Anjo da Guarda - Catedral de Notre-Dame de Paris

1. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Virgem e Doutora da Igreja, + 1897. Ver artigo na página 32.

2. 27º Domingo do Tempo Comum.

Santos Anjos da Guarda.

3. São Veríssimo, Máxima e Júlia, Mártires de Lisboa, + 303

Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco, Presbíteros; e 28 companheiros leigos — Protomártires do Brasil, + 1645. Foram massacrados por calvinistas holandeses, em Uruaçu, no Rio Grande do Norte, durante a celebração de uma Missa.

4. São Francisco de Assis, Religioso, + 1226. (Ver “Dr. Plinio” nº 79)

5. São Benedito, o Negro , Religioso, + 1589. Eremita no Monte San Pellegrino, na Sicília (Itália), e depois irmão leigo franciscano.

Santa Faustina Kowalska, Religiosa, + 1938.

6. São Bruno, Presbítero e Religioso, + 1101. Após uma renomada carreira como mestre de Teologia na Universidade de Reims, França, atendeu ao apelo para a vida eremítica, refugiando-se nas solidões dos Alpes. Fundou a Ordem dos Cartuxos.

7. Nossa Senhora do Rosário. Celebração instituída pelo Papa São Pio V, em reconhecimento pela decisiva intercessão da Santíssima Virgem que favoreceu a vitória dos católicos na Batalha de Lepanto, no ano de 1571.

8. Beatos João Adams, Roberto Dibdale e João Lowe, Presbíteros e Mártires, + 1586. Padeceram o martírio sob a perseguição de Isabel I, na Inglaterra.

9. 28º Domingo do Tempo Comum.

São João Leonardo, Presbítero, + 1609. Fundador da congregação da Doutrina Cristã e da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, assim como do Colégio para a Propagação da Fé, destinado à formação de sacerdotes.

10. São Paulino de York, Bispo e Monge, + 644. Discípulo de São Gregório Magno, que o enviou a pregar o Evangelho ao povo anglo.

11. São Meinardo, Bispo, + 1196. Depois de levar vida monacal na Alemanha, já em avançada idade partiu como missionário junto aos letões. Tornou-se o primeiro Bispo da Letônia.

12. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

13. Santo Eduardo III, Rei da Inglaterra, 1003-1066.

14. São Calisto I, Papa e Mártir, + 222. Era escravo nas minas da Sardenha, de onde foi libertado pelo Papa Vitor. Empenhou-se na defesa da fé trinitária e na difusão da reta doutrina católica.

15. Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja, + 1582. Empreendeu a reforma do Carmelo, fundando diversos conventos em toda a Espanha.

16. 29º Domingo do Tempo Comum.

Santa Margarida Maria Alacoque, Virgem, + 1690. (Ver “Dr. Plinio” número 79)

17. Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir, + 107. Terceiro Bispo de Antioquia depois de São Pedro e Santo Evódio. Sofreu o martírio em Roma, sob Trajano.

18. São Lucas, Evangelista, séc. I. Autor do terceiro Evangelho e também dos Atos dos Apóstolos, acompanhou São Paulo desde a sua segunda viagem.

19. São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Presbíteros, e companheiros — Mártires, + 1642-1649. Missionários jesuítas, martirizados no Canadá.

São Paulo da Cruz, Presbítero, + 1775. Italiano, fundador dos Clérigos Descalços da Santa Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os “Passionistas”.

“Prisão e martírio de São Crispim e São Crispiniano” – Igreja de São Sulpício, Fougères (França)

20. São Cornélio, o Centurião séc. I. Batizado por São Pedro em Cesaréia da Palestina.

21. Santo Hilarião de Gaza, Eremita, séc. IV. Viveu no deserto, e é considerado o continuador de Santo Antônio, Abade. Faleceu na Ilha de Chipre.

22. São Donato de Fiesole, Bispo, + 874. De origem irlandesa, foi eleito Bispo de Fiesole, Itália, quando retornava de uma peregrinação a Roma.

23. 30º Domingo do Tempo Comum.

São João de Capistrano, Presbítero, + 1456. Fervoroso discípulo de São Francisco de Assis, suas virtudes e invulgar sabedoria o levaram a ser designado pelo Sumo Pontífice para importantes e delicadas missões em favor da causa católica, na Europa e na Terra Santa. Faleceu na Áustria, em 1456.

24. Santo Antônio Maria Claret, Bispo, séc. XIX. (Ver “Dr. Plinio” número 79)

25. Santos Crispim e Crispiniano, Séc. III.

26. Santo Evaristo, Papa e Mártir, sécs. I-II. Foi o quarto sucessor de São Pedro.

Santo Albino, Bispo, + 786. Beneditino, companheiro de São Bonifácio na evangelização da Alemanha.

27. São Gaudioso, Bispo, + 455. Bispo de Abitina, no norte da África. Foi perseguido e exilado por Genserico, rei ariano dos Vândalos. Faleceu em Nápoles, Itália.

28. São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos, séc. I. (Ver “Dr. Plinio” número 79)

29. São Narcísio de Jerusalém, Bispo, séc. III.

30. 31º Domingo do Tempo Comum.

Santos Cláudio, Lupércio e Vitório, Mártires, séc. IV. Perseguidos sob Diocleciano.

31. Santo Afonso Rodrigues, + 1617. (Ver “Dr. Plinio” número 79)