turquia.

23. São Turíbio de Mongrovejo,  bispo (†1606).

Santa Rafqa (Rebeca) Choboq Ar-Rayès, virgem (†1914). Religiosa da Ordem Libanesa das Maronitas de Santo Antônio, atingida pela cegueira e outras enfermidades, perseverou durante trinta anos, em contínua oração.

Flávio Lourenço
São Sofrônio

24. Beata Maria Serafina do Sagrado Coração, virgem (†1911). Fundou em Caserta, Itália, a Congregação das Irmãs dos Anjos, adoradoras da Santíssima Trindade.

25. Anunciação do Senhor. Ver página 14.

Santa Lúcia Filippini, virgem (†1732). Para promover a formação das jovens e mulheres, fundou o Instituto das Piedosas Mestras em Montefiascone, Itália.

26. Santo Eutíquio, mártir (†356). Subdiácono de Alexandria, que no tempo do imperador Constâncio, morreu em defesa da Fé.

27. Beato Francisco Faà di Bruno,  presbítero (†1888). Associou diligentemente a ciência da matemática e da física com o ardor das obras de caridade. Morreu em Turim, Itália.

Gabriel K.
Santa Lúcia Filippini

28. Santo Estêvão Harding, abade (†1134). Um dos fundadores do Mosteiro de Cister, França, do qual foi abade e no qual recebeu São Bernardo de Claraval com seus trinta companheiros. Ver página 19.

29. V Domingo da Quaresma.

São Marcos de Aretusa, bispo (†364). Bispo de Aretusa, atual Al-Rastan, Síria, que durante a controvérsia ariana nunca se desviou da verdadeira Fé e sofreu violenta perseguição no tempo do imperador Juliano, o Apóstata.

30. São Júlio Álvarez, presbítero e mártir (†1927). Pároco de Mechoacanejo, México, fuzilado durante perseguição religiosa.

31. Beata Natália Tulasiewicz,  mártir (†1945). Durante a ocupação militar na Polônia, foi presa no campo de concentração de Ravensbrück e executada pela inalação de gás letal.