Santos Habacuc e Miquéias

1. Santos Edmundo Campion (1540-1581) e 10 companheiros, Mártires. Edmundo, depois de recusar o diaconato numa igreja anglicana, fugiu para a França, onde se fez jesuíta, em 1573, sendo ordenado em 1578. De volta à Inglaterra, foi preso sob a perseguição de Elizabeth I, enforcado e esquartejado (pena que era executada na famosa árvore de Tyburn, em Londres) no dia 1º de janeiro de 1581.

2. Santo Habacuc, Profeta, séc. VII a.C. Oitavo dos profetas menores do Antigo Testamento, viveu sob o cativeiro do povo judeu na Babilônia, e teria morrido dois anos antes do edito de Ciro (538 a.C.) que concedeu a liberdade a esse povo. Proclamou a verdade lembrada por São Paulo: “O justo viverá pela sua Fé”.

São Francisco Xavier, Presbítero, 1506-1552. Nascido de nobre estirpe navarra, foi discípulo de Santo Inácio em Paris. Pertenceu ao primeiro grupo de jesuítas e partiu como missionário para a Índia e o Japão. Faleceu na ilha chinesa de Sancian, consumado pelas doenças e o cansaço. Calcula-se que batizou perto de 30 mil pagãos. É padroeiro das Missões, junto com Santa Teresinha do Menino Jesus.

4. São João Damasceno, Presbítero e Doutor da Igreja, 650-749. De família árabe, fez-se batizar em jovem idade, e foi nomeado pelo califa (governador) Grão-vizir de Damasco. Combateu a heresia iconoclasta (contrária às imagens) favorecida pelo Imperador Leão III, “o Isáurico”. Viveu como religioso no Mosteiro de São Abas, próximo a Jerusalém, onde escreveu várias de suas obras e ali faleceu. Declarado Doutor da Igreja em 1890 pelo Papa Leão XIII.

5. Santa Crispina de Tagoras. Mãe de família e mártir, decapitada em 304, em Tebessa (atual Argélia), no tempo de Diocleciano, por não aceitar o sacrifício aos ídolos.

6. São Nicolau de Mira ou de Bari, + 350 (aprox.). Bispo de Mira, na atual Turquia, seus restos se encontram na cidade italiana de Bari, motivo pelo qual é mais conhecido como “Nicolau de Bari”. Do seu corpo ainda flui um azeite que é chamado “manna di San Nicola”, muito usado pelos fiéis na cura de doenças.

7. Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, 340-397. Bispo de Milão, sob cuja influência converteu-se Santo Agostinho.

8. Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Neste dia, em 1854, declarou o Papa Beato Pio IX: “A doutrina que sustenta que a Bea­tíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis”.

9. Santa Leocádia, Mártir, + 303 ou 304. Padeceu o martírio em Toledo (Espanha), sob o Imperador Diocleciano. Padroeira dessa cidade, seus restos repousam na magnífica Catedral toledana.

10. 2º Domingo do Advento.

Santo Edmundo Gennings (1567-1591), sacerdote, e Swithun Wells (1536-1591), leigo, Mártires. Padeceram o martírio em Londres, durante a perseguição de Elizabeth I. Canonizados em 1970 pelo Papa Paulo VI.

11. São Dâmaso I, Papa, + 384. Governou a Igreja entre 366 e 384, durante tempos procelosos. Convocou sínodos para defender a Fé proclamada no Concílio de Nicéia, enfrentou um cisma e diversas heresias, entre elas o arianismo. Escreveu epitáfios dos mártires e ordenou a São Jerônimo a tradução em latim da Sagrada Escritura (a Bíblia Vulgata).

12. Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. (Ver artigo na página 24.)

13. Santa Luzia, Virgem e Mártir, séc. IV. Tendo feito voto de virgindade, foi denunciada como cristã por um pretendente à sua mão. Eram os tempos de Diocleciano, quando a acusação de professar o cristianismo equivalia à pena de morte. Foi decapitada em 13 de dezembro de 304, em Siracusa, na Sicília.

