São Cláudio de La Colombière - Igreja dos jesuítas de Barcelona (Espanha)

1. 4º Domingo do Tempo Comum.

São Segisberto III, Rei da Austrásia (hoje França), séc. VII. Teve seus restos mortais queimados na Revolução Francesa, após a qual suas cinzas foram entregues à Catedral de Nancy. Sucedeu-lhe o filho, São Dagoberto II.

2. Apresentação do Senhor. Em Jerusalem já se festejava esta festa no século IV, quarenta dias depois do Nascimento de Cristo, a quem Simeão louvou como “luz para revelação dos povos e glória do seu povo, Israel”. A Igreja celebra neste dia o Dia Mundial da Vida Consagrada.

3. Santo Adelino, presbítero, abade do mosteiro de Chelles (Bélgica), + 696.

4. Bem-aventurado João Speed, + 1594. Inglês, mártir da perseguição da Rainha Isabel I, por ter ajudado alguns sacerdotes.

5. Santo Avito, Bispo de Vienne, na Gália (hoje França), + 518. Lutou contra a heresia ariana.

6. São Mateus Correa, presbítero e mártir, + 1927. Durante a perseguição religiosa no México, negou-se a quebrar o sigilo sacerdotal, motivo pelo qual foi morto.

7. São Partênio, Bispo de Lampsaco, no Helesponto, no tempo do Imperador Constantino, século IV.

Bem-aventurado Papa Pio IX, que governou a Igreja entre 1846 e 1878.

8. 5º Domingo do Tempo Comum.

9. São Maron, eremita perto de Apamea, na Síria, século IV. Padroeiro e inspirador do rito maronita, ao qual pertencem, até hoje, libaneses e sírios.

10. São Lucas, Bispo de Isola Capo Rizzuto, na Calábria, + 1114.

Bem-aventurado Luiz Stepinac, Bispo de Zagreb, + 1960. Sofreu perseguição sob a ditadura comunista na então Iugoslávia.

11. Bem-Aventurada Virgem Maria de Lourdes. A partir do 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora apareceu vários meses seguidos a Santa Bernadette Soubirous, naquele pequeno povoado dos Pirineus franceses. A gruta das aparições recebe seis milhões de peregrinos ao ano. O Papa Bento XVI a visitou em 2008.

12. São Bento de Aniano, abade do Mosteiro de São Cornélio de Indam, (Alemanha), + 821.

13. Santo Estévão, Bispo de Lyon, na Gália, + 515.

V. Toniolo
Santa Margarida de Cortona – Pinacoteca dos Museus Vaticanos, Roma

14. São João Batista de la Concepción García, + 1613. Sacerdote e religioso espanhol, da Ordem da Santíssima Trindade, cuja renovação foi por ele promovida.

15. 6º Domingo do Tempo Comum.

São Cláudio de La Colombière, sacerdote da Companhia de Jesus, + 1682. Difundiu as revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, de cujo mosteiro, em Paray-Le-Monial, era pregador. Foi posteriormente capelão, em Londres, da duquesa de York, Maria de Modena, mais tarde Rainha da Inglaterra, esposa de Jacobo II.

16. Santos Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e Daniel, mártires em Cesaréia da Palestina, + 309.

17. São Bonoso, Bispo de Tréveris, na Gália Bélgica, + 313.

18. Santo Eládio, Bispo de Toledo (Espanha), + 632.

19. Santos frades e freiras de Palestina, mártires. Vítimas dos sarracenos, em 507.

20. Santo Eleutério, Bispo de Tournai, na Gália, + 530.

21. São Pedro Damião, Cardeal, Bispo e Doutor da Igreja, + 1072.

22. Santa Margarida de Cortona, + 1297. Ingressou na Ordem Terceira Franciscana, a fim de expiar os pecados de sua vida passada. Tornou-se grande contemplativa.

23. 7º Domingo do Tempo Comum.

São Policarpo, Bispo e Mártir, + 155. Foi discípulo de São João Evangelista e testemunha viva do mais longevo dos apóstolos. Morreu queimado vivo no anfiteatro de Esmirna, louvando a Deus por conceder-lhe a palma do martírio.

24. São Pedro Palatino, mártir em Nicomédia de Bitínia, + 303.

Santo Edelberto, Rei de Kent, Inglaterra, + 606. Ver artigo na página 26.

25 São Toríbio Romo, sacerdote, + 1928. Mártir em Tequila (México), durante a perseguição religiosa no século XX nesse país.

26. São Faustiniano, século IV. Bispo de Bolonha, defendeu e aumentou a fé de sua região, durante a perseguição religiosa.

27. São Gregório, abade de Narek, na Armênia, + 1005. Doutor desse povo e célebre por sua doutrina e escritos místicos.

28. Santo Hilário, Papa. Eleito Sumo Pontífice em 462, confirmou os concílios de Nicéia, Éfeso e Calcedônia, defendendo a primazia da Sede Romana. Morreu em 468.