Beato José de Anchieta - Pátio do Colégio - São Paulo, Brasil

1. São Justino, mártir. Nasceu em Nablus, Palestina, filho de pais pagãos. Converteu-se lendo a Sagrada Escritura. Foi grande filósofo e o mais importante dos apologistas do séc. II. Apresentou perante o Imperador Marco Aurélio a sua Apologia da religião cristã. Levado perante o prefeito Rústico, foi condenado a morte por confessar sua fé. (+165).

2. Santo Eugenio I, Papa. Sucedeu no trono de Pedro ao Papa São Martinho I, mártir. Governou a Igreja entre 654 e 657.

3. São Kevin, Abade de Glendalough, na Hibérnia (hoje Irlanda). (+622).

4. São Francisco Caracciolo. Presbítero italiano, fundador da Congregação de Clérigos Regulares Menores. Morreu um dia após ter tido uma visão no Santuário de Loreto, na qual um de seus colaboradores, que já falecera, lhe anunciava sua iminente morte, com apenas 44 anos. (+1608).

5. São Lucas Vu Ba Loan, presbítero e mártir, em Hanoi, no Tonquim (atual Vietnã), degolado sob o imperador Minh Mang por professar sua fé. (+1840).

6. São Marcelino Champagnat. Presbítero francês, e fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, dedicado à formação cristã de meninos (+1840). Repetia a seus religiosos: “Tudo em honra de Jesus, mas por intermédio de Maria. Tudo por Maria para levar a Jesus”. Foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II.

7. Domingo da Santíssima Trindade

São Roberto, Abade Cisterciense. Estabeleceu a abadia de Newminster, em Northumberland (Inglaterra), que deu origem a outros três cenóbios de sua Ordem (+1157).

8. São Gildardo, Bispo de Rouen, na Gália, atual França (+514).

9. Beato José de Anchieta. Presbítero da Companhia de Jesus, nascido nas Ilhas Canárias, passou quase toda sua vida em missões no Brasil, onde morreu na cidade de Anchieta (+1597). Beatificado neste país pelo Papa João Paulo II, em 1980.

10. Santo Itamar, Bispo de Rochester, Inglaterra, o primeiro que foi ordenado na região de Kent (+656).

11. Corpus Christi. Solenidade estabelecida em 1264 pelo Papa Alexandre IV para venerar o Corpo e Sangue de Jesus. Foi São Tomás de Aquino quem escreveu, a pedido desse Pontífice, os belíssimos hinos que constam na “Liturgia das Horas”, nesta festa.

12. São Leão III, Papa. Governou a Igreja entre 795 e 816. Coroou Carlos Magno como imperador do Sacro Império Romano-Alemão.

13. Santo Antonio de Pádua. Doutor da Igreja, nascido em Lisboa, foi cônego regular e depois entrou para a recém fundada Ordem de São Francisco. Pregou na Itália e na França; escreveu notáveis sermões. Morreu em Pádua, Itália, e seus milagres foram tais que, onze meses depois de sua morte, foi canonizado (+1231).

14. XI Domingo do Tempo Comum

São Metódio o Confessor. Foi a Roma para encontrar-se com o Papa Pascoal I e defender a veneração das imagens, contra a heresia iconoclasta. Voltando a sua pátria, tornou-se Patriarca de Constantinopla, e colaborou ardentemente no triunfo da verdade. (+847).

15. Santa Bárbara Cui ­Lianzhi. Mártir na aldéia de Qianshengz­huang, China. (+1900).

16. Santa Lutgarda. Religiosa cisterciense do mosteiro de Aywières, na Bélgica. Nosso Senhor apareceu-lhe e mostrou as dores de sua Paixão, as quais ela compartiu-lhe misticamente. Gotas de sangue surgiam em sua fronte e seus cabelos, quando meditava na Paixão. Foi ardente devota do Coração de Jesus. Numa visão, o Redentor fez com ela uma troca mística de corações. Curava doentes, tinha o dom de profecia e do entendimento das Escrituras (+1246).

17. Santa Teresa de Portugal. Foi filha dos reis de Portugal e rainha de León, Espanha. A Santa Sé declarou nulo seu matrimônio com o Rei Afonso de León. Voltou a sua pátria, e ali fundou um mosteiro cisterciense em Lorvão, onde se retirou e morreu (+1250).

18. São Gregório Barbarigo, Bispo de Bérgamo e Cardeal. Tornou-se depois Bispo de Pádua. Fundou um seminário e ensinou catecismo a meninos. (+1697)

19. Sagrado Coração de Jesus (Solenidade) Ver artigo na página 16.

São Lamberto, mártir em Zaragoza (Espanha). (séc. VIII).

20. Imaculado Coração de Maria, (Memória).

São Gobano, presbítero e eremita. Nasceu na Hibérnia (hoje Irlanda). Passou a viver de forma eremítica nos bosques da Neustria (parte da atual França) (+670).

21. XII Domingo do Tempo Comum

São Luis Gonzaga, religioso. De nobilíssima família, renunciou ao mundo e ingressou na Companhia de Jesus. Morreu contagiado pelos doentes aos quais assistiu numa grave epidemia (+1591).

22. Santo Albano, mártir. Nascido na atual Inglaterra, concedeu moradia a um clérigo que o instruiu na religião cristã. Morreu mártir, após ser açoitado e sofrer outras torturas. (+287).

São José Cafasso, igreja da Consolata em Turim, Itália

23. São José Cafasso, presbítero. Dedicou-se à formação de clérigos, em Turim, e à visita de presos, atendendo em confissão os condenados à morte. Nasceu no mesmo povoado onde veio à luz Dom Bosco e foi seu benfeitor. (+1860)

24. Nascimento de São João Batista. (Solenidade). O grande Precursor de Nosso Senhor, que exultou no seio materno ao ouvir a voz de Maria Santíssima. Jesus Cristo disse que não havia ninguém maior que João Batista entre os nascidos de mulher (cf. Lc 7, 28).

25. Santa Orósia virgem e mártir. Padeceu por sua fé em Jaca, na Hispania Tarraconense [atual Aragão, Espanha]. (+714).

26. São Josemaria Escrivá de Balaguer. Nascido em 1902 na cidade de Barbastro, Espanha. Em 1928 fundou o Opus Dei. (+1975)

São José Maria Robles, presbítero e mártir. Sofreu o martírio pendurado numa árvore, em Jalisco, durante a perseguição no México.(+1927).

27. São Cirilo, Bispo e Doutor da Igreja. Bispo de Alexandria, Egito, defendeu no Concílio de Éfeso a fé católica principalmente os dogmas da unidade de Pessoa em Jesus Cristo e Maternidade divina da Santíssima Virgem Maria (+444)

28. XIII Domingo do Tempo Comum

Santa Vicenta Gerosa, religiosa italiana nascida na Lombardia, fundadora juntamente com Santa Bartolomea Capitanio, do Instituto das Irmãs da Caridade de Maria Menina. Morreu aos 64 anos de idade, quando já havia 24 casas desta obra, em todo o mundo. (+1847).

29. São Pedro e São Paulo, apóstolos. Dia do Papa. Solenidade. Festa que lembra o primeiro Papa e o Apóstolo das Gentes. Ambos sofreram o martírio. São Pedro no Circo de Nero, e São Paulo na Via Ostiense. Os restos mortais do primeiro se veneram na Basílica que leva seu nome, e os do segundo, na Basílica de São Paulo Extra-Muros, junto ao lugar onde foi decapitado. Ver editorial.

30. Santos Protomártires da Igreja Romana. Acusados de terem querido incendiar Roma, foram martirizados de forma crudelíssima sob Nero. Uns torturados, outros entregues a cachorros furiosos cobertos de peles de feras, outros ainda crucificados e queimados para iluminar a noite. (séc. I).