Santa Genoveva - Igreja de Saint Severain, França.

1. I Domingo do Tempo de Natal.

Santa Maria, Mãe de Deus.

2. São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, Bispos, Confessores e Doutores da Igreja (†379 e 390). Os dois Santos celebrados conjuntamente pela Igreja foram amigos e seguiram carreiras paralelas. Ambos lutaram contra o arianismo.

3. Santa Genoveva, Virgem (†Paris, 512). Consagrou sua virgindade a Deus desde jovem, e levou vida de penitência e oração até os 89 anos de idade, quando faleceu. É protetora da cidade de Paris, que salvou da invasão dos bárbaros hunos, chefiados por Átila.

4. Santa Ângela de Foligno, Viúva (†Itália, 1309). De família abastada, foi casada e teve vários filhos. Entregou-se às vaidades do mundo até que, ficando viúva e tendo perdido sucessivamente os filhos, converteu-se, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e passou a levar vida de penitência. É considerada uma das maiores místicas da História da Igreja.

5. São Simeão Estilita, Confessor (†Síria, 459). Desejoso de entregar-se ao isolamento e à oração, construiu uma coluna de 28 metros de altura, no topo da qual se refugiou. Daquele lugar insólito pregava e convertia pessoas que de muito longe iam procurar seus conselhos.

6. São Carlos de Sezze, Irmão franciscano (†1670). Certo dia, durante a Santa Missa, viu um raio de luz que saía da Sagrada Hóstia e chegava a seu coração. Este se conserva incorrupto, tendo gravado em si o sinal da cruz.

7. São Raimundo de Peñafort, Sacerdote. (†1275). Ver página 10.

8. II Domingo do Natal. Epifania do Senhor. Epifania, em grego, significa manifestação. Neste dia a Igreja celebra a visita dos Magos que foram adorar o Menino Jesus. Tal visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as nações da Terra.

9. Santo André Corsini, Bispo e Confessor (†Fiésole, 1373). Embora o início de sua vida tenha sido censurável, converteu-se e ingressou na Ordem do Carmo, onde praticou penitências heróicas.

10. São Guilherme de Bourges, Bispo e Confessor (†Bourges, 1209). Amando a solidão, ingressou na Ordem de Cister. Designado Bispo de Bourges, na França, destacou-se pela caridade para com os pobres e foi de todos os pontos de vista um modelo de pastor.

11. São Teodósio, o Cenobita, Confessor (†Palestina, 529). Sendo natural da Capadócia, retirou-se para um deserto perto de Belém, na Terra Santa, a fim de viver recolhido. Reuniu numerosos discípulos, de diversas nacionalidades, num mosteiro cenobítico. Faleceu aos 105 anos de idade.

12. São João de Ravena, Bispo e Confessor (†Itália, 494). Era Bispo de Ravena quando, por ocasião de uma invasão bárbara, afastou-se do continente com numerosos fugitivos. É considerado um dos fundadores da cidade de Veneza.

13. Santo Hilário de Poitiers, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (†367). Lutou tenazmente contra os hereges arianos. Foi por isso chamado “o Atanásio do Ocidente”.

14. São Félix de Nola, Confessor (†Nola, 256). Após ser aprisionado, sofreu com inquebrantável firmeza diversos suplícios, até que foi libertado do cárcere por um Anjo. Embora não tenha sido morto por ódio à Fé, é chamado de mártir pelo muito que sofreu por amor a Jesus Cristo.

15. II Domingo do Tempo Comum.

16. São Marcelo I, Papa e Mártir (†Roma, 309). Dedicou-se à reorganização da Igreja após a terrível perseguição de Diocleciano.

17. Santo Antão, Abade (†356). Eremita no deserto do Egito.

S. Hollmann
São Timóteo – Catedral de Barcelona, Espanha.

18. Santa Prisca (ou Priscila), Virgem e Mártir (†Roma, séc. I). Segundo alguns autores, tinha apenas 13 anos quando São Pedro a batizou, em Roma. Sofreu pouco depois o martírio, por não ter sacrificado aos deuses pagãos. É considerada a primeira mártir do Ocidente.

19. São Canuto IV, Rei e Confessor (†Dinamarca, 1086). Foi assassinado por súditos revoltados porque instituíra um imposto em proveito de obras de caridade.

20. São Sebastião, Mártir (†Roma, 288). Era oficial da guarda pretoriana do Imperador Diocleciano. Denunciado como cristão, foi condenado pelo Imperador a ser atravessado por flechas. Milagrosamente curado das flechadas, reapresentou-se com coragem diante do tirano e increpou-o por sua impiedade. Foi então surrado até à morte, no circo de Roma.

21. Santa Inês, Virgem e Mártir (†Roma, 304). Com apenas treze anos, sofreu os mais cruéis tormentos para preservar a Fé e a virgindade, sendo afinal decapitada.

22. III Domingo do Tempo Comum.

23. Santo Ildefonso, Bispo e Confessor (†Toledo, 667). Aplicou sua imensa fortuna na edificação de um mosteiro para religiosas. Foi monge e mais tarde Bispo de Toledo.

24. São Francisco de Sales, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (†Lyon, 1622). Enfrentou vitoriosamente, em controvérsias públicas, os mais reputados teólogos protestantes. Pela pregação, pelos escritos e pelo aconselhamento espiritual realizou prodígios de apostolado.

25. Conversão de São Paulo Apóstolo (séc. I). Inesperadamente derrubado do cavalo, Saulo de Tarso viu aparecer-lhe Jesus Cristo, dizendo: “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” Ao levantar-se estava transformado pela graça: o perseguidor da Igreja passou a ser “O Apóstolo” por excelência.

26. São Timóteo, Mártir, e São Tito, Bispos e Confessores (†Ásia Menor, séc. I). São Timóteo foi batizado pelo Apóstolo São Paulo. Foi o primeiro Bispo de Éfeso e morreu apedrejado e espancado por pagãos. São Tito, também convertido por São Paulo, acompanhou-o em algumas viagens e realizou missões delicadas em Corinto. Feito mais tarde Bispo de Creta, ali morreu.

27. Santa Ângela Mérici, Virgem (†Bréscia, 1540). Fundou a congregação das Irmãs Ursulinas, dedicadas à educação das jovens com vistas a fazer delas mães de família verdadeiramente cristãs.

28. São Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja (†Fossa Nuova, 1274). Sacerdote dominicano, foi inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a lecionar na Universidade de Paris. Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a “Suma contra os gentios” e a “Suma Teológica”. Durante o Concílio de Trento, a “Suma Teológica” foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era à luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.

29. IV Domingo do Tempo Comum.

30. Santa Jacinta Mariscotti, Virgem (†Viterbo, 1640). Vivendo num quarto decorado com luxo, durante dez anos deu mau exemplo às suas irmãs de hábito, religiosas franciscanas. Tendo adoecido gravemente, o capelão do convento recusou-se a atendê-la naquele quarto, dizendo que o Céu não fora feito para pessoas orgulhosas e frívolas. Dando-se conta do escândalo que causara, Jacinta arrependeu-se, passando a partir daí a ser exemplo heroico de mortificação e pobreza.

31. São João Bosco, Confessor (†Turim, 1888). Sacerdote italiano dotado de carismas extraordinários, desenvolveu um sistema pedagógico inovador e conseguiu realizar um prodigioso movimento de apostolado, sobretudo entre os jovens.