Nascimento de Maria – Catedral de São Martim, Colmar (França)

1. São Josué, Patriarca (séc. XII antes de Cristo). Filho de Nun, foi o continuador da missão de Moisés, que lhe impôs as mãos para que levasse a termo a obra de dirigir a entrada do Povo Eleito na Terra Prometida (31, 7-8). Depois de atravessarem o Rio Jordão a pé enxuto, precedidos pela Arca da Aliança, Josué e o povo hebreu finalmente ingressaram e se estabeleceram em Canaã.

2. São Zenon e seus filhos Concordo e Teodoro, mártires na Nicomédia, vítimas da perseguição do imperador Juliano o Apóstata, séc. III.

3. São João Pak-Hu-jae e 5 companheiras, mártires, em Seul, Coréia, + 1839. Durante uma perseguição, foram cruelmente torturados e finalmente decapitados.

4. Santa Irmengarda, Condessa de Suchtein, perto de Colônia, na Alemanha, + 1089. Doou todos os seus bens para construção de igrejas.

5. Santos Urbano, Teodoro, Menedemo e companheiros, mártires na Nicomédia de Bitínia (atual Turquia), + 370. Por ordem do Imperador Valente foram embarcados e queimados no alto mar.

6. São Zacarias, Profeta do Antigo Testamento, séc. VI a.C.

7. São Clodoaldo, + 560. Filho do rei franco Clodomiro e neto de Clóvis, entregou seus bens aos pobres e se dedicou à vida eremítica. Morreu perto de Paris, na cidadezinha que leva seu nome (Saint-Cloud).

8. Natividade da Santíssima Virgem.

9. São Kiriano, o Jovem, Abade irlandês, séc. VI.

10. São Ricardo de Sant’Ana. Franciscano, mártir em Nagasaki Japão, + 1622.

11. São Leudino, Bispo de Toul, na atual França, + 680.

12. Santíssimo Nome de Maria. Festa instituída pelo Papa Beato Inocêncio XI para toda a cristandade, em ação de graças pela vitória do rei polonês João III Sobieski contra os turcos que ameaçavam a cidade de Viena. (Ver artigo na página 24.)

13. São Marcelino, mártir em Cartago, + 413. Dignitário imperial, amigo de Santo Agostinho e São Jerônimo, foi morto por hereges donatistas.

14. São Pedro II de Tarantásia, Bispo de Moûtiers, na França, após ter sido abade cisterciense do mosteiro de Beauvale. Opôs-se ao imperador Frederico Barbarroxa por ter apoiado o anti-papa Vitor IV, e pregou por numerosos lugares a adesão ao legítimo Papa Alexandre III. Morreu com tal fama de santidade que Celestino III o canonizou 17 anos depois de sua morte, ocorrida em 1174.

15. São Valeriano de Tournus, mártir, perto de Lyon, + 177.

16. Santa Ludmila, Duquesa da Boêmia, mártir, em Praga, + 921. Educou no amor de Deus seu neto, São Wenceslau.

Catedral de Amiens, França - S. Hollmann
Profeta Jonas

17. São Rodingo de Beaulieu, Abade, séc. VIII.

18. São Domingos Trach, sacerdote dominicano, mártir no Tonkin (atual Vietnam) em 1840.

19. São Teodoro de Canterbury, Bispo, + 690. Originário de Tarso, o Papa Vitaliano o enviou como Bispo à Inglaterra com quase setenta anos.

20. São Jean-Charles Cornay, sacerdote e mártir. Nascido na França, padeceu o martírio na Coréia, em 1837.

21. São Jonas, Profeta. Pregou em Nínive após estar no ventre de um grande peixe. Sua saída do mesmo simboliza, segundo o Evangelho, a Ressurreição de Cristo (Mt 12, 40).

22. Santo Inácio de Santhià. Nascido nessa cidade da Itália, ingressou na ordem capuchinha em 1716. Dedicou sua vida ao ministério com os soldados feridos na guerra, e na atenção aos penitentes. Foi canonizado em 2002 por João Paulo II.

23. São Pio de Pietrelcina, capuchinho, + 1968. Estigmatizado e taumaturgo, as multidões acorriam a San Giovanni Rotondo para conhecê-lo, confessar-se e pedir milagres.

24. Santo Anatólio, Bispo. Foi o primeiro Bispo de Milão, no séc. II.

25. São Findbar de Cork, séc. V. Bispo na Hibérnia (hoje Irlanda).

26. Santo Eusébio de Bolonha, Bispo, séc. IV. Defensor da fé, junto com Santo Ambrósio, contra o arianismo.

27. Santa Hiltrudes de Liesses, séc. IX. Nascida em Poitiers, levou vida reclusa na atual Bélgica.

28. São Simão de Rojas, sacerdote trinitário espanhol, + 1624.

29. Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos.

30. São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja, + 420. Nascido na Dalmácia, traduziu a Sagrada Escritura para o latim, na versão chamada Vulgata.