14. São João da Cruz, Carmelita e Doutor da Igreja, + 1591. Inspirador da reforma do carmelo descalço masculino.

Beata Maria Francisca Schervier, Virgem e Fundadora, 1819-1876. Filha do Imperador Francisco II, nasceu em Aachen, e dedicou sua vida ao socorro dos doentes e pobres. Fundou a Congregação das Irmãs Pobres de São Francisco, destinada a auxiliar os necessitados.

15. São Valeriano, Bispo de Avensa (África), + 460.

16. Santa Adelaide, + 999. Esposa do Imperador Otto I, assumiu a regência do império após a morte do soberano. Seus últimos anos de vida foram consagrados especialmente à piedade e ao cuidado dos indigentes.

17. 3º Domingo do Advento.

São João da Mata, Presbítero, 1150-1213. Sacerdote francês, fundou a Ordem da Santíssima Trindade, destinada ao resgate dos cristãos cativos na África.

Fotos: S. Hollmann
Santa Colomba

18. São Flannan, Bispo, séc. VII. Primeiro Bispo de Killaloe, na Irlanda. Missionário neste país, assim como na Escócia e nas Ilhas Hébridas, no extremo norte da Grã-Bretanha.

19. Bem-aventurado Urbano V, Papa, +1370. Foi o Pontífice que voltou de Avignon a Roma, e aceitou a conversão do imperador do Oriente, João V Paleologo.

20. São Domingos de Silos, Abade, 1000-1076. Abade do famoso mosteiro de Silos, na Espanha, reconstruído por ele a pedido do Rei.

21. São Pedro Canísio, Presbítero e Doutor da Igreja, 1521-1597. Jesuíta, assistiu ao Concílio de Trento e pregou a verdade católica na Europa central. Morreu em Friburgo, na Suíça.

São Miquéias, Profeta, 700 a.C. Predisse o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém de Judá.

22. São Queremon, Bispo de Nilópolis (Egito) e outros mártires, na perseguição do Imperador romano Décio.

Santa Francisca Cabrini, Virgem, + 1917.

23. São João de Kety, ou Câncio, Presbítero, 1390-1473. Pároco e eminente teólogo, lecionou na Universidade de Cracóvia, Polônia, na qual se destacou como mestre de várias gerações de sacerdotes. Morreu nessa cidade.

24. 4º Domingo do Advento.

São Delfim de Bordeaux, Bispo, + 403. Grande amigo de São Paulino de Nola, empenhou-se no combate às heresias de Prisciliano.

25. Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

26. Santo Estevão, Protomártir, séc. I.

27. São João Apóstolo e Evangelista, séc. I. Filho de Zebedeu e irmão de São Tiago, o maior. Junto com Santo André, foi o primeiro a seguir Jesus. Escreveu o quarto Evangelho, duas cartas do Novo Testamento e o Livro do Apocalipse.

28. Santos Inocentes, Mártires. Crianças menores de dois anos, sacrificadas em Belém de Judá, por ordem de Herodes, que esperava assim eliminar também o Messias recém-nascido.

29. São Tomás Becket, Bispo e Mártir, + 1170. Arcebispo de Canterbury e Chanceler da Inglaterra, morto pelos sicários do Rei Henrique II, pelo fato de se opor às pretensões do monarca sobre direitos da Igreja.

30. Santo Egwin, Bispo. Terceiro Bispo de Worcester, Inglaterra. Fundou o Mosteiro beneditino de Evesham. Morreu em 717.

31. Domingo. Festa da Sagrada Família.

São Silvestre I, Papa, + 335. O longo pontificado deste Sucessor de Pedro foi marcado pela expansão do Cristianismo, após o Edito de Milão.

Santa Colomba, Virgem e Mártir, + 274. Padeceu o martírio em Sens, na Borgonha (França